segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Saber no que crer
1 Timóteo 1.1-4

Nova Tradução na Linguagem de Hoje
1 Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por ordem de Deus, o nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança, 2 escrevo a você, Timóteo, meu verdadeiro filho na fé.
Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Senhor, estejam com você!
3 Peço que você continue na cidade de Éfeso, como já pedi quando estava indo para a província da Macedônia. Existem aí nessa cidade alguns que estão ensinando doutrinas falsas, e você precisa fazer com que eles parem com isso. 4 Diga a essa gente que deixe de lado as lendas e as longas listas de nomes de antepassados, pois essas coisas só produzem discussões. Elas não têm nada a ver com o plano de Deus, que é conhecido somente por meio da fé.

Revista e Atualizada
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, 2 a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
3 Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, 4 nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus na fé.

Timóteo era companheiro de Paulo em sua viagem pela região da Macedônia. Quando passaram por Éfeso, Paulo instituiu o jovem Timóteo como pastor e líder daquela comunidade de fé. A preocupação paulina em não apenas plantar igrejas mas dar a elas a condição de crescimento saudável na fé, fez com Paulo deixasse um líder jovem e solidamente educado nos princípios de fé. Timóteo era tão querido por Paulo que este o chama de “verdadeiro filho na fé”.

A Igreja de Éfeso enfrentou em seu início a influência de pessoas que acreditavam ser necessário adorar aos anjos para servir a Deus e fundamentavam sua fé em listas de nome e em histórias sem fundamentos, lendas, que confundiam o povo e os afastavam de Deus.

Devemos nos ocupar com o conhecimento da vontade de Deus. Para isto, temos que saber no quê cremos, para não sermos enganados por doutrinas que nos afastam de Deus ou por pessoas que não estão com seu foco em Deus.

Não devemos nos envolver em debates que não levam ao crescimento da comunhão e da fé. Tais debates nos afastam de Deus e sua vontade. Discussões e debates tendem a promover o ser humano e não o nome de Deus.

A fé que professamos deve ser fundamentada em princípios bíblicos sólidos, muito bem estudado por nós. Para isto, é preciso que você leia a Bíblia. Em nossos dias, temos uma crescente onda de padronização e uniformização do que vem a ser o “não católico” no Brasil. Anglicanos, luteranos, presbiterianos, metodistas vem sendo colocados no mesmo “balaio” de outras Igrejas que insistem em usar a Palavra de Deus como meio de arrecadação de dinheiro, mas sem se preocupar com o ser humano. Temos assistido a crescente onda de Evangélicos envolvidos em escândalos de corrupção na política e em declarações equivocadas, como a de um líder norte-americano que afirmou ser o desastre do Haiti (Desastre ocorrido no início de janeiro de 2010, devastando o pais) um castigo de Deus, o que encontrou eco nas declarações do cônsul do Haiti no Brasil, que afirmou que o Haiti fora devastado por ter muita macumba no país. Declaração esta, pasmem, reforçada por muitos evangélicos em nosso país.

Como cristãos, não podemos nos dar o direito de dizer o que Deus tem ou não que fazer, ou se um evento natural é ou não castigo ou bênção de Deus. Por isto a recomendação de Paulo a Timóteo de não se ocupar com debates que levam a lugar nenhum, antes, devemos nos ocupar, como diz o apóstolo, com o plano de Deus que é conhecido por meio da fé. O plano de Deus, como bem sabemos, é resgatar o ser humano da sua condição de morte. Por isto, ao invés de nos ocuparmos com falatórios sem sentido, devemos estar aptos a viver a mensagem do evangelho, anunciando por meio do testemunho e das nossas palavras, a salvação em Cristo Jesus.

Concluindo, quero convidar você a conhecer mais a palavra de Deus. Neste livro chamado Bíblia estão os ensinamentos que nos fazem viver em harmonia com nosso próximo e com Deus. Falatórios, discussões inúteis devem ser evitados, fé existe para ser conhecida e vivida e só deve ser discutido se trouxer para todos crescimento, se causar divisões ou conflitos, é perder tempo com o secundário. Como cristãos devemos focar o principal, e o principal é vivermos da maneira digna na qual fomos chamados por Deus. Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Alecrim

Este sermão é parte de uma série de sermões que serão ministrados ao longo deste ano tendo como base as cartas pastorais

Nenhum comentário: