sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O justo viverá pela fé
Habacuque 1.5—2.5
A fé, este enigma que recebemos de Deus para nos relacionarmos com Ele, como a fé transforma a nossa compreensão do mundo? Como podemos ter fé nos dias de hoje?

A Sensibilidade
Habacuque foi um profeta conectado com a realidade de seu tempo. Sabia o que acontecia. Interessante notar que Habacuque consegue perceber o que muitas vezes nós percebemos só depois que passou: a transição de poder. Habacuque olha para os caldeus, neobabilônios, surgindo como potência e dominando o Império Assírio e, portanto, Judá. Habacuque não consegue compreender a razão de tal dominação, mas isto falaremos mais adiante, o que nos interessa agora é que Habacuque fez o que nós devemos fazer!
O profeta Habacuque, através da realidade à sua volta conseguiu perceber a decadência de um império e o nascimento de outro. Quando o profeta vê os caldeus invadindo Judá ele percebeu que ali viria uma opressão maior do que a que o povo vivia. Habacuque estava certo. Não sabemos se ele viveu para ver, mas pouco tempo depois de seu texto ser escrito e lido às portas do templo, este mesmo templo veio a baixo.
Amados, precisamos pedir a Deus que tenhamos a sensibilidade de Habacuque: olhar para a nossa situação e perceber o que pode acontecer à nossa volta. Como cristãos devemos perceber a nossa realidade aqui em nossa Igreja, a ......... e ver que tipo de situações tem oprimido ao invés de libertar. Indo além, precisamos abrir nossos olhos para a realidade da nossa cidade, ver que nossas ruas estão repletas de pessoas e estas pessoas são preciosas demais para que sejam engolidas por um sistema que oprime e escraviza o homem.
Precisamos ser sensíveis ao ponto de confiarmos naquilo que Deus tem reservado para nós e nós ainda nem sabemos.

A Indignação
Porém, não adianta apenas sensibilidade, há que se dizer, há que se indignar e se Habacuque tinha uma característica, além da sensibilidade, esta era a de não se conformar!
Habacuque é um dos poucos, senão o único, profeta que questiona diretamente Deus, vs.14 e vs. 17, acerca de Seus atos perante os homens. Habacuque não compreende o por quê de tamanha opressão, tamanha crueldade para com seu povo. Mesmo reconhecendo o pecado e a dureza de coração de seu povo, Habacuque, ainda assim, não compreende como Deus pôde permitir tal situação.
Nós, igreja, como nós estamos nos portando diante daquilo que nos cerca? Será que temos questionado a nossa realidade interna? A realidade que nos cerca? Nós, cristãos, temos olhado para nossos lares e visto o que tem oprimido pais, filhos, parentes? Será que reconhecemos a dureza de nossos corações? Será que temos nos inconformado com ela?
Quantas vezes nós não nos assemelhamos a Habacuque, não é verdade? Quantas situações de morte, desemprego, doenças e dificuldades de relacionamento nós já questionamos a Deus: Por quê? Não compreendemos as nossas situações, muitas vezes por não sermos sensíveis, muitas vezes por não percebermos o que Deus quer para nós. Habacuque tinha sensibilidade? Sim, ele tinha, mas ainda não conseguia compreender os propósitos de Deus para o seu povo, não conseguia compreender o que Deus esperava e queria dele.
Precisamos da sensibilidade para conhecermos nossa realidade e do senso de inconformismo para não nos acomodarmos a ela, mas quando a situação parece não ter solução, quando parece que não há saída, nos vemos como o profeta: por quê?

A Fidelidade
Mesmo diante de tamanha opressão Deus reservava a Habacuque uma resposta que muitas vezes nós não gostamos de ouvir: espera!
Deus disse ao profeta aquilo que nós rejeitamos, não queremos ouvir, não queremos sequer fazer menção diante de uma situação de dificuldade: espera!
Parece estranho diante de uma tempestade, de uma calamidade, de uma situação onde o tempo para nós é curto, ouvir de Deus: espera!
Deus promete a Habacuque que a salvação e o livramento viria e que mesmo que tardasse, era para esperar, pois viria. Vs.3.
Diante da calamidade Habacuque é convidado a ter calma, a ser paciente, a controlar-se pois aquilo tudo que presenciava era a soberba do homem corrompendo, dominando, tomando para si o que não era dele de direito, mas aquele que busca a justiça de Deus, este viverá pela fé!
Ah meu irmão e minha irmã, esta é a mensagem de Habacuque: não importa o quanto estão pesando a mão sobre você, não importa o tamanho do sofrimento, não importa se as situações adversas pareçam intermináveis, isto tudo é fruto da soberba, da ganância, da arrogância de homens, nós somos filhos do Deus que É, daquele que nos faz justo e devemos estar sensíveis à nossa realidade, não nos conformarmos e sobretudo, esperar! O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ!!!
Ah queridos irmãos, que promessa grandiosa! Que promessa...difícil! Queremos o “deus do milagre”, queremos o “deus que faz agora”, queremos o “meu deus”, queremos que Deus faça do nosso jeito! Não amados, Deus quer de nós a busca pela justiça, quer que tenhamos sensibilidade e inconformismo com as situações de opressão, mas o livramento é d’Ele, é Ele quem realiza, é no tempo d’Ele e a nós cabe lutarmos e não nos conformarmos, pois o soberbo está aí, mas o justo, este, que devemos ser nós, VIVERÁ PELA FÉ!

Conclusão
Que promessa grandiosa e difícil de viver! Como é difícil suportar a dor, a dificuldade. Como é difícil perceber a nossa realidade, o que realmente está acontecendo ao nosso redor quando a opressão é grande. Como é difícil indignar-se, não se conformar com as situações opressoras que nos cercam! Mas principalmente, como é difícil chamar para nossas vidas esta responsabilidade que Deus diz a Habacuque: O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ!!!

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: