segunda-feira, 8 de junho de 2009

A trindade
São João 3.1-17

Tenho por prática cristã seguir os texto do Calendário Litúrgico. Este calendário nos trás leituras acerca dos principais eventos da vida de Cristo ao longo do ano. Começou no Advento, passou pelo Natal, Quaresma, Páscoa, Pentecostes e chegamos hoje no domingo da Trindade, em que se celebra o Deus Trino. É sobre a ação deste Deus maravilhoso que existe como Pai, Filho e Espírito que vamos compartilhar.

Temos vivido períodos de dificuldade para nossa caminhada como igreja. Vivemos um período onde a o ser Evangélico tornou-se um produto de mercado. Vemos livros, discos, revistas e uma infinidade de produtos sendo vendidos em nome de Deus e de Jesus. Declarar a justiça de Deus tem sido difícil nos dias de hoje. Mas como podemos viver de forma a anunciar e viver o Reino de Deus?Olhando para o texto surge a pergunta de Nicodemos: Como pode um homem nascer de novo? Reconhecendo Jesus como Senhor! O reconhecimento do Senhorio de Cristo deve causar em nós o impacto da mudança de vida. Não podemos simplesmente olhar para Jesus como um marco histórico, ou quem sabe, um grande homem que viveu há muito tempo atrás. É preciso conhecer o que Jesus fez por nós e ser impactado, incomodado pela sua vida e pelo que ele fez por nós. Para isto é necessário deixar que Ele nos mostra a Sua vontade, deixar que ele mostre o que está errado na nossa vida para que comecemos uma nova vida de amor e justiça, é necessário nascer de novo!

Nascer de novo é olhar para o mundo com os olhos de Deus, os olhos de amor. É enxergar em meio a violência, a opressão, a corrupção alternativas de mudança da nossa realidade. Olhar com os olhos de amor é enxergar no meio dos problemas o caminho de Deus para transformar as nossas vidas. Quem aqui não vive ou já viveu uma situação de opressão? Sabe aquele patrão ou chefe de setor que faz questão de te pressionar mesmo quando não precisa? Ou então pede para você fazer algo além da sua função e se você não faz é pressionado a todo instante. Isto é uma opressão real na nossa vida. Para vencê-la é preciso estar em comunhão constante com Deus, para conhecer a Sua vontade, é preciso estar em contato com o Espírito de Deus! É preciso nascer no Espírito!

Nascer de novo é vida de comunhão com o Espírito, e deixar que o Espírito se mova em nossas vidas. Assim, viveremos de acordo com a vontade de Deus. Por isto precisamos estar afinados com Deus, para que o Espírito Santo possa fazer de nós instrumento de Sua vontade. Deus nos criou, Jesus nos mostra a vontade de Deus e o Espírito é quem age em nossas vidas para que se cumpra o que Deus tem reservado para nós. Vamos nascer de novo! E viver a conseqüência deste nascer!

Pois Nascer de novo é compromisso com o povo O Espírito é livre para agir, e Ele nos dá intrepidez e liberdade para agirmos e vivenciarmos o Reino de Deus. Sim, é ao nascer de novo que nós somos instrumentos de Deus. Só que precisamos nos lembrar de algo importante que Jesus falou: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. Vejam só que ensino grandioso para nossas vidas: somos de Deus se fazemos sua vontade e não Ele a nossa! O Espírito sopra onde quer, ou seja, vai onde sabe ser necessário! Por isto não podemos pensar que Deus é instrumento de nossa vontade, nos é que somos instrumento de Deus para testemunharmos suas obras!

Testemunhamos o que temos visto, e o mundo tem fechado os olhos para o nosso testemunho, porém, a voz e a ação Libertadora do Evangelho não devem silenciar-se dentro de nós, mas devem provocar em nós o agir constante em amor ao ser humano. Não podemos, pelo fato do mundo não ouvir a nossa voz, calar-nos! Ao contrário, somos chamados a sermos instrumento de Deus para levar seu amor. Muitos não crêem por não estarem ligados aos assuntos celestiais, por isto precisamos ser instrumentos na mão de Deus para que Ele possa alcançar ao perdido! Tirar das trevas o que carece de Luz. Precisamos expressar este amor de Deus

Pois Nascer de novo é o amor de Deus para conosco Nascer de novo é reconhecer o amor de Deus para conosco, é reconhecer que Ele enviou seu Filho ao mundo por amor de nós. Não nada maior que este amor. Não há o que temer quando se vive neste amor. Ele nos ama e doou o seu bem precioso por amor de nós. Quando reconheço este amor maravilhoso posso amar meu próximo com o amor de Deus, posso amar meu inimigo com amor de Deus, posso amar e viver em amor. Amor que não tem fim, que não acaba, que é eterno pois vem de Deus e é ele que nos dá o amor para com todos. Por isto, mesmo nas situações de injustiças que já falamos, devemos olhar com amor.

Não somos feitos filhos de Deus para lançarmos dedos acusadores e moralistas em cima de nossos irmãos, somos feitos filhos de Deus para amarmos e vivermos em amor com nossos irmãos. Há uma diferença simples nisto: quando eu acuso me coloco como dono de uma verdade, impondo uma mudança que eu acho certo. Quando eu amo e procuro o amor como meio de solução, me coloco como instrumento de Deus para mudar. Nisto vemos a diferença de quem nasceu de novo e ainda não nasceu de novo. Não por que acusarmos nosso próximo, somos tão pecadores quanto ele. Precisamos ajudar em amor, aceitar em amor, corrigir em amor, andar em amor, ser corrigido em amor. Deixe a acusação para o acusador. Nosso pecado já está consumado na cruz, não há por que eu condenar o pecador que é tão pecador quanto eu, antes devo ama-lo! Não devemos nos deter em acusar ninguém devemos amar olhando sempre para Deus e seu Reino! Caminhando seguros da Vida eterna!

Vida eterna, este é o presente de Deus para nós, por isso devemos viver o Evangelho sem medos e sem angústias, pois o Evangelho é liberdade, é ação, é libertação e é o amor de Deus para com os homens. Este é o mistério da Trindade: Deus que nos ama e doa seu Filho que nos redime e envia Seu Espírito que nos orienta! Vamos viver este amor que renasce a cada dia e que nos torna servos de Deus.

Concluindo, nascer de novo é a ação do Espírito Santo sobre nós, nos constrangendo a um compromisso com o povo, ser humano, não para condenação moral ou social, mas para libertação das opressões, sempre repletos do amor de nosso Deus. Neste domingo que celebramos a Trindade no Calendário Cristão, que possamos nos lembrar que Deus Pai, Filho e Espírito querem de nós um servir alegre e espontâneo fruto do nascer de novo!

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: