segunda-feira, 14 de junho de 2010

Jesus Ressuscitou!

São João 20.1-18

O texto que lemos narra os primeiros instantes dos discípulos na manhã do domingo após o sepultamento de Jesus.

Neste episódio podemos contemplar e aprender quatro lições para nossas vidas. A primeira que diante do inesperado pode haver a A incerteza da ausência. Maria Madalena havia ido ao sepulcro e lá chegando se depara com a pedra removida. Correndo, avisa os demais discípulos que, correndo, vão ao túmulo e constatam que o corpo de Jesus não está mais lá.

O que passava na cabeça daqueles discípulos? Um sentimento, quem sabe, de temor e incompreensão. Uma incerteza do que havia acontecido com o corpo de Jesus.

Deste momento podemos aprender que muitas vezes quando parece que ninguém está conosco, as situações são confusas e sem explicações, é preciso ficar atento aos sinais e palavras de Deus para nós
Mas na incerteza da ausência também pode acontecer A tristeza da solidão. Diante daquela cena, alguns ainda sem compreender o que acontecera, a tristeza com certeza se abateu sobre um deles. Diz a Palavra que eles ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos.

Muitas vezes nós também demoramos para compreender o que nos diz a Palavra, outras vezes, fingimos que não entendemos mesmo.

Enfim, o que interessa é que podemos nos entristecer por não compreender a vontade de Deus e pensar que as situações podem piorar.Nestes momentos e que devemos esperar para experimentar A surpresa do reencontro. Maria Madalena estava chorando à porta do túmulo chorando e angustiada pois não sabia onde estava o corpo de Jesus. Neste momento é que Jesus Cristo aparece, pela primeira vez após sua morte.

Quantas vezes você e eu não enfrentamos situações de desespero e Jesus, no momento certo, aparece para nos dar a direção? E quantas vezes não somos como Maria, não reconhecemos Jesus à nossa frente e é preciso que ele nos chame pelo nosso nome!

É preciso confiar que Jesus está ao nosso lado sempre e que nos momentos de angustia ele estará lá para nos resgatar.

Mas a surpresa do reencontro deve vir junto com A alegria de novamente conviver. Após reconhecer Jesus Maria saiu anunciando que virá o Senhor!

Parece-nos algo simples o fato de Maria sair anunciando. Muitas vezes nós não fazemos isso. Devemos agir como Maria Madalena: anunciar Jesus, sempre anunciar Jesus. A todo o momento, sempre anunciar Jesus, a todo instante. Essa deve ser a nossa alegria sempre. Como fruto da alegria de reencontrar Jesus, neste domingo da Ressurreição, devemos anunciar a Jesus, o Cristo, sempre!

Conclusão. Neste domingo tão especial, onde celebramos e festejamos pois ele ressuscitou, vivamos na certeza de que em meio as dificuldades, Jesus está conosco e a nossa função é servi-lo, sempre!

Rev. Giovanni Alecrim

Nenhum comentário: