sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Deus está no controle
Jeremias 18.1-11

Jeremias estava angustiado quando Deus o chama para ir até à casa do oleiro e observar o trabalho deste. Prontamente Jeremias desce até à casa do oleiro e observa atentamente seu trabalho. O oleiro toma o barro, coloca-o sobre as rodas de pedra, começa a girá-lo,joga água, molda, de repente se quebra, o oleiro recomeça mais uma vez, mais outra, mais outra, mais uma vez! Pronto! Ficou pronto!
A visão de Jeremias daquela cena é a ilustração do sermão de IAVÉ para o profeta: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Deus está no controle de tudo. Está no controle para arrancar, derribar e destruir como está no controle para edificar e plantar. Assim como fez o oleiro com o barro, Deus quer faz com cada um de nós.pacientemente e cheio de misericórdia ele começa e recomeça, quantas vezes forem necessárias, a luta para moldar nossas vidas à sua vontade, mas para isso é preciso estar disposto ser barro moldável.
Hoje, queremos compartilhar com você um pouco sobre como Deus arranca, derriba e destrói e como ele edifica e planta, se estivermos dispostos a nos convertermos.

Deus está no controle…
Para arrancar, derribar e destruir.
Após ver o trabalho do oleiro, Jeremias recebe de Deus uma palavra de orientação e alerta. Nos versos 7-9 vemos que Deus diz ao profeta que, se houver mudança de atitude, Deus pode mudar de opinião. Para isso, basta que o povo se converter da maldade em que leva sua vida.
Este é o convite de Deus para nós. Muitas vezes agimos de maneira que não agradamos a Deus e pensamos que Deus não vê nossas atitudes erradas. O povo, no tempo do profeta Jeremias, estava fazendo o que desagradava a Deus, e por isso, Deus lembra ao seu povo, através do profeta Jeremias, que ele está no controle, e não o povo.
Nós precisamos nos lembrar que quem está no controle é Deus, sempre. As nossas atitudes e palavras devem sempre vir com a consciência de que somos de Deus, pertencemos a Deus, ele nos molda e nos convida a sermos transformados pela ação do Espírito Santo em nossas vidas.
Para isso é preciso ser quebrado, recomeçar, refazer. Tal qual o oleiro com o barro, Deus nos molda, mas somos duros, precisamos de mais água para amolecer, girar mais tempo na roda para ganhar forma. Assim, Deus vai moldando nossas vidas e em determinados momentos, precisa nos quebrar, para ser refeitos de acordo com sua vontade.

Por isso, Deus está no controle também…
Para edificar e plantar.
Da mesma forma como Deus, através da sua mão, pode arrancar, derribar e destruir, ele também pode edificar e plantar. Mas para que Deus edifique e plante, é preciso mudança de atitude.
Deus deixa claro ao profeta Jeremias que se o povo estiver em seus caminhos e dele se desviar, ele muda seus planos. Da mesma forma, se o povo estiver distante e se converter, ele muda seus planos. Deus é fiel, nós devemos ser fiéis para com ele. Deus é justo e espera de nós atitudes de justiça.
Ao quebrar o barro, um vaso quase pronto, e começar novamente, o oleiro mostra que não está satisfeito com seu trabalho, pode ter visto uma falha, um erro, algo que não o agradou, por isso, ele o quebra e recomeça. Assim Deus quer que façamos em nossas vidas. Ao olhar para imagem que Jeremias viu, podemos ver Deus como o Oleiro e nós como o barro. Precisamos ser refeitos.
Quantas vezes nas nossas vidas temos a oportunidade de recomeçar algo errado? Quantas vezes nas nossas vidas temos a oportunidade de olhar para o passado, encontrar os erros e recomeçar? Deus nos dá essa oportunidade diariamente. A misericórdia de Deus, que se renovou essa manhã sobre a minha e a sua vida e se renova diariamente por toda a eternidade, é que nos dá a oportunidade de recomeçarmos.
Como é difícil recomeçar. Como é difícil encarar o passado, reconhecer o erro e começar de novo. É difícil se livrar das garras sempre tão seguras da vida, se livrar dos fantasmas do passado, se livrar das molduras de uma vida regrada pelo desejo próprio, se livrar das escoras que sustentam nossa vida, se livrar dos domínios que temos e exercemos, se livrar da esporas que insistem em machucar-nos ou que insistimos em usar para ferir, se livrar do fascínio de uma vida que os valores do mundo nos proporcionam. Mas começar de novo passa por uma mudança de atitude e pelo arrependimento e aí perceber que valeu a pena ter se rebelado contra uma vida de erro, valeu a pena ter se debatido nas lutas diárias, valeu a pena ter se machucado na vida para aprender com as feridas, valeu a pena ter sobrevivido às dificuldades de um recomeço, valeu a pena ter virado a mesa quando a vida oferecia oportunidades de vitórias momentâneas e não eternas, valeu a pena ter se conhecido melhor para um recomeço diferente, valeu a pena ter virado o barco e ter jogado fora tudo o que nos prendia ao passado, valeu a pena ter se socorrido, pois depende da nossa atitude de arrependimento o começar de novo, depende de contar consigo.

Concluindo…
Conclusão
O profeta Jeremias recebeu de Deus uma mensagem clara ao observar o trabalho do oleiro: convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau proceder e emendai os vossos caminhos e as vossas ações.
Este é o convite de Deus para nós hoje: é preciso começar de novo. É preciso ser quebrado e refeito. É preciso reconstruir. É preciso converter-se. É preciso arrepender-se.


Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: