sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Efésios 3.14-21
Existem situações nas nossas vidas em que nós não conseguimos enxergar, dimensionar e vivenciar um amanhã de esperança. Muitas vezes deixamos que a vida e sua interminável correria nos consumam o espírito. Deixamos de lado o exercício diário da oração e leitura da bíblia, da comunhão com os próximos e com os da fé. Quero hoje compartilhar com você o texto da carta aos Efésios 3:14-21 que nos convida a união e fé!

Fortalecido
Por que o autor de Efésios se põe de joelhos? Ora, no versículo 13 ele pede que não venhamos a desfalecer em tribulações. Por isto ele ora a Deus que nos conceda que sejamos fortalecidos com poder, mediante o Espírito Santo no nosso interior.
De uma coisa eu não tenho dúvidas: somos fracos. Eu e você não conseguimos resistir às tempestades que assolam o barco da nossa vida. Muitas vezes preferimos deixar de lado uma tarefa a ter que enfrenta-la. Preferimos não encarar um problema. Dá trabalho. Causa choro. Divide. Irrita. Sai briga. Arrumamos quantas desculpas forem necessárias para não enfrentarmos os fatos de nossas vidas.
Meu querido, a vida é uma só. O que você pode fazer, faça agora. Depois da morte só Deus sabe o que acontece. Eu e você nem sequer imaginamos. O Pai nos deu vida para que a vivamos de maneira saudável e harmoniosa. Temos problemas, mas precisamos buscar o poder de Deus, a presença do Espírito de Deus sobre nós para podermos suportar as dificuldades. Necessitamos conhecer mais a vontade de Deus para nossas vidas. Não dá para viver a vida “empurrando com a barriga” os nossos problemas, as nossas relações.
É preciso restauração, é preciso perdão, é preciso cura. É preciso viver a alegria da presença do Espírito que nos transforma dia-a-dia. Como fruto desta vida transformada perceberemos que de fato Cristo habita em nós.

Cristo habite em nós
Sim! Pela fé, a mesma fé que o autor de Efésios diz ser dom de Deus, dado por Ele, esta fé que nos move nos fará ver e compreender a presença de Cristo.
Para isto, além de vivermos pelo poder de Deus através do Espírito Santo, é preciso viver “arraigado e alicerçados em amor”.
Ora, o que é viver arraigado em amor? Digo-vos, pois irmãos, que para que tenhamos uma vida alicerçada no amor é preciso amar ao próximo como nós mesmos e a Deus acima de todas as coisas. Parece mais um jargão, uma máxima evangélica. Não! É um desafio praticamente impossível. É você se doar em favor do outro. É entregar sua própria vida, se necessário, em favor do seu próximo. É amar a vida e a justiça acima de todos os outros sentimentos, pois Deus é Deus de amor e justiça. Viver como Jesus viveu, caminhando na direção que Ele caminhou.
Somente quando andarmos na direção que Ele andou é que compreenderemos o amor de Deus.

Compreender o amor
Este amor que Ele tem para com as obras de Sua magnífica mão assemelha-se ao amor de uma mãe para com seu filho. Incondicional. Mesmo sendo nós filhos rebeldes e desobedientes. Ele nos ama e quer que vivamos sob seu amor. Ele quer nos ensinar sobre a vida e sobre como andar em amor. Justiça, misericórdia, compaixão, são elementos que Ele quer que aprendamos a viver. Uma vida no estilo d’Ele. À moda de Deus.
É sendo fortalecidos pelo Espírito e Cristo habitando em nós que compreenderemos a verdadeira vontade de Deus.
Meu querido, não se preocupe com depois da morte. A Deus pertence. Não se preocupe com o dia de amanhã. A Deus pertence. Sonhe, planeje, mas espere que Ele, que nos conhece, cumpra a Sua santa vontade.
Não há como explicar tal amor. Amor que excede todo o entendimento. Vai além daquilo que qualquer homem possa explicar. Ultrapassa a linha da razão. Não há sistema psicológico, psicanalítico e filosófico que consiga entender ou dimensionar tal amor. Apenas fortalecidos pelo Espírito e Cristo habitando em nós que podemos compreender. Não há sistemas ou outros meios. É ato de fé, não da razão, por isso não podemos colocá-lo em sistemas e estudos.

Conclusão
Depois de fortalecidos pelo Espírito, Cristo habitando em nós e Compreendendo o amor de Deus é que chegamos ao fim de tudo: Ele é poderoso para fazer em nós tudo conforme o seu poder! A nós cabe darmos glória a Deus por intermédio da Igreja em Cristo Jesus! Hoje e sempre!
Vivamos fortalecidos pelo poder de Deus, para que possamos conhecer a plenitude de viver debaixo da Graça.
Que Cristo habite em nós e nos fortaleça no amor, plantando-nos e alicerçando-nos n’Ele.
Que através da força de Deus e da vida de Cristo, possamos compreender sua vontade.
E assim, possamos dar glórias a Deus através de nossas vidas, de nossa Igreja e por intermédio do testemunho acerca de Cristo Jesus. Que Deus nos dê força, amor de Cristo, entendimento e coragem para uma vida de adoração.


Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: