quarta-feira, 3 de junho de 2009

+17!

Maio, mês de ferias, eu aproveitei para acelerar meu ritmo de leitura. Na primeira semana, estive em Águas de Lindóia,SP, no 36 Congresso SEPAL para Pastores e Líderes. Aproveitei o tempo livre para descansar a mente lendo. Assim, a praça de Águas de Lindóia foi uma grande companheira de leitura nesses cindo dias que por lá estive. Depois reduzi a leitura por conta da viagem para Minas Gerais na casa de minha mãe. Assim, retomei as leituras em grande estilo nos últimos 15 dias de férias. Ao todo, foram 17 livros, 3746 páginas. Só para vocês terem uma ideia, antes das férias eu tinha lido 13 livros, 2502 páginas, em quatro meses. Ou seja, com tempo livre eu aproveitei e li muito! Acreditem: ler descansa, relaxa e ajuda a cabeça a viajar e divagar!
Dia 2/5 concluí a leitura de Descobrindo Deus nos lugares mais inesperados. Philip Yancey. Editora Mundo Cristão. (288p.)
Dia 6/5 concluí a leitura de Ensaio sobre a cegueira. José Saramago. Companhia das Letras. (312p.)
Dia 7/5 concluí a leitura de Tudo se fez novo. Henri Nouwen. Editora Palavra. (96p.)
Dia 11/5 concluí a leitura de Ministério Criativo. Henri Nouwen. Editora Palavra. (144p.)
Dia 13/5 concluí a leitura de O vendedor de sonhos - o chamado. Augusto Cury. Editora Academia. (296p.)
Dia 13/5 concluí a leitura de Neemias: um profissional a serviço do Reino. Paul Freston. ABU Editora. (112p.)
Dia 13/5 concluí a leitura de A cidade e os livros. Antonio Cicer. Editora Record. (80p.)
Dia 20/5 concluí a leitura de A cabeça de Steve Jobs. Leander Kahney. Editora Agir. (264p.)
Dia 23/5 concluí a leitura de Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro. Maria Esther Mendes Perfetti e João Scortecci. Scortecci Editora. (252p.)
Dia 24/5 concluí a leitura de Poesia completa de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. Companhia das Letras. (264p.)
Dia 25/5 concluí a leitura de Os hinos do Novo Testamento. Michel Gourgues. Paulus. (88p.)
Dia 26/5 concluí a leitura de Predestinação - Estudo bíblico. Luiz Quinto. Casa Editora Presbiteriana. (160p.)
Dia 26/5 concluí a leitura de O outro lado da noite. Cassio Giorgetti. Edição do autor. (160p.)
Dia 27/5 concluí a leitura de Tempus Fugit. Rubem Alves. Paulus. (110p.)
Dia 29/5 concluí a leitura de Resistência e Submissão. Dietrich Bonhoeffer. Editora Sinodal e EST. (640p.)
Dia 30/5 concluí a leitura de Carta a D. - História de um amor. André Gorz. Annablume; Cosac Naify e Éditions Galilée. (80p.)
Dia 2/6 concluí a leitura de Trabalhar cansa. Cesare Pavese. Cesare Pavese, Cosac Naify e Viveiro de Castro Editora. (400p.)

Algumas considerações sobre estas obras.

Descobrindo Deus nos lugares mais inesperados me mostrou um Philip Yancey que não conhecia: o articulista. Não gosto dos livros de Philip Yancey, mas este me surpreendeu pela linguagem direta e simples, comum em artigos e textos mais curtos.

Ensaio sobre a cegueira é um livro onde o inesperado te pega. Saramago vai do sublime ao escroto em duas linhas de maneira impressionante e sem se deixar levar pela vulgaridade e, em seguida, retorna à sublimidade do texto. Um livro que nos faz sentir na pele as emoções e angustias nele narrado.

Todos temos os nossos momentos de fraqueza ainda que nos vale é sermos capazes de chorar, o choro muitaz vezes é uma salvação, há ocasiões em que morreríamos se não chorássemos. Há esperanças que é loucura ter, Pois eu digo-te que se não fossem essas já eu teria desistido da vida.

O amor, que dizem ser cego, também tem a sua palavra a dizer.

Tudo se fez novo é um livro pequeno, simples e direto. Nouwen não faz rodeios. Em três pequenos textos, quase que sermões, ele nos mostra a razão pela qual devemos nos entregar a uma vida de disciplina espiritual. Um ótimo presente para recem convertido ou aquele seu amigo que nãosabe porque você é cristão, mas leia antes de dar.

Ministério Criativo é o segundo livro de Nouwen que leio, e seguidamente. O título do livro, num primeiro momento, pode enganar. Nouwen não trata de criatividade nas atividades ministeriais, mas sim de ser criativo, ou sejar, criar, dar vida ao ministério. Valendo-se de cinco eixos de articulação, a saber ensino, pregação, cuidado pastoral individual, organização e celebração, Nouwen faz relatos precisos de uma realiade cada vez mais constante nas Igrejas. Recomendo a leitura não apenas a pastores e pastoras ou seminaristas, mas a todo cristão que quer compreender o ministério e o mistério pastoral.

Se quisermos dormir, por exemplo, devemos de fato parar de nos esforçar em tentar dormir. Somente quando nos empenharmos em esquecer a nós mesmos por um momento, poderemos nos tornar realmente interessados no outro; isto é, nos concentrar na experiência, nos cuidados e sentimentos daquele que está diante de nós

Nunca chegaremos à intimidade sem ter encontrado e clamado por nossa identidade.

O vendedor de sonhos - o chamado me surpreendeu por um aspecto interessante: eu não gosto de Augusto Cury. Os livros dele não me fazem a cabeça. Mas tenho que dar o braço a torcer: ele sabe contar histórias, mesmo que em algumas você já saiba no que vai dar. Vale a leitura.

Como se achar sem nunca se perder?

Em Neemias: um profissional a serviço do Reino Paul Freston faz uma análise criteriosa da religiosidade evangélica brasileira contrastada à realidade do livro de Neemias. Trata-se de uma obra pequena e densa, sem teologismos e com riquezas sociológicas.

A cidade e os livros, livro de um dos meu poetas prediletos, Antonio Cicero, apresenta poemas com temáticas variadas. Destaco aqui um curto, mas que me muito me agrada:

Merde de poete
Quem gosta de poesia "visceral",
ou seja, porca, preguiçosa, lerda,
que vá ao fundo e seja literal,
pedindo ao poeta, em vez de poemas, merda.

A cabeça de Steve Jobs revela a personalidade de um dos maiores líderes na área de tecnologia do mundo. Pautado pelos pilares Foco, Despotismo, Perfeccionismo, Elitismo, Paixão, Espírito inventivo e Controle total, o autor Leander Kahney desenha a personalidade e o estilo de liderança que fazem da Apple e da Pixar empresas eficazes e à frente dos demais concorrentes.

Um objeto diz muita coisa sobre a empresa que o produziu, sobre seus valores e prioridades.

(Jonathan)Ive diz que a equipe, pequena e íntima, é crucial para a criatividade e a produtividade. Ele nega que as inovações da Apple venham individualmente de um ou outro design: são resultados da equipe trabalhando em conjunto. É um processo de "aprender coletivamente as coisas e de melhorar naquilo que fazemos. Uma das marcas registradas da equipe é a curiosidade, é ficar entusiasmado quando erra porque isso significa que você descobriu algo de novo"

Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro é um livro que apresenta, de maneira fracionada, as leis e diretrizes para quem deseja publicar um livro. Recomendo para quem não conhece muito do processo editorial e deseja aprender como publicar sua obra.

Como falar de Fernando Pessoa? Li, digo, devorei a Poesia completa de Alberto Caeiro! Pessoa é um dos poetas que mais me fascina!

Todos os dias agora acordo com alegria e pena.
Antigamente acordava sem sensação nenhuma; acordava.
Tenho alegria e pena porque perco o que sonho
E posso estar na realidade onde está o que sonho.
Não sei o que hei-de fazer das minhas sensações,
Não sei o que hei-de ser comigo.
Quero que ela me diga qualquer coisa para eu acordar de novo.
Quem ama é diferente de quem é.
É a mesma pessoa sem ninguém.

Em Os hinos do Novo Testamento o Padre dominicano Michel Gourgues traça um detalhado estudo dos hinos do Novo Testamento. A sua análise, não apenas teológica, mas também de estilo e estrutura, nos leva a contemplar uma nova dimensão para o culto e devoção de textos consagrados do Novo Testamento, como o Benedictus (São Lucas 1.68-79) e o Magnificat (São Lucas 1.46-55), entre outros. A análise dos quatro cânticos do Apocalipse é um dos destaques do livro.

Predestinação - Estudo bíblico é um livro escrito por um leigo, portanto não é um teólogo, que fundamenta a doutrina da predestinação citando única e exclusivamente o texto bíblico. Luiz Quinto tem o mérito de tornar acessível ao leitor uma doutrina que parece um bicho de sete cabeças mas que se revela simples e repleta da graça de Deus para com a humanidade nas palavras do autor.

O outro lado da noite é uma coletânea de relatos sobre um funcionário público municipal e seu trabalho com moradores de rua na região central de São Paulo. Por vezes ideológico, por vezes apolítico, Cassio Giorgetti tenta traçar um quadro humano de pessoas esquecidas pela sociedade e menosprezadas pelo poder público.

Li Tempus Fugit pela primeira vez em 1998. Li novamente para sentir o gosto de algumas passagens que amo neste livro.

O amor mora num outro lugar: as palavras. Por isso que o Milan Kundera diz que começamos a amar uma mulher no momento em que ligamos o seu rosto a uma metáfora poética. Amamos uma pessoa pela poesia que vemos escrita no seu corpo.

Resistência e Submissão é uma coletânea muito bem tecida e montada das correspondências de Dietrich Bonhoeffer na época do cárcere. Nelas você convive com os sonhos, angústias e desejos de um homem que se vê preso pelo regime Nazista tendo como acusação real a sua fé. O livro apresenta desde correspondências simples até testamentos, poesias e orações para os encarceirados. Uma leitura, muitas vezes, cansativa, mas que ao fim, nos revela como um homem conviveu com a espera pela liberdade até o dia em que foi liberto eternamente:
Liberdade, procuramos-te muito na disciplina, na ação e no sofrimento;
morrendo reconhecemos, no semblante de Deus, a ti mesma

Carta a D. - História de um amor é, literalmente, uma carta que o escritor André Gorz escreveu para sua esposa, D., já na velhice. Ele fala da história de suas vidas do seu ponto de vista. Qualquer comentário a mais que eu possa fazer, quebrará com as expectativas. Leia, é curto e vale a pena.

Você acabou de fazer oitenta e dois anos. Continua bela, graciosa e desejável. Faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos, e eu amo você mais que nunca.

Trabalhar cansa é um livro que vale a pena ler com em ritmo lento. Comecei a leitura dele na sexta-feira e terminei na terça. O poeta foi traduzido do italiano para o português por Maurício Santana Dias, que fez o brilhante e gigantesco trabalho de traduzi-lo preservando a métrica dos versos. O prefácio, de setenta páginas, é fundamental para entender a história de vida de Cesare Pavese e de suas poesias.

Trecho de Mania di Solitudine
Mangio un poco di cena alla chiara finestra.
Nella stanza è giá buio e si vede nel cielo.
A uscir fuori, le vie tranquille conducono
dopo un poco, in aperta campagna.
Mangio e guardo nel cielo — chi se quante donne
stan mangiando a quest’ora — il mio corpo è tranquillo;
il lavoro stordisce il mio corpo e ogni donna.

Mania de Solidão
Como um leve jantar posto à clara janela.
Já está escuro no quarto e se vê pelo céu.
As estradas tranquilas lá fora conduzem,
em um breve percurso, aos campos abertos.
Como e olho para o céu — quiçá quantas mulheres
fazem o mesmo a esta hora — e o meu corpo está calmo;
o trabalho atordoa o meu corpo e as mulheres.

Nenhum comentário: