sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Uma graça sem limite
Efésios 1.3-14
Talvez você e eu não consigamos compreender os propósitos de Deus para nossa vida. É preciso conviver com Ele e perceber que Ele manifesta a nós a sua bondade através da Graça. Graça é um favor imerecido, ou seja, nós não merecemos mas recebemos um prêmio, um presente,uma recompensa. Nós, como pecadores, não merecemos a salvação, o sacrifício de Jesus, mas recebemos porque Deus nos dá. Vamos hoje tentar entender em que se manifesta a Graça de Deus.

A sua graça se manifesta em que
Ele nos escolheu antes de nós o escolhermos.
assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele;
Nós somos de Deus não porque aceitamos a Cristo. Eu não aceitei a Cristo, foi Ele que me recebeu e me fez d’Ele apesar de meus pecados. Pertencemos a Ele se Ele o quer e não há absolutamente nada que possamos fazer para mudar isto. Não há choro, não há barganha, não há Igreja que possa mudar isto. Somos d’Ele porque Ele o quer. Isto pode parecer-nos loucura, mas vamos nos lembrar do ladrão da cruz, a quem a tradição chama de Dimas “o bandido”. Existe uma música que diz:
Aos 45 do segundo arrependido,
Salvo e perdoado,
É DIMAS o bandido
É louco o bagulho
Arrepia na hora
Dimas o primeiro “vida louca” da história

Assim é graça de Deus. No último instante, depois de uma vida de crime, Deus redime, porque Ele quer. Não há nada que poderia ser feito, Deus sabia desde a fundação do mundo que Dimas era d’Ele e nem uma vida de crime pôde afastá-lo da Graça de Deus, mesmo que aos “45 do segundo tempo” de sua vida.

A sua graça se manifesta em que
Nos fez filhos d’Ele através de Cristo para seu louvor e nossa redenção
e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,
nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;

Somos feitos filhos de Deus. Isto não acontece para nos julgarmos melhor do que ninguém, pelo contrário, somo feitos filhos de Deus com dois propósitos bem definidos: louvor da Sua glória e nossa redenção.
Reconhecemos que Ele é Senhor da nossa vida e por isso vivemos uma vida de louvor, ou seja, uma vida de acordo com Sua vontade e Seu propósito para nós.
Porém precisamos saber que o reconhecimento do Senhorio de Deus não nos dá acesso a Salvação, o próprio Senhor Jesus Cristo afirma em Mateus 7:21 que “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus”. Antes, a salvação é dada por Deus, é Ele quem decide. Pode ser o melhor dos cristãos ou o pior dos pecadores, Deus dá a quem Ele quer. A nós cabe o servir e buscar Sua vontade, confiados na Graça Divina!

A sua graça se manifesta em que
Nos revelou sua vontade para levarmos aos homens sua soberania em Cristo,
desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra;
em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

A vida do cristão não é feita de outra palavra a não ser servir. Somos chamados a servir a Deus, a servir ao próximo, aos inimigos, aos necessitados. Somos chamados para construir um Reino de amor cuja soberania é do Senhor Jesus. Efésios nos deixa claro, todas as coisas devem convergir para Cristo, afim de que venhamos a trabalhar para guiados por Deus para a construção do Reino.
A Graça de Deus que nos capacita, que nos fortalece, que nos dá a direção para o cumprir a tarefa de levar o amor e a justiça ao mundo.

Conclusão
Vimos que é a Graça de Deus que nos escolhe e não nós que escolhemos a Ele, que pela Sua Graça somos feitos filhos de Deus através de Cristo para Seu louvor e nossa redenção e que a Graça de Deus nos revela a sua vontade para levarmos o Evangelho aos homens. Portanto, diante de tamanha Graça, não devemos nos deixar levar por ondas de doutrinas ou modismos de igreja, mas devemos viver debaixo da Graça de Deus, não por moralismo, mas por fé, que Ele nos dá, dispostos ao serviço e prontos a trabalhar. Que Deus nos abençoe.


Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: