sexta-feira, 14 de setembro de 2007


Hebreus 12.1-3
A nossa caminhada de vida muitas vezes passa por tribulações e dificuldades. Diversas vezes nos cansamos, desfalecemos e queremos largar tudo: igreja, ministérios, trabalhos.
Queremos hoje compartilhar uma passagem onde somos convidados a uma vida de fé, debaixo da Graça, para que não haja desanimo e sim, vida e motivação!

Nos exemplos do passado, motivação para o futuro.
O capítulo anterior ao texto que lemos temos os exemplos de fé e o seu significado. O capítulo 11 de Hebreus é conhecido como o capítulo da Fé. Com certeza você já deve ter ouvido que “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. Se, portanto, o capítulo 11 é o da fé, o início do capítulo 12 nos convida para uma caminhada no sentido de desenvolver esta fé que nos é apresentada no capítulo anterior.
Somos convidados a deixar de lado todo o peso do pecado para, motivados pelos testemunhos do passado, darmos um passo de fé em direção ao futuro.
Ora, que passo é este que temos que dar? Um passo em direção ao exercício da fé. A mensagem de hoje nos convida a caminharmos em direção ao nosso alvo e juntos exercitarmos a nossa fé. Confiar que mesmo que pareça difícil a igreja crescer, confiados no Senhor, lutaremos para isso. Confiar que mesmo que pareça impossível a união de todos para que a comunhão seja plena e o crescimento também, ainda assim perseguiremos este objetivo. Crer que por mais difícil que seja arrumar um emprego, no tempo certo Ele abrirá as portas. Crer que por mais difícil que seja eu me relacionar com meu vizinho, com meu parente, com meu chefe, ainda assim eu conseguirei manter os frutos do Espírito vivos em mim.
Esta confiança no que ainda não existe. Esta certeza de superação no tempo certo. Esta confiança de que as dificuldades estão aí à nossa frente mas que a resposta certa vem quando nós nos desfazemos do peso do pecado, confiando no perdão de Deus através de Cristo, certos de que Ele nos guarda de tropeçar. É esta fé que nos leva em direção ao alvo! É esta fé que nos impulsiona. É saber que as barreiras estão aí, mas que o amanhã vem, e não tarda! É saber que podemos confiar no poder de Deus e que Ele tem o melhor para nós, que não é necessariamente o que nós achamos melhor, mas sim o que Ele sabe que é melhor para cada um de nós!
Este é Deus, que nos convida a deixar de lado o peso do pecado e olhar para frente, cercados de exemplos do passado.

O exemplo: Jesus.
E que exemplo mais forte nós podemos ter se não o do mestre? Ora, Jesus viveu como cada um de nós. Comeu, bebeu, caminhou. Teve sede, fome, sono. Foi gente como a gente.
O exemplo que Jesus nos deixa é que ele trocou a facilidade que o fato de ser Filho de Deus oferecia em favor de nada menos que a cruz. Ora, o Filho de Deus renunciou a seus privilégios para viver aqui e caminhar em direção à cruz. Da mesma forma nós somos convidados a abandonar aquilo que nós temos para caminhar em direção à cruz. Esvaziar-nos, humilhar-nos, entregarmos a Deus a nossa vida de forma plena. Quem aqui esta disposto? É difícil. Somos falhos. Buscamos aquilo que nos interessa, buscamos aquilo que nos dá prazer momentâneo. Devemos renunciar a tais objetivos e colocar a nossa vida em direção à cruz e ver o que nós temos feito para caminhar naquela direção.
A vida de Jesus não foi uma vida de mordomias e conquistas terrenas. Dormia onde o acolhessem, comia onde era convidado, andava com doentes, pobres e pecadores, a saber, estes três eram os excluídos da época, nem contados eram. Esta foi a vida do mestre. Não há um texto onde Jesus incentive o lucro, a prosperidade material, pelo contrário, condenou a riqueza, pois sabia que esta cega e inutiliza o coração do homem. Não podemos aceitar quando nos apresentam um Jesus que oferece riquezas pois Jesus nos oferece, antes de mais nada, a cruz! Suportou tamanha desonra em nosso favor! Não fez caso dela! É para a cruz que caminhamos! Este é o nosso alvo!

Motivação para caminhar.
Por isto, e tão somente por isto, é que precisamos voltar nossas atenções, vidas, projetos e sonhos em direção à Jesus, antes de mais nada, Ele é o Senhor que da nossa vida, que nos dá a eternidade, que nos perdoa, que nos orienta. Por isto Hebreus nos exorta a considerarmos as dificuldades que Jesus viveu e enfrentou e quem sabe percebermos que Ele venceu o impossível: a morte.
Vencendo o impossível Jesus nos redime do pecado, por isso não podemos nos prender a Ele. Quantos de nós insistimos em nos lembra das falhas do passado, quer nossas, quer dos outros (estas são mais fáceis). Precisamos tratar e curar nossas falhas. Precisamos aprender a viver debaixo da Graça, e como é difícil viver embaixo da Graça. Como é difícil caminhar, como é difícil enfrentar a dura estrada que é caminhar confiando única e exclusivamente na Graça de Deus. Mas é esta a motivação que temos que ter! É este o caminho que precisamos caminhar! Prosseguindo por ela não nos cansaremos, nossa alma não desmaiará, pelo contrário, teremos força, vigor, intrepidez e fé, seremos vivos, ativos e dispostos para a boa obra!

Conclusão
Não deixemos que o pecado nos force a parar com o seu peso. Não deixemos que o cansaço faça nossa fé esmorecer; pelo contrário, busquemos a Deus. É olhando para Ele e para Jesus, é caminhando em direção à cruz que viveremos uma vida cheia de vigor. Convido você a, junto comigo, caminharmos em direção ao alvo, com vida, intrepidez e fé!


Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: