segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O mais importante é o que serve
São Marcos 10.35-45
Sermão do culto matutino da Igreja Presbiteriana Independente de Grajaú

Lugar de destaque. Você, com certeza, também quer um lugar de destaque na sua vida. Tiago e João, discípulos de Jesus, queriam este lugar de destaque. Queriam tanto que criaram coragem e pediram a Jesus um lugar ao seu lado no trono da glória.

Podemos pensar que o pedido de Tiago e João é um absurdo. E na verdade é mesmo. Mas nós não somos diferentes. Pensamos que podemos pedir a Jesus que nos faça brilhar, que nos faça ter o sucesso e a vitória que nós sempre desejamos. Mas nem sempre é o que Deus quer para nós. Jesus não atendeu o pedido de Tiago e João. Mas também não fez deste pedido um motivo de chacota ou de menosprezo para com os discípulos. O que nos mostra que Jesus não é um líder que oprime, e sim que acolhe e transforma expectativas em motivação, mesmo que estas expectativas não sejam atendidas.

Assim, Jesus mostra aos discípulos que o Reino de Deus é diferente. Lugares de destaques não é definido pelo Rei Jesus, mas por Deus. A ele compete determinar o lugar de cada um no Reino. O que resta então aos discípulos e a nós cristãos hoje? Resta-nos servir. É o que nos diz Jesus. “e quem quiser ser importante, que sirva os outros.”

Servir. Quem hoje está disposto a servir ao seu próximo? Quando ouvimos pedidos de justiça e pedidos de paz na sociedade, pergunto o que cada um é capaz de fazer pela paz. Até que ponto você e eu somos capazes de servir ao nosso próximo, sem querer destaque, sem querer glórias, sem querer aparecer para os outros. Uma vida de serviço não é fácil. É você colocar-se no lugar do seu próximo e compreender as motivações e problemas dele. É dar-se e doar-se por amor ao seu próximo. Jesus fez isso por mim e por você. Ele nos compreende e sabe o que passamos e quais são os nossos anseios. Mesmo sendo ele o Filho de Deus, não fez de sua posição uma forma de tirar vantagem, mas sim de salvar a humanidade. Jesus optou pelo caminho mais difícil, o caminho do serviço.

Voltando ao início de nossa reflexão, Tiago e João, ao pedir a Jesus para sentarem ao seu lado, são questionados se eles estariam dispostos a passar pelo sofrimento que Jesus passaria. A resposta positiva dos discípulos confirmou-se no futuro, quando Tiago morre como mártir do Evangelho e João sofre no exílio. A disposição dos discípulos em servir a Jesus os levaram a pedir um lugar de destaque, mas somente depois da morte e ressurreição de Jesus é que compreenderam as forças das palavras de seu mestre: aquele que quer ser o primeiro, que seja o escravo.

Estejamos dispostos a servir a Deus, sempre, com a disposição de servir a cada dia mais a Deus. Lembremo-nos: o mais importante é o que serve. Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Ouça aqui este e outros sermões.

Nenhum comentário: