terça-feira, 30 de junho de 2009

Deu na BBBC

Divino futebolPor RICARDO ACAMPORA

A conquista da terceira Copa das Confederações pela seleção brasileira foi intensamente comemorada pelos jogadores e comissão técnica.

Afinal, o título veio com uma vitória de virada, conquistada com muita determinação por um time que se por um lado não tem o brilhantismo de outras seleções brasileiras, por outro mostra espírito coletivo e grande união.

A vitória do Brasil sobre o esforçado time dos Estados Unidos era esperada e portanto não chegou a surpreender.

O que surpreendeu mesmo foi o fervor religioso demonstrado explicitamente por inúmeros jogadores que aos poucos foram revelando o amor a Jesus em mensagens em inglês estampadas em camisetas que vestiam por baixo da famosa camisa canarinho.

Os comentaristas da BBC que acompanharam a final também não estavam preparados para a reza coletiva, com todos ajoelhados, de mãos dadas, num círculo feito em pleno gramado que incluiu até a comissão técnica.

Um deles disse que o capitão Lúcio parecia um pregador evangélico pela emoção com que proferia cada palavra.

Num lugar como a Grã-Bretanha, onde o povo está acostumado a conviver respeitosamente com diferentes religiões, surpreende o fato de atletas usarem a combinação entre um veículo de grande penetração como a televisão e a enorme capacidade de marketing da seleção brasileira, para divulgar mensagens ligadas a crenças, seitas ou religiões.

Se arriscam a serem confundidos com emissários de pregadores dispostos a aumentar o número de ovelhas de seus rebanhos às custas do escrete canarinho, como emissários evangélicos em missão.

Para os críticos deste tipo de atitude, isso soa oportunismo inadequado e surpreende ver que a Fifa não se opõe a que jogadores se descubram do "manto sagrado" que os consagrou para exibir suas preferências religiosas.

Será que a tolerância da entidade teria sido a mesma se ao final do jogo algum jogador mostrasse uma camiseta dizendo "Eu não acredito em Deus" ? Ou se outro fosse um pouco além e gravasse no peito algo como "Essa vitória foi obtida graças ao esforço dos jogadores sem nenhuma interferência divina ou sobrenatural"?

É comum ver atletas fazendo sinal da cruz ao entrar em campo, beijando anéis, medalhas de santos, cruzes e patuás que trazem pendurados em cordões e apontando aos céus como a agradecer pelo gol marcado. Ninguém tem nada a ver com manifestações individuais.

Mas uma manifestação coletiva, explícita e organizada como um ritual religioso pode dar margem a críticas ao ser associada a um bem público, a uma instituição tão democrática como a seleção brasileira.

A religiosidade de cada um seja ela qual for merece respeito, da mesma forma como merece ser respeitada a falta de religiosidade daqueles que assim optaram a seguir a vida.

Se a moda pega, a Fifa corre o risco de ter a Copa do Mundo do ano que vem cheia de manifestações religiosas, com missas, cultos e pregações diversas após cada partida.

O povo merece continuar torcendo pelo futebol de sua seleção, independente da reza, sessão espírita, ponto, ritual de sacrifício, sermão ou pregação.

Afinal, futebol é bola na rede, o resto é conversa.

fonte, via blog do Juca

+1

Hoje conclui a leitura de Protestantismo tupiniquim. Gedeon Alencar. Arte Editorial. (160p.). Somam-se agora 7016 páginas, num total de 33 livros. Ou seja, da minha meta de 52 livros no ano, já passei da metade no meio do ano! Muito bom!!!

A primeira...

Michael!

O pastor amoroso
Todos os dias agora acordo com alegria e pena.
Antigamente acordava sem sensação nenhuma; acordava.
Tenho alegria e pena porque perco o que sonho
E posso estar na realidade onde está o que sonho.
Não sei o que hei-de fazer das minhas sensações,
Não sei o que hei-de ser comigo.
Quero que ela me diga qualquer coisa para eu acordar de novo.

Quem ama é diferente de quem é.
É a mesma pessoa sem ninguém.
(Alberto Caeiro em O pastor amoroso, poema IV. Poesia completa de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. Companhia das Letras. p.81)

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sermão

Ontem tivemos a presença na IPI de Grajaú do Rev. Cornélio de Castro Zillner, pastor da IPI do Ipiranga. Em sua mensagem ele enfatizou a importância de sermos uma igreja missionária.

Este é um dos motivos pelos quais não tem sermão meu essa semana no blog.

AGENDA DE ORAÇÃO 2009

Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedades Bíblicas Unidas
Semana de 28 de junho a 4 de julho

COLÔMBIA: Agradeça a Deus as bênçãos sobre o nosso trabalho, especialmente o projeto A Bíblia na Rua, destinado a fortalecer os valores cristãos. Agradeça também o testemunho de conforto e encorajamento divinos daqueles que têm sido libertados da reclusão da guerrilha. Ore para que Deus abençoe o programa Diploma Bíblico para pastores e dirigentes, os nossos recursos utilizados pelas igrejas na evangelização e distribuição e os projetos de tradução para línguas indígenas. Ore pelas novas publicações e pelos planos para unir 3 escritórios.

ARGENTINA: Agradeça o exército de voluntários que diariamente oferecem o seu tempo. Ore pela tradução da Bíblia completa para toba do Sul e pelo trabalho dos nossos irmãos nativos nessa zona difícil. Ore pelos projetos indígenas em áudio, pela distribuição, especialmente em prisões, onde a Palavra de Deus é usada como instrumento de alfabetização, e pelo trabalho entre crianças. Peça-lhe possibilidades de abertura criativa ao serviço interconfessional.

BOLÍVIA: Ore pela delicada situação política e social do país, por funcionários, membros da Direção, apoiadores e parceiros da Sociedade Bíblica. Ore pela revisão da Bíblia na língua aymara e pela Bíblia de estudo nesta versão. Ore para que possamos ultrapassar os objetivos de distribuição. Ore pela produção de Escrituras impressas e em áudio e pela gravação do Novo Testamento para grupos étnicos. Ore para que os projetos Prioridade e Oportunidade tenham cumprimento, de acordo com o Plano Estratégico.

Você pode receber essa agenda de oração em seu e-mail, basta cadastrar-se no site da Sociedade Bíblica do Brasil

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fora daqui

Eis que tem artigo meu no site oficial da IPIB!

Heal the world

Vão dizer que ele teve uma infância difícil, que cresceu nos bastidores da fama, que sua adolescência foi complicada. Vão argumentar que tudo isso foi razão mais que suficiente para justificar suas excentricidades. O que mais me impressiona em Michael Jackson, no entanto, é que nenhuma de suas mazelas foi capaz de abafar o talento que havia nele.

Muitos de nós nos entregamos fácil diante das dificuldades e abafamos o que há de melhor de dentro de nós. Michael extravasava tudo isso naquilo que para muitos era escândalo, mas também conseguiu, durante muito tempo em sua carreira, focar-se em seu talento para compor, dançar e interpretar. Se hoje você liga a TV e assiste a um videoclip, agradeça a Michael, ele inovou a maneira de divulgar música usando o vídeo como ferramenta poderosa. Beat it, Thriller e Billie Jean são marcos histórico do início do videoclip, com produções com qualidade de cinema. Michael ainda é o artista com o disco mais vendido da história: Thriller já ultrapassou a marca dos cem milhões. Poucos atingiram ou atingirão o nível de qualidade e popularidade de Michael.

Michael pode não ter sido um exemplo de pessoa, mesmo que inocentado pelos tribunais e julgado pela mídia. Michael pode não ter sido um exemplo fora da arte, mas dentro dela, ele será sempre Michael Jackson, the only one, o rei do pop, o artista máximo por excelência, o cara que reinventou a música negra, o artista que fez da luta por causas humanitárias uma bandeira, mesmo que às vezes estereotipada, o artista que conseguiu atingir o mundo com sua música.

Enquanto tiver ouvidos, haverá sempre uma canção de Michael a balançar minha mente. Go to heaven, Michael, i’ll be here trying heal the world and make it a better place!

Heal the world
make it a better place
for you and for me
and the entire human race
There are people dying
if you care enough for the living
make it a better place
for you and for me

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Pastor e um pequeno admirador do Michael Jackson.

Liturgia adicionada em Liturgia: 13º Domingo no Tempo Comum

Liturgia da Igreja Presbiteriana Independente de Grajaú.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Googledependência

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Florbela Espanca

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
é condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Adobe® Illustrator

Hoje começo, na WOC o treinamento intensido de três dias em Adobe® Illustrator. É um sonho antigo aprender melhor essa ferramenta de Design Gráfico! Conforme as coisas forem acontecendo, e se der, eu vou twittando.

3 anos

Novidade: Ontem fui eleito, pela Assembleia da Igreja, pastor da IPI de Grajaú! Isso significa que de 2010 a 2012 eu serei o pastor da Igreja!


Sermão

Hoje não tem. Motivo? Eu não preguei ontem.

AGENDA DE ORAÇÃO 2009

Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedades Bíblicas Unidas
Semana de 21 a 27 de junho

EQUADOR: Pela primeira vez o Equador tem um governo socialista. Que a nossa sociedade se desenvolva sobre os princípios da igualdade, justiça e bem-estar comum! Damos graças a Deus por 100 anos de liberdade de culto e oramos pela sua continuidade. Continuamos a colocar a nossa confiança em Deus para a realização da obra bíblica. Que o nosso trabalho continue a promover a leitura, conhecimento e pregação da sua Palavra, e uma imensa colheita de almas para Jesus Cristo!

PERU: Damos graças por 10 anos de Pão da Vida, por dirigentes que tomam parte nos nossos projetos de formação através do país, que têm colocado a Bíblia no centro da missão da Igreja, por Valores do Evangelho, um programa para professores da Bíblia, e pelo terceiro ano de crescimento na distribuição de Escrituras. Damos também graças por saúde restaurada entre funcionários e pelo novo Secretário- Geral.

CHILE: Damos graças pelo lançamento do Novo Testamento em romani. Possa o povo romani chegar ao conhecimento de Jesus por seu intermédio! Agradeça pela oferta que fizemos de uma Bíblia de púlpito para a capela do parlamento, pelo grupo de evangelização entre estudantes e pelas senhoras voluntárias nas comunidades. Dê graças por testemunhos encorajadores do nosso trabalho entre famílias em risco e na prevenção de drogas. Ore pela economia nacional e global e por projetos que abordam o crime no Chile.

Você pode receber essa agenda de oração em seu e-mail, basta cadastrar-se no site da Sociedade Bíblica do Brasil

domingo, 21 de junho de 2009

Inverno

O inverno é a estação do ano que mais gosto. Não porque é a estação do meu aniversário, mas porque gosto do frio. Não há nada mais belo que um nascer do sol no inverno. As noites, sem nuvens, também são mais lindas. Enfim, falar do inverno é muito bom. Lembro-me dos invernos de minha infância em Vandoeuvre-les-Nancy, aqueles sim, inverno, com direito a neve tudo o mais. Lembro da Rue de Portugal com as árvores todas nuas e a neve cobrindo como um cobertor a rua. Ao sair na rua, sentia-se o ar gelado a queimar o rosto. Aqui no Brasil existe um pouco deste ar, mas não como aquele. Seja bem vindo inverno! Que sejas frio e acolhedor, como amo que sejas!

+1

Hoje terminei a leitura de A cidade do sol. Khaled Hosseini Editora Nova Fronteira (368p.). Este foi meu 32º livro este ano, totalizando 6856 páginas!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Era uma vez...

Sem acordo com FIA, oito equipes da F-1 anunciam novo campeonato
Depois de semanas de debates com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em relação ao teto orçamentário para a próxima temporada da Fórmula 1, a Fota (Associação dos Times da F-1) formalizou nesta quinta-feira a criação de uma nova competição, e oito equipes já indicaram sua saída da principal categoria do automobilismo mundial.
Caso a FIA não mude de ideia sobre o teto orçamentário para 2010, Ferrari, McLaren, Renault, Toyota, BMW Sauber, Brawn GP, Red Bull Racing e Toro Rosso já confirmaram sua participação na nova categoria depois de uma reunião de quatro horas na fábrica da Renault na França.

Deixa eu ver se entendi: vão sair Ferrari, McLaren, Renault e mais cinco equipes? Ou seja, não vai sobrar nada na F1

Liturgia adicionada em Liturgia: 12º Domingo no Tempo Comum

Liturgia da Igreja Presbiteriana Independente de Grajaú.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A redação do corintiano

"Redassão"
'O mano'
Quando eu tiver um mano, vai-se chamar Herrar, porque Herrar é o mano.
Fin.

Minha voz, meu instrumento

Deus criou o instrumento perfeito, a partir dele, o homem usou seu poder criativo.
Dica do Elismar

Quem quiser comparar, abaixo a versão original da música que eles cantam.

+1

Ontem eu terminei a leitura de A cabana. William P. Young. Sextante. (240p.). Assim, no total, já são 31 livros em seis meses e meio, somando 6488 páginas. Faltam 21 livros para eu atingir minha meta de ler 52 livros neste ano.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O fim da tristeza

“Tristeza não tem fim, felicidade sim...”
(Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes in “A Felicidade”)

Com todo o respeito e admiração que tenho pelos compositores e poetas Tom Jobim e Vinicius de Moraes, tenho que discordar! Permita-me mudar o verso: “Felicidade não tem fim, tristeza sim...”. Agora sim!

A felicidade não tem fim! Isto é um fato biblicamente comprovado! Lá no livro de apocalipse nós temos uma promessa grandiosa: “Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.” (Apocalipse 21.4 ). Mais que um fato é uma promessa de Deus para nossas vidas: a vida eterna trará a cada um de nós a alegria eterna!

Como fazer então para viver feliz enquanto não somos chamados por Deus para a vida eterna? Simples, basta fazer a vontade de Deus: seguir a Cristo e seus ensinos! Veja só o que Jesus fala com os discípulos: “Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.” (São João 16.20 ). Jesus havia dito aos discípulos para não se atemorizarem com o que haveria de acontecer (sua morte), pois sua tristeza se converteria em alegria (sua ressurreição)! Viram? Quer viver uma vida alegre, feliz? Viva com Jesus a cada instante! Proclama e viva a alegria da ressurreição!

Somos cristãos! Nossa alegria se projeta do futuro para hoje! Olhamos a vida eterna e vivemos reflexos de sua alegria nos dias de hoje para que o mundo creia que Jesus é o Senhor da vida e da Alegria! Tristeza tem fim sim!

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Liturgia adicionada em Liturgia: 16º Domingo no Tempo Comum

Liturgia da Igreja Presbiteriana Independente de Grajaú.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Mani-festo

Santidade

16 de Junho de 1999 - Palmeiras Campeão da Taça Libertadores

De José Renato Sátiro Santiago Junior do Blog do Birner


Era a terceira final de Taça Libertadores do Palmeiras.
Nas outras duas oportunidades a equipe alviverde havia sido derrotada.
Em 1961 pelo Peñarol, e em 1968 pelo Estudiantes.
Seu adversário desta vez seria o Deportivo Cali.
A primeira partida foi disputada em Cali, 1 a 0 para o Deportivo, com um gol de Bonilla.
O jogo decisivo, no Palestra Itália, foi emocionante.
Felipão chegou a tirar Arce, um lateral, para a entrada de um atacante, aliás, o ídolo palestrino Evair

Eis a ficha técnica:
Palmeiras 2 x 1 Deportivo Cali
Data: 16 de junho de 1999
Local: Parque Antarctica
Juiz: Ubaldo Aquino (Paraguai)
Cartões Vermelho: Evair e Mosquera
Gols: Evair aos 19', Zapata aos 24' e Oseás aos 30' do Segundo Tempo
Decisão nos Pênaltis: Palmeiras 4×3 Deportivo Cali - gols do Palmeiras: Júnior Baiano, Roque Júnior, Rogério e Euller; gols do Deportivo Cali: Dudamel, Gavíria e Bedoya.
Palmeiras: Marcos, Arce, depois Evair, Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Rogério, Zinho e Alex, depois Euller; Paulo Nunes e Oséas. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Deportivo Cali: Dudamel, Mosquera, Yepes e Bedoya; Pérez, depois Gaviria, Zapata, Viveros, Betancourt e Córdoba, depois Valencia; Candelo e Bonilla. Técnico: José Hernández.

O guardador de rebanhos

Ser poeta não é uma ambição minha.
É a minha maneira de estar sozinho.

(Alberto Caeiro em O guardador de rebanhos, poema I. Poesia completa de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. Companhia das Letras. p.7)

São versos como esses que me aproximam de mim mesmo e me deixam aos pés de Pessoa. Como não reverenciar um poeta como este?

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Reino de Deus: crescendo e expandindo
São Marcos 4.26-34

Ser Igreja de Cristo hoje é buscar o crescimento do Reino de Deus. Sendo nós cristãos, devemos estar cientes da nossa missão em anunciar o Reino. Esta é uma prerrogativa de cada cristão. A partir do momento que somos alcançados pela graça de Deus estamos aptos a testemunhar as transformações que ele promove em nossas vidas. O testemunho é a maneira mais eficaz de semear o evangelho.

A grande questão é que queremos ver o crescimento rápido de nossa Igreja, precisamos estar cientes que O crescimento vem de Deus.

O que é ser igreja? Uma pergunta complexa, não? Não! A simplicidade da mensagem do evangelho aponta para a simplicidade da Igreja de Cristo. Ser Igreja é buscar o crescimento e o desenvolvimento do Reino de Deus.

Nos últimos anos, muito tem se estudado no meio acadêmico a respeito de técnicas de liderança e busca de resultados para crescimento numéricos das Igrejas. O que estes estudos, porém, ignoram, é um fator primordial: O crescimento do Reino de Deus é Deus quem promove, não o homem. É exatamente isto que Jesus afirma na parábola da semente. O semeador lança a semente, mas ele não sabe como ela cresce e, quando se dá conta, já existe um broto, e um pouco mais este broto torna-se uma árvore.

Nós, como Igreja de Cristo, temos de estar cientes da nossa função. Muitas vezes procuramos técnicas de evangelismo, de administração e comunicação, todas válidas e aplicáveis, mas não podemos nos esquecer jamais que o crescimento do Reino de Deus é Deus quem promove, cabe-nos lançar a semente.

Precisamos saber que independente da nossa ação, O Reino de Deus cresce. A grande prova de que é Deus quem promove o crescimento está na parábola da semente de mostarda. Jesus afirma que ela é pequena e, no entanto, dela sai uma árvore grande, chegando a dois metros e meio de altura, algumas até com três metros.

Com esta parábola Jesus quer dizer que o Reino de Deus começou pequeno, com uma semente, e está crescendo até o dia em que chegará a plenitude, ou seja, será tão grande que abrigará a todos.

O Reino de Deus começou em Jesus e vem crescendo e se completará. Por isso, dizemos que o Reino de Deus já é hoje, mas ainda o será amanhã, pois hoje experimentamos os frutos do crescimento deste Reino.

O Reino de Deus cresce quando nos dedicamos a lançar a semente, e lançar a semente é falar a língua do povo para semear neles o Reino de Deus. Para que possamos viver e experimentar o crescimento do Reino em nossos dias, precisamos seguir o exemplo de Jesus, que falou por parábolas para atingir o povo. Nós também precisamos falar a língua do povo para levar a mensagem do Reino de Deus.

Jesus fez uso das parábolas pois era a forma como o povo entendia. Em um contexto agrário, nada mais direto que falar de sementes e plantas. A nós, hoje, cabe adequar a mensagem do Reino para os que se encontram distantes de Deus. Para isso, é preciso derrubar os preconceitos que nos separam daqueles que, por muitos de nós, são tidos como pessoas desprezíveis e extremamente erradas. O que você faria se agora entrasse pela porta do templo um travesti, um morador de rua, um empresário rico, enfim, uma pessoa que não se parece nada conosco em suas roupas, jeito e palavras? É para estes que o Reino de Deus veio e é em direção a eles que devemos seguir.

Ser Igreja de Cristo é buscar estas pessoas, que se encontram distantes do amor de Deus e escravas de seus vícios e problemas. Nós não somos diferentes deles, somos iguais, com os mesmos problemas, os mesmos defeitos e os mesmos pecados. A pequena diferença entre nós é que sabemos que somos pecadores e podemos nos arrepender, eles ainda não tem essa oportunidade, cabe a nós lançar a semente do Reino de Deus sobre toda a humanidade.

Concluindo, o Reino de Deus nasce pequeno, como uma semente, e vem brotando sobre a terra ao longo dos séculos. Hoje, temos a missão de lançar a semente da palavra de Deus sobre todas as pessoas e nos prepararmos para receber aqueles que Deus nos enviar. Somos chamados a trabalhar para o crescimento e expansão do Reino de Deus. Vamos nos dedicar a esta missão, testemunhando, orando e contribuindo.

Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

AGENDA DE ORAÇÃO 2009

Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedades Bíblicas Unidas
Semana de 14 a 20 de junho

SÉRVIA E MONTENEGRO: Agradeça a Deus pela nova Bíblia ilustrada para crianças e pelo progresso na preparação de mais três novos títulos para jovens, que esperamos publicar ainda este ano. Ore pelos nossos esforços para levar as pessoas a se interessarem pela Bíblia. Agradeça a Deus os quatro Evangelhos em romani, que esperamos lançar ainda este ano. Em de julho, Belgrado irá receber 12.000 estudantes internacionais para a Universíade de Verão. Ore para que possamos alcançar este jovens com a Palavra de Deus.

MACEDÔNIA: Por favor, ore para que possamos alcançar mais pessoas com a Bíblia. Lembre os trabalhos que terão início para a nova tradução da Bíblia em macedônio contemporâneo e peça a bênção de Deus para todos os que estarão envolvidos neste projeto, para que ajude as pessoas a terem uma melhor compreensão da Palavra de Deus. Ore também pela situação econômica do país.

BÓSNIA E HERZEGOVINA: Infraestruturas e economia danificadas continuam a ser dos nossos maiores problemas. As tensões religiosas estão em alta, mas há grande interesse pelas Escrituras. Agradeça a distribuição de 4.000 Bíblias no ano passado e aceitação por parte das igrejas da Bíblia revista em saric. Ore por diminuição nas tensões religiosas e por boa cooperação com todos os cristãos e com a Sociedade Bíblia da Sérvia e da Croácia, fundamental para o nosso sucesso.

Você pode receber essa agenda de oração em seu e-mail, basta cadastrar-se no site da Sociedade Bíblica do Brasil

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Já que ele está por aqui...

No dia em que você nasceu os anjos se reuniram e decidiram tornar um sonho realidade

Close To You
The Carpenters / Composição: Hal David/Burt Bacharach

Why do birds suddenly appear
Everytime you are near?
Just like me, they long to be
Close to you

Why do stars fall off from the sky
Everytime you walk by?
Just like me, they long to be,
Close to you

On the day that you were born
The angels got together
They decided to create a dream come true
So they sprinkled moondust in your hair
And golden starlight in your eyes of blue

That is why all the girls in town
Follow you, all around
Just like me, they long to be
Close to you

On the day that you were born
The angels got together
They decided to create a dream come true
So they sprinkled moondust in your hair
Of gold and starlight in your eyes of blue

That is why all the girls in town
Follow you, all around
Just like me, they long to be
Close to you

Just like me, they long to be
Close to you

Tradução: Perto De Você
Por que os pássaros aparecem de repente
Toda vez que você está perto?
Assim como eu, eles querem estar
Perto de você...

Por que as estrelas descem do céu
Toda vez que você passeia?
Assim como eu, elas querem estar
Perto de você

No dia em que você nasceu
Os anjos se reuniram
E decidiram tornar um sonho realidade
Então eles espalharam poeira da lua em seus cabelos dourados
E luz das estrelas em seus olhos azuis

Eis por que
Todas as garotas da cidade
O seguem por todo lado
Assim como eu, elas querem estar
Perto de você
Assim como eu, elas querem estar...
Perto de você...

Isso é coisa que colocam na sua cabeça

Terceira idade


Faz igual que eu quero ver!

Real?

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Imagem: qual é a sua?

Vivemos em uma sociedade onde a imagem é supervalorizada. Roupa, cabelo, estilo, calçado. Tudo é motivo de aceitação ou negação. Forma física tornou-se algo supremo nestes tempos. O ideal é você ter um corpo dentro dos padrões de beleza e um vestuário à altura. Não importa se fala errado, se o conteúdo da conversa é inútil o que interessa é que a pessoa é linda e possui tudo que a sociedade aceita como padrão!

Nestes tempos em que buscamos padrões impossíveis de se atingir de beleza e moda, vemos pessoas deixarem de lado saúde e família para atenderem aos caprichos de um padrão social.

Os cristãos não estão imunes a esta influência. O que devemos perguntar é: qual a minha imagem perante os outros? Será que sou mais um que nada conforme a maré? Será que sou mais um cristão dentro dos padrões que a sociedade coloca para os cristãos: bonzinho, não fala besteira, não se diverte e não se mistura com ninguém? Jesus disse certa vez:
“Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” (São Mateus 5.16 )

Ele nos chama atenção para algo muito importante: será que temos produzido obras que mostram Deus antes de nos mostrar? A sociedade exige uma imagem de perfeição, mas o que ela não sabe é que o único perfeito é Deus. Temos que refletir, em nossas ações, a luz de Deus, para que através de nossas atitudes, as pessoas possam enxergar a Deus e encontrar conforto para suas vidas. Quando passarmos a viver para mostrar Deus em tudo na nossa vida, as pessoas verão que a imagem que mais importa não é a dos padrões de beleza e moda, mas sim a do amor ao próximo e à Deus!

Venha refletir a luz de Deus para que possamos ter uma vida de paz e amor, apesar das dificuldades!

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

terça-feira, 9 de junho de 2009

Eu preparei sem poder mandar um telegrama de vem me ver

Ribeirão
Sá & Guarabyra

Você não sabe nem vai saber,
Que sem você pouca coisa sou,
Sou pó rasteiro, capim no chão,
Água sem ribeirão,
Chuva que cai fora da estação.

Eu preparei sem poder mandar,
Um telegrama de vem me ver,
Pois ninguém sabe onde te encontrar,
Qual lugar, mar, sertão,
Hotel, navio, vapor, pensão.

Teu rastro a chuva lavou o chão,
Ou mesmo o vento já desmanchou,
Mas tá marcado em meu coração,
Cada lugar que você pisou, meu amor.

As minhas ansiedades caem
Fernando Pessoa

As minhas ansiedades caem
Por uma escada abaixo.
Os meus desejos balouçam-se
Em meio de um jardim vertical.

Na Múmia a posição é absolutamente exata.

Música longínqua,
Música excessivamente longínqua,
Para que a Vida passe
E colher esqueça aos gestos.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

A trindade
São João 3.1-17

Tenho por prática cristã seguir os texto do Calendário Litúrgico. Este calendário nos trás leituras acerca dos principais eventos da vida de Cristo ao longo do ano. Começou no Advento, passou pelo Natal, Quaresma, Páscoa, Pentecostes e chegamos hoje no domingo da Trindade, em que se celebra o Deus Trino. É sobre a ação deste Deus maravilhoso que existe como Pai, Filho e Espírito que vamos compartilhar.

Temos vivido períodos de dificuldade para nossa caminhada como igreja. Vivemos um período onde a o ser Evangélico tornou-se um produto de mercado. Vemos livros, discos, revistas e uma infinidade de produtos sendo vendidos em nome de Deus e de Jesus. Declarar a justiça de Deus tem sido difícil nos dias de hoje. Mas como podemos viver de forma a anunciar e viver o Reino de Deus?Olhando para o texto surge a pergunta de Nicodemos: Como pode um homem nascer de novo? Reconhecendo Jesus como Senhor! O reconhecimento do Senhorio de Cristo deve causar em nós o impacto da mudança de vida. Não podemos simplesmente olhar para Jesus como um marco histórico, ou quem sabe, um grande homem que viveu há muito tempo atrás. É preciso conhecer o que Jesus fez por nós e ser impactado, incomodado pela sua vida e pelo que ele fez por nós. Para isto é necessário deixar que Ele nos mostra a Sua vontade, deixar que ele mostre o que está errado na nossa vida para que comecemos uma nova vida de amor e justiça, é necessário nascer de novo!

Nascer de novo é olhar para o mundo com os olhos de Deus, os olhos de amor. É enxergar em meio a violência, a opressão, a corrupção alternativas de mudança da nossa realidade. Olhar com os olhos de amor é enxergar no meio dos problemas o caminho de Deus para transformar as nossas vidas. Quem aqui não vive ou já viveu uma situação de opressão? Sabe aquele patrão ou chefe de setor que faz questão de te pressionar mesmo quando não precisa? Ou então pede para você fazer algo além da sua função e se você não faz é pressionado a todo instante. Isto é uma opressão real na nossa vida. Para vencê-la é preciso estar em comunhão constante com Deus, para conhecer a Sua vontade, é preciso estar em contato com o Espírito de Deus! É preciso nascer no Espírito!

Nascer de novo é vida de comunhão com o Espírito, e deixar que o Espírito se mova em nossas vidas. Assim, viveremos de acordo com a vontade de Deus. Por isto precisamos estar afinados com Deus, para que o Espírito Santo possa fazer de nós instrumento de Sua vontade. Deus nos criou, Jesus nos mostra a vontade de Deus e o Espírito é quem age em nossas vidas para que se cumpra o que Deus tem reservado para nós. Vamos nascer de novo! E viver a conseqüência deste nascer!

Pois Nascer de novo é compromisso com o povo O Espírito é livre para agir, e Ele nos dá intrepidez e liberdade para agirmos e vivenciarmos o Reino de Deus. Sim, é ao nascer de novo que nós somos instrumentos de Deus. Só que precisamos nos lembrar de algo importante que Jesus falou: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. Vejam só que ensino grandioso para nossas vidas: somos de Deus se fazemos sua vontade e não Ele a nossa! O Espírito sopra onde quer, ou seja, vai onde sabe ser necessário! Por isto não podemos pensar que Deus é instrumento de nossa vontade, nos é que somos instrumento de Deus para testemunharmos suas obras!

Testemunhamos o que temos visto, e o mundo tem fechado os olhos para o nosso testemunho, porém, a voz e a ação Libertadora do Evangelho não devem silenciar-se dentro de nós, mas devem provocar em nós o agir constante em amor ao ser humano. Não podemos, pelo fato do mundo não ouvir a nossa voz, calar-nos! Ao contrário, somos chamados a sermos instrumento de Deus para levar seu amor. Muitos não crêem por não estarem ligados aos assuntos celestiais, por isto precisamos ser instrumentos na mão de Deus para que Ele possa alcançar ao perdido! Tirar das trevas o que carece de Luz. Precisamos expressar este amor de Deus

Pois Nascer de novo é o amor de Deus para conosco Nascer de novo é reconhecer o amor de Deus para conosco, é reconhecer que Ele enviou seu Filho ao mundo por amor de nós. Não nada maior que este amor. Não há o que temer quando se vive neste amor. Ele nos ama e doou o seu bem precioso por amor de nós. Quando reconheço este amor maravilhoso posso amar meu próximo com o amor de Deus, posso amar meu inimigo com amor de Deus, posso amar e viver em amor. Amor que não tem fim, que não acaba, que é eterno pois vem de Deus e é ele que nos dá o amor para com todos. Por isto, mesmo nas situações de injustiças que já falamos, devemos olhar com amor.

Não somos feitos filhos de Deus para lançarmos dedos acusadores e moralistas em cima de nossos irmãos, somos feitos filhos de Deus para amarmos e vivermos em amor com nossos irmãos. Há uma diferença simples nisto: quando eu acuso me coloco como dono de uma verdade, impondo uma mudança que eu acho certo. Quando eu amo e procuro o amor como meio de solução, me coloco como instrumento de Deus para mudar. Nisto vemos a diferença de quem nasceu de novo e ainda não nasceu de novo. Não por que acusarmos nosso próximo, somos tão pecadores quanto ele. Precisamos ajudar em amor, aceitar em amor, corrigir em amor, andar em amor, ser corrigido em amor. Deixe a acusação para o acusador. Nosso pecado já está consumado na cruz, não há por que eu condenar o pecador que é tão pecador quanto eu, antes devo ama-lo! Não devemos nos deter em acusar ninguém devemos amar olhando sempre para Deus e seu Reino! Caminhando seguros da Vida eterna!

Vida eterna, este é o presente de Deus para nós, por isso devemos viver o Evangelho sem medos e sem angústias, pois o Evangelho é liberdade, é ação, é libertação e é o amor de Deus para com os homens. Este é o mistério da Trindade: Deus que nos ama e doa seu Filho que nos redime e envia Seu Espírito que nos orienta! Vamos viver este amor que renasce a cada dia e que nos torna servos de Deus.

Concluindo, nascer de novo é a ação do Espírito Santo sobre nós, nos constrangendo a um compromisso com o povo, ser humano, não para condenação moral ou social, mas para libertação das opressões, sempre repletos do amor de nosso Deus. Neste domingo que celebramos a Trindade no Calendário Cristão, que possamos nos lembrar que Deus Pai, Filho e Espírito querem de nós um servir alegre e espontâneo fruto do nascer de novo!

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

AGENDA DE ORAÇÃO 2009

Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedades Bíblicas Unidas
Semana de 7 a 13 de junho

ESLOVÁQUIA: Dê graças a Deus, nosso Rei, por sua misericórdia para conosco. Ele nos tem ajudado na edificação da Sociedade Bíblica para podermos levar a Palavra de Deus ao nosso povo. Ore pelos novos projetos, incluindo a Lectio Divina, pedindo que traga um maior conhecimento da Bíblia. Ore também por êxito na tentativa de aumentar a visibilidade da Sociedade Bíblica e sua atividade, de forma a expandirmos o nosso ministério.

REPÚBLICA CHECA: Somos gratos por dois novos membros na nossa equipe. Damos também graças pelo 30º aniversário da Tradução Ecumênica Checa: que Deus nos conceda sabedoria para sabermos usar esta ocasião para divulgar a sua Palavra! Ore pelo impacto de várias publicações especiais vocacionadas para grupos específicos, incluindo militares, reclusos e jovens. Que Deus abençoe os nossos serviços de Escrituras pela Internet e telefone móvel! Ore para que Deus abençoe a angariação de fundos.

POLÔNIA: Agradeça a Deus o seu constante cuidado e orientação. Agradeça também por todas aquelas pessoas que conosco partilham os seus conhecimentos, tempo e dinheiro. Agradeça os bons resultados do projeto Alcançando Estudantes e Jovens e do projeto de tradução ecumênica. Peça mais sabedoria e paciência para vencermos as dificuldades e ore para que por todos aqueles que trabalham com a Bíblia vejam nela uma fonte de amor e vida.

Você pode receber essa agenda de oração em seu e-mail, basta cadastrar-se no site da Sociedade Bíblica do Brasil

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Escolha já o seu!

O nerd de hoje é o cara rico de amanhã
O nerd de hoje é o cara lindo de amanhã
O nerd de hoje é o bom marido de amanhã
Garota, escolha já seu nerd!

Enquanto o bonitão está pegando você
O nerd está criando um software no PC
Enquanto o sarado malha na academia
O nerd está lendo as notícias do dia

Enquanto o bonitão tá na balada te chifrando
O nerd com certeza está em casa estudando
O curso superior do gostosão tá no início
E o nerd ganha em dólar no Vale do Silício

O nerd de hoje é o cara rico de amanhã
O nerd de hoje é o cara lindo de amanhã
O nerd de hoje é o bom marido de amanhã
Garota, escolha já seu nerd!

O nerd tem conserto, é só você ensinar
O penteado certo e a melhor roupa pra se usar
O saradão de hoje é o gordo de amanhã...
Parou de tomar bomba? Vai ter que usar sutiã!

O gostosão ainda sai no carro do pai
E o nerd é a atração de um workshop em Dubai
O gostosão te esquece quando vê um carro esporte
E o nerd está lá dentro com uma mulher de sorte

O nerd de hoje é o cara rico de amanhã
O nerd de hoje é o cara lindo de amanhã
O nerd de hoje é o bom marido de amanhã
Garota, escolha já seu nerd!

Imagine o nerd sem cabelo ensebado
Sem espinhas e sem colarinho abotoado
Sem o cinto social junto com tênis branco
Imagine o nerd com cinco milhões no banco!

(Letra e música: Maurício Ricardo. Arranjos e produção: Neto Castanheira)

Os Seminovos são: Neto Fog (voz), Maurício Ricardo (baixo, voz), Neto Castanheira (guitarras, produção), Tchana (guitarra base, voz), Alex Mororó (bateria).

Já leu?

Pichado na Rua Coronel Paulino Carlos, na Vila Mariana, em São Paulo.

É a minha cara, mas não fui eu que fiz!

Assim nasceu o futebol

quarta-feira, 3 de junho de 2009

+17!

Maio, mês de ferias, eu aproveitei para acelerar meu ritmo de leitura. Na primeira semana, estive em Águas de Lindóia,SP, no 36 Congresso SEPAL para Pastores e Líderes. Aproveitei o tempo livre para descansar a mente lendo. Assim, a praça de Águas de Lindóia foi uma grande companheira de leitura nesses cindo dias que por lá estive. Depois reduzi a leitura por conta da viagem para Minas Gerais na casa de minha mãe. Assim, retomei as leituras em grande estilo nos últimos 15 dias de férias. Ao todo, foram 17 livros, 3746 páginas. Só para vocês terem uma ideia, antes das férias eu tinha lido 13 livros, 2502 páginas, em quatro meses. Ou seja, com tempo livre eu aproveitei e li muito! Acreditem: ler descansa, relaxa e ajuda a cabeça a viajar e divagar!
Dia 2/5 concluí a leitura de Descobrindo Deus nos lugares mais inesperados. Philip Yancey. Editora Mundo Cristão. (288p.)
Dia 6/5 concluí a leitura de Ensaio sobre a cegueira. José Saramago. Companhia das Letras. (312p.)
Dia 7/5 concluí a leitura de Tudo se fez novo. Henri Nouwen. Editora Palavra. (96p.)
Dia 11/5 concluí a leitura de Ministério Criativo. Henri Nouwen. Editora Palavra. (144p.)
Dia 13/5 concluí a leitura de O vendedor de sonhos - o chamado. Augusto Cury. Editora Academia. (296p.)
Dia 13/5 concluí a leitura de Neemias: um profissional a serviço do Reino. Paul Freston. ABU Editora. (112p.)
Dia 13/5 concluí a leitura de A cidade e os livros. Antonio Cicer. Editora Record. (80p.)
Dia 20/5 concluí a leitura de A cabeça de Steve Jobs. Leander Kahney. Editora Agir. (264p.)
Dia 23/5 concluí a leitura de Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro. Maria Esther Mendes Perfetti e João Scortecci. Scortecci Editora. (252p.)
Dia 24/5 concluí a leitura de Poesia completa de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. Companhia das Letras. (264p.)
Dia 25/5 concluí a leitura de Os hinos do Novo Testamento. Michel Gourgues. Paulus. (88p.)
Dia 26/5 concluí a leitura de Predestinação - Estudo bíblico. Luiz Quinto. Casa Editora Presbiteriana. (160p.)
Dia 26/5 concluí a leitura de O outro lado da noite. Cassio Giorgetti. Edição do autor. (160p.)
Dia 27/5 concluí a leitura de Tempus Fugit. Rubem Alves. Paulus. (110p.)
Dia 29/5 concluí a leitura de Resistência e Submissão. Dietrich Bonhoeffer. Editora Sinodal e EST. (640p.)
Dia 30/5 concluí a leitura de Carta a D. - História de um amor. André Gorz. Annablume; Cosac Naify e Éditions Galilée. (80p.)
Dia 2/6 concluí a leitura de Trabalhar cansa. Cesare Pavese. Cesare Pavese, Cosac Naify e Viveiro de Castro Editora. (400p.)

Algumas considerações sobre estas obras.

Descobrindo Deus nos lugares mais inesperados me mostrou um Philip Yancey que não conhecia: o articulista. Não gosto dos livros de Philip Yancey, mas este me surpreendeu pela linguagem direta e simples, comum em artigos e textos mais curtos.

Ensaio sobre a cegueira é um livro onde o inesperado te pega. Saramago vai do sublime ao escroto em duas linhas de maneira impressionante e sem se deixar levar pela vulgaridade e, em seguida, retorna à sublimidade do texto. Um livro que nos faz sentir na pele as emoções e angustias nele narrado.

Todos temos os nossos momentos de fraqueza ainda que nos vale é sermos capazes de chorar, o choro muitaz vezes é uma salvação, há ocasiões em que morreríamos se não chorássemos. Há esperanças que é loucura ter, Pois eu digo-te que se não fossem essas já eu teria desistido da vida.

O amor, que dizem ser cego, também tem a sua palavra a dizer.

Tudo se fez novo é um livro pequeno, simples e direto. Nouwen não faz rodeios. Em três pequenos textos, quase que sermões, ele nos mostra a razão pela qual devemos nos entregar a uma vida de disciplina espiritual. Um ótimo presente para recem convertido ou aquele seu amigo que nãosabe porque você é cristão, mas leia antes de dar.

Ministério Criativo é o segundo livro de Nouwen que leio, e seguidamente. O título do livro, num primeiro momento, pode enganar. Nouwen não trata de criatividade nas atividades ministeriais, mas sim de ser criativo, ou sejar, criar, dar vida ao ministério. Valendo-se de cinco eixos de articulação, a saber ensino, pregação, cuidado pastoral individual, organização e celebração, Nouwen faz relatos precisos de uma realiade cada vez mais constante nas Igrejas. Recomendo a leitura não apenas a pastores e pastoras ou seminaristas, mas a todo cristão que quer compreender o ministério e o mistério pastoral.

Se quisermos dormir, por exemplo, devemos de fato parar de nos esforçar em tentar dormir. Somente quando nos empenharmos em esquecer a nós mesmos por um momento, poderemos nos tornar realmente interessados no outro; isto é, nos concentrar na experiência, nos cuidados e sentimentos daquele que está diante de nós

Nunca chegaremos à intimidade sem ter encontrado e clamado por nossa identidade.

O vendedor de sonhos - o chamado me surpreendeu por um aspecto interessante: eu não gosto de Augusto Cury. Os livros dele não me fazem a cabeça. Mas tenho que dar o braço a torcer: ele sabe contar histórias, mesmo que em algumas você já saiba no que vai dar. Vale a leitura.

Como se achar sem nunca se perder?

Em Neemias: um profissional a serviço do Reino Paul Freston faz uma análise criteriosa da religiosidade evangélica brasileira contrastada à realidade do livro de Neemias. Trata-se de uma obra pequena e densa, sem teologismos e com riquezas sociológicas.

A cidade e os livros, livro de um dos meu poetas prediletos, Antonio Cicero, apresenta poemas com temáticas variadas. Destaco aqui um curto, mas que me muito me agrada:

Merde de poete
Quem gosta de poesia "visceral",
ou seja, porca, preguiçosa, lerda,
que vá ao fundo e seja literal,
pedindo ao poeta, em vez de poemas, merda.

A cabeça de Steve Jobs revela a personalidade de um dos maiores líderes na área de tecnologia do mundo. Pautado pelos pilares Foco, Despotismo, Perfeccionismo, Elitismo, Paixão, Espírito inventivo e Controle total, o autor Leander Kahney desenha a personalidade e o estilo de liderança que fazem da Apple e da Pixar empresas eficazes e à frente dos demais concorrentes.

Um objeto diz muita coisa sobre a empresa que o produziu, sobre seus valores e prioridades.

(Jonathan)Ive diz que a equipe, pequena e íntima, é crucial para a criatividade e a produtividade. Ele nega que as inovações da Apple venham individualmente de um ou outro design: são resultados da equipe trabalhando em conjunto. É um processo de "aprender coletivamente as coisas e de melhorar naquilo que fazemos. Uma das marcas registradas da equipe é a curiosidade, é ficar entusiasmado quando erra porque isso significa que você descobriu algo de novo"

Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro é um livro que apresenta, de maneira fracionada, as leis e diretrizes para quem deseja publicar um livro. Recomendo para quem não conhece muito do processo editorial e deseja aprender como publicar sua obra.

Como falar de Fernando Pessoa? Li, digo, devorei a Poesia completa de Alberto Caeiro! Pessoa é um dos poetas que mais me fascina!

Todos os dias agora acordo com alegria e pena.
Antigamente acordava sem sensação nenhuma; acordava.
Tenho alegria e pena porque perco o que sonho
E posso estar na realidade onde está o que sonho.
Não sei o que hei-de fazer das minhas sensações,
Não sei o que hei-de ser comigo.
Quero que ela me diga qualquer coisa para eu acordar de novo.
Quem ama é diferente de quem é.
É a mesma pessoa sem ninguém.

Em Os hinos do Novo Testamento o Padre dominicano Michel Gourgues traça um detalhado estudo dos hinos do Novo Testamento. A sua análise, não apenas teológica, mas também de estilo e estrutura, nos leva a contemplar uma nova dimensão para o culto e devoção de textos consagrados do Novo Testamento, como o Benedictus (São Lucas 1.68-79) e o Magnificat (São Lucas 1.46-55), entre outros. A análise dos quatro cânticos do Apocalipse é um dos destaques do livro.

Predestinação - Estudo bíblico é um livro escrito por um leigo, portanto não é um teólogo, que fundamenta a doutrina da predestinação citando única e exclusivamente o texto bíblico. Luiz Quinto tem o mérito de tornar acessível ao leitor uma doutrina que parece um bicho de sete cabeças mas que se revela simples e repleta da graça de Deus para com a humanidade nas palavras do autor.

O outro lado da noite é uma coletânea de relatos sobre um funcionário público municipal e seu trabalho com moradores de rua na região central de São Paulo. Por vezes ideológico, por vezes apolítico, Cassio Giorgetti tenta traçar um quadro humano de pessoas esquecidas pela sociedade e menosprezadas pelo poder público.

Li Tempus Fugit pela primeira vez em 1998. Li novamente para sentir o gosto de algumas passagens que amo neste livro.

O amor mora num outro lugar: as palavras. Por isso que o Milan Kundera diz que começamos a amar uma mulher no momento em que ligamos o seu rosto a uma metáfora poética. Amamos uma pessoa pela poesia que vemos escrita no seu corpo.

Resistência e Submissão é uma coletânea muito bem tecida e montada das correspondências de Dietrich Bonhoeffer na época do cárcere. Nelas você convive com os sonhos, angústias e desejos de um homem que se vê preso pelo regime Nazista tendo como acusação real a sua fé. O livro apresenta desde correspondências simples até testamentos, poesias e orações para os encarceirados. Uma leitura, muitas vezes, cansativa, mas que ao fim, nos revela como um homem conviveu com a espera pela liberdade até o dia em que foi liberto eternamente:
Liberdade, procuramos-te muito na disciplina, na ação e no sofrimento;
morrendo reconhecemos, no semblante de Deus, a ti mesma

Carta a D. - História de um amor é, literalmente, uma carta que o escritor André Gorz escreveu para sua esposa, D., já na velhice. Ele fala da história de suas vidas do seu ponto de vista. Qualquer comentário a mais que eu possa fazer, quebrará com as expectativas. Leia, é curto e vale a pena.

Você acabou de fazer oitenta e dois anos. Continua bela, graciosa e desejável. Faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos, e eu amo você mais que nunca.

Trabalhar cansa é um livro que vale a pena ler com em ritmo lento. Comecei a leitura dele na sexta-feira e terminei na terça. O poeta foi traduzido do italiano para o português por Maurício Santana Dias, que fez o brilhante e gigantesco trabalho de traduzi-lo preservando a métrica dos versos. O prefácio, de setenta páginas, é fundamental para entender a história de vida de Cesare Pavese e de suas poesias.

Trecho de Mania di Solitudine
Mangio un poco di cena alla chiara finestra.
Nella stanza è giá buio e si vede nel cielo.
A uscir fuori, le vie tranquille conducono
dopo un poco, in aperta campagna.
Mangio e guardo nel cielo — chi se quante donne
stan mangiando a quest’ora — il mio corpo è tranquillo;
il lavoro stordisce il mio corpo e ogni donna.

Mania de Solidão
Como um leve jantar posto à clara janela.
Já está escuro no quarto e se vê pelo céu.
As estradas tranquilas lá fora conduzem,
em um breve percurso, aos campos abertos.
Como e olho para o céu — quiçá quantas mulheres
fazem o mesmo a esta hora — e o meu corpo está calmo;
o trabalho atordoa o meu corpo e as mulheres.

Ecumenismo ameaça a fidelidade à nossa Igreja?

A causa ecumênica tem um apelo forte nesse nosso mundo dividido, competitivo, violento. É sempre muito simpático falar de paz, reconciliação, encontro fraterno, parceria na construção dos valores do Reino. Apesar de toda a carga positiva da proposta, às vezes pairam nos corações e mentes alguns receios, hesitações, questionamentos. Há pessoas muito sinceras e bem intencionadas que se perguntam: Posso mesmo acolher a outra Igreja como parte da minha família de fé? Ao fazer isso não estarei diminuindo, relativizando a minha própria Igreja? Não corro o risco de misturar tudo e perder a identidade? Não ficarei menos católico ou menos presbiteriano, ortodoxo, anglicano, luterano, batista, metodista... se for capaz de dar valor a outras Igrejas e me aproximar delas?

Se ecumenismo fosse mistura, esses e outros receios teriam muita razão de ser. Se fizéssemos a mistura estaríamos criando mais um modo de ser Igreja em vez de caminhar para a unidade. Seria uma divisão a mais. Não é isso que se quer. Na verdade, a primeira condição para alguém ser de utilidade no trabalho ecumênico é a solidez do seu compromisso com a própria Igreja, a firmeza da sua identidade dentro da sua denominação. A pessoa entra no diálogo ecumênico como representante da sua Igreja. Espera-se que, através da fidelidade desse(a) irmão(ã), os outros possam ter um bom retrato daquela Igreja. Um luterano insatisfeito com sua Igreja, por exemplo, estaria mal qualificado para ajudar um católico, um anglicano a dar valor à Igreja luterana. O mesmo vale para qualquer outra denominação. É parte do objetivo do trabalho ecumênico tornar conhecido o que cada Igreja tem de melhor. Só mostra o melhor da Igreja quem se sente bem, feliz com ela. Esse “mostrar o melhor” não é o mesmo que fazer propaganda para convencer o outro. É simplesmente partilhar com alegria tudo de bom que a proposta cristã tem conseguido criar.

Nossas Igrejas não são o objetivo final da nossa fé. Se fossem, estariam ocupando o lugar de Deus – e isso se chama idolatria. Elas são instrumentos. Mas são instrumentos preciosos, amados, que, antes de construir algo bom no mundo, contribuem para construir a nossa própria personalidade. Por isso, normalmente não dizemos: eu participo da Igreja tal. Dizemos: sou metodista, sou anglicano, sou católico, sou batista... A Igreja é parte de nós – e é assim mesmo que deve ser. Quem não tem nada para dizer não contribui para o diálogo. Se enfraquecemos as Igrejas, estaremos dando prejuízo ao próprio cristianismo. Não queremos que as Igrejas se confundam, se assimilem, se desmanchem num conjunto sem forma... Unidade não é uniformidade. A unidade que queremos é a diversidade reconciliada. São os diferentes se querendo bem, se respeitando, fazendo parceria, alegrando-se mutuamente com tudo de bom que conseguem realizar.

Ás vezes alguém pergunta: Uma Igreja que tem compromisso ecumênico pode continuar chamando gente para sua comunidade, apresentando-se como caminho para quem quer ser cristão (em outras palavras: pode ser missionária)? Sem entrar em competição com outras Igrejas, cada Igreja não só pode como tem a missão de crescer na medida em que o seu crescimento é também o crescimento do rebanho de Jesus. O compromisso ecumênico não atrapalha. Se ele for parte da identidade da própria Igreja pode ser até um atrativo a mais. A Igreja terá mais uma coisa boa a dizer sobre si mesma: aqui respeitar e valorizar os outros cristãos faz parte do nosso jeito de viver o evangelho.

Não se espera que alguém participe de convívio ecumênico e volte para casa menos católico, menos batista, menos ortodoxo... O que se espera é que essa pessoa, firme na sua identidade religiosa, goste de ser um embaixador da paz e do diálogo. Um embaixador representa sempre o país que o enviou: contribui para que outros gostem da sua terra e volta para casa com condições de ajudar seus compatriotas a ver com simpatia o lugar onde foi bem acolhido.

por Therezinha Motta Lima da Cruz

Acabaram meus dias de férias...

Agora é voltar para a rotina

terça-feira, 2 de junho de 2009

Eu vivo num mundo log, mesmo que micro...

Decidi, ontem, retomar meu twitter com alecrim. Sempre que der, atualizarei

Está por pouco.

Dentro de algumas horas será o fim de minhas férias...

Apoteose da Fé
Hermes Fontes (1888 - 1930)

Quanto mais quer subir, e mais cúspides galga,
menos sabe essa vã curiosidade nossa,
ausculte embora, o Mar, dissimulada em alga,
ou se eleve no Azul quanto elevar-se possa.

A ânsia de tudo ver, a ânsia nobre e fidalga
de, entender e explicar o que o Céu nos esboça...
é um fogoso coral... Ai! de quem o cavalga!
- Não se vá sepultar dentro de qualquer fossa!...

Porque, pois, perturbar o universal convívio,
por interrogações estéreis, à procura
de um céu mais amplo, um sol mais rubro,
um luar mais níveo!?

O homem vai alto, vai mais alto, - plena altura!
mas cansa, e desce... e, ao vir, de declívio em declívio,
Recorre à Fé, e a Fé o eleva e transfigura...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Na falta de um...

sermão, vai uma reflexão. Sim, isso mesmo. Ontem retomei minhas atividades na IPI de Grajaú. Como não preguei, não tem sermão para publicar. Por isso, resolvi publicar uma reflexão, que não é de minha autoria. E na quarta tem mais outra reflexão.

Ser ecumênico? Por quê?

Quando se reúne gente desta ou daquela Igreja para falar de ecumenismo, dois tipos de reações são possíveis. Um é de alegria por finalmente termos acordado para essa necessidade; é a reação mais comum porque pessoas que se dão ao trabalho de sair de casa para ouvir falar desse assunto em geral já estão interessadas nele e até inquietas por perceberem a urgente importância do tema. Mas é possível um outro tipo de reação, que acontece mais quando o pessoal é apanhado de surpresa. Aí há pessoas que perguntam (ou pensam, sem coragem de falar): Isso existe mesmo? E pode? Não será conversa simpática para atrair a gente para outro grupo? É coisa séria, que a Igreja poderia aprovar? Como se faz? Por que deveríamos fazer isso?

Temos vários excelentes motivos para cultivar uma postura ecumênica. O primeiro – e mais importante – está embutido num pedido do próprio Jesus. Ele ora dizendo: Pai, que todos sejam um, para que o mundo creia. O movimento ecumênico mundial cresceu muito a partir do momento em que constatou na prática a sabedoria do que Jesus já tinha dito. Em 1910, na cidade de Edimburgo, houve uma grande assembléia missionária. Lá os destinatários da missão falaram da dificuldade que tinham em aceitar Jesus quando aqueles que anunciavam estavam divididos, quando um declarava que o Cristo da outra Igreja não era o verdadeiro. Em linguagem simples, poderíamos traduzir assim o recado que eles comunicaram: Entendam-se primeiro e depois venham juntos falar conosco porque de outro jeito fica difícil acreditar em vocês.

Às vezes não percebemos, mas para quem nos olha de fora nossas divisões são um contra testemunho poderoso. Quando uma Igreja tenta crescer combatendo as outras a evangelização fica parecendo briga de supermercado disputando freguês. O evangelho não merece isso!

Um segundo importante motivo é a própria necessidade de transformar a sociedade na direção dos valores do Reino. È tarefa gigantesca, que se realiza melhor em parceria. Muitas vezes nos dizem que não se pode mudar o mundo, que sempre houve guerra, injustiça, violência, que não há mesmo outro jeito de viver. Igrejas que conseguissem superar séculos de dolorosa história de rivalidades e acusações mútuas teriam uma autoridade muito maior para dizer ao mundo que a paz, a solidariedade, a superação do mal podem ser tarefas difíceis, mas não impossíveis. Além de serem mais fortes juntas, seriam um testemunho vivo da força reconciliadora do amor fraterno.

Uma outra vantagem está nas qualidades que pessoas e Igrejas precisam desenvolver para se envolverem em trabalho ecumênico. Não dá para ser ecumênico de verdade sem paciência, humildade, amor à verdade, alegria pelo bem que outros realizam, lealdade, talento para ouvir sem preconceito, sinceridade, espírito de serviço, reconhecimento do valor alheio. Qualquer pessoa ou Igreja que desenvolva essas qualidades não estará somente mais preparada para viver o ecumenismo: terá dado em salto de qualidade tanto na direção da santidade como na capacidade de desenvolver boas e construtivas relações humanas.

Temos também muito que aprender uns com os outros. Cada Igreja tem lá suas especialidades, suas experiências bem sucedidas. Todo ponto de vista é a vista a partir de um ponto. A realidade total é melhor percebida quando é vista de várias pontos que se complementam. O progresso, até mesmo na ciência, depende muito do confronto de posturas diferentes. A uniformidade não costuma ser criativa.

Para quem gosta de gente, o relacionamento ecumênico tem uma atração a mais, imperdível: ficamos conhecendo pessoas ótimas, com capacidade para se tornarem companheiras, amigas. E não há como negar: fazer amigos é muito mais gratificante do que combater concorrentes...

por Therezinha Motta Lima de Cruz

AGENDA DE ORAÇÃO 2009

Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedades Bíblicas Unidas
Semana de 31 de maio a 6 de junho

BULGÁRIA: Dê graças a Deus pela boa afluência de público a todos os eventos relacionados ao Dia da Bíblia. Continue a orar por boa cooperação com todas as igrejas. Somos gratos por oportunidades para distribuir Escrituras a órfãos, reclusos e deficientes. Ore pela aprovação da nova tradução da Bíblia pela Igreja Ortodoxa.

MOLDÁVIA: Louve a Deus pelo êxito na distribuição de Escrituras em escolas e bibliotecas públicas. Ore por orientação no fortalecimento de laços com igrejas locais, na procura de novas parcerias, no desenvolvimento da angariação de fundos e no alargamento do leque de publicações para crianças. Peça também a ajuda de Deus na revisão da Bíblia Cornilescu e orientação para os leitores no uso da Palavra de Deus na vida deles.

HUNGRIA: Em 2008 todas as denominações cristãs celebraram o Ano da Bíblia. Agradeça a forma como Deus nos abençoou em todas as atividades e celebrações e ore para que os benefícios deste ano especial se façam sentir também no futuro. Prosseguimos nos nossos esforços para produzir uma edição revista da nossa Nova Tradução Protestante (1990). Ore pelos nossos funcionários e pelos acadêmicos que cooperam conosco neste projeto.

ROMÊNIA: Louve a Deus pelo aumento na distribuição de Escrituras em diferentes formatos. Oramos pelo desenvolvimento de novos títulos e por novos programas para suprir as necessidades de públicos específicos. Peça a Deus que nos ajude a acabar e a imprimir o Novo Testamento na tradução interconfessional este ano, e ore pelo desenvolvimento dos depósitos em Timisoara e Cluj-Napoca. Ore pela distribuição de publicações e pela angariação de fundos, para que possamos espalhar a Palavra de Deus por todo o país.

Você pode receber essa agenda de oração em seu e-mail, basta cadastrar-se no site da Sociedade Bíblica do Brasil

3 pRoderes