sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O que todo discípulo de Jesus deve saber e fazer
São Lucas 5 1-11
Como cristãos somos chamados também de discípulos de Jesus. Como seguidores de Jesus devemos aprender a seguir a Jesus de forma conscientes. Para isto precisamos aprender os três pontos básicos para sermos cristãos.
Hoje, vamos conhecer estes pontos e compreender onde devemos mudar a nossa vida para melhor seguir a Cristo.

O primeiro ponto que todo cristão deve saber e praticar é que…
O discípulo de Jesus precisa ouvir
A multidão apertava Jesus na beira do lago. Sentindo que precisava se posicionar melhor, Jesus entra em um barco e pede aos pescadores que se afastem um pouco para melhor ensinar ao povo.
O contato de Simão Pedro com Jesus foi na pregação. No ensino. A beira do lago de Genesaré, Jesus ensino a multidão e eles o ouviam.
Assim como aquele povo na beira do lago, nós nos reunimos em torno da Palavra de Deus para ouvir o que ela tem a nos dizer pelas leituras, cânticos e pregação do pastor ou pastora. É preciso ouvir esta palavra, mais do que isto, é preciso ouvir com atenção a palavra que é dada em nome de Jesus. Independente de ter nascido em lar cristão ou não, é preciso sempre ouvir o que a Palavra de Deus tem a nos ensinar. Não podemos fechar os nossos ouvidos aos ensinos da Palavra de Deus e nos contentarmos só com outras partes do culto. Quantos de nós não prefere os cânticos. Quantos não preferem somente as orações. Todos tem o seu valor e espaço. Mas quantos de nós não ficamos incomodados em ficar um tempo sentados ouvindo a Palavra de Deus ser proclamada? Quantos de nós não ficamos até com sono, chegando a cochilar, quando fazemos as leituras diárias da Bíblia? Quantos de nós lê a Bíblia todo dia?
É preciso saber ouvir a Palavra de Deus fielmente. Diariamente. O bom cristão sabe ouvir a Palavra de Deus.

Mais do que ouvir a Palavra…
O discípulo de Jesus precisa obedecer
Veja que Jesus primeiro pede que afastem o barco da beira para que todos possam ouvir. Após terminar de falar, Jesus pede para que os pescadores laçarem suas redes. Mesmo tendo pescado a noite inteira, Simão obedece firmado na palavra de Jesus.
Todo cristão é, por definição, obediente. Simão poderia simplesmente ter questionado Jesus. Ter dito a ele que ele é carpinteiro, filho de carpinteiro e que de mar e peixe quem entende não é carpinteiro mas sim pescador. As redes já estavam inclusive lavadas. Prontas para serem guardadas. Mas Simão obedece e ao obedecer, Simão experimenta das maravilhas que Jesus pode fazer. Eles pescam tanto peixe que as redes e os barcos ficam abarrotados de peixe.
Como cristãos devemos ouvir e obedecer a palavra de Deus. Ao ouvir a Palavra tomamos consciência da vontade de Deus para nós. Ao obedecê-la nos tornamos servos de Deus, fazendo das nossas vidas uma parábola da Palavra de Deus.
Acontece que somos, por natureza, desobedientes. Preferimos o que é mais fácil, o que não agrada a Deus. Até ouvimos a Palavra, mas não a praticamos. Somos filhos desobedientes. Mas temos a oportunidade de mudar, de obedecer a Deus. Pelo Sangue de Jesus somos convidados a nos distanciarmos do erro e caminhar sempre em novidade de vida.
Assim, somos chamados a obedecer. E quando obedecemos Deus faz transbordar as bênçãos em nossas vidas. Nossa vida fica tão repleta de paz e alegria divina que não conseguimos segurar isto em nós e passamos a proclamar o Evangelho através das nossas vidas! Assim ouvimos e obedecemos a Palavra!

Mas além de ouvir e obedecer …
O discípulo de Jesus precisa reconhecer
Ao ver o barco quase afundando de tanto peixe depois de uma noite sem pegar nada, Pedro reconhece que Jesus é Filho de Deus e pede que o Mestre se afaste dele, pois ele é um pecador.
O que Jesus fez foi mostrar à Pedro o seu poder. O que Pedro viu foi manifestação deste poder. A reação de Pedro foi imediata: sou pecador!
O que é um pecador diante daquele que não tem pecado? Nada. Impuro. Imperfeito. Um nada. Mas Jesus olha para Pedro, o pescador, e não vê os pecados de Pedro. Não vê o coração duro de Pedro mas vê que ele não hesitou em reconhecer Jesus como Mestre.
Como cristãos precisamos reconhecer que Jesus é o Senhor. É ele quem manda. É ele quem decide. É ele quem salva. É ele quem capacita. É ele quem ensina. Nós somos pecadores, ou seja, somos nada. Não adianta fazer manhã. Bater o pé. Exigir os seus direitos como seguidor de Jesus que nós não temos direitos. Temos única e exclusivamente a Graça de Deus que nos resgata das trevas para a luz. Que nos tira do pecado. Que nos faz ouvir a Palavra. Que nos faz obedecer a Palavra e que nos conduz a reconhecer a Jesus como Senhor!
Somos pecadores. Sem Jesus, somos nada. Mas Jesus transforma a nossa vida e nos liberta do pecado. Para quê Jesus nos liberta do pecado? Para nos tornar pescadores de homens!
Assim concluímos que…
Conclusão
Todo cristão deve ouvir a Palavra de Deus diariamente e isto se dá não só no sermão, mas também na leitura desta Palavra. Todo cristão deve obedecer a Palavra de Deus, tornando-se verdadeiras parábolas dos ensinos bíblicos. Todo cristão deve reconhecer, a todo instante e em todas as atitudes, que Jesus Cristo é o Senhor. Assim, ouvindo, obedecendo e reconhecendo teremos o privilégio de vivermos como servos de Deus, pescadores de homens, chamados para levar a mensagem do Evangelho para os que estão carentes da paz e da liberdade que só Cristo dá!


Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: