segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A palavra habita conosco
São João 1.1-18

O texto o Evangelho de São João que acabamos de ler é riquíssimo em termos teológicos que, decifrados, alimentam nossa fé de forma espetacular. Deste trecho do Evangelho, destaco para a nossa meditação hoje o verso 14. Nele o evangelista expressa o Natal de maneira tão simples e até poética que podemos compreender o significado do nascimento de Jesus para nós hoje.

Diz o evangelista que A palavra se tornou um ser humano. Palavra, o que dá sentido e significado a tudo o que existe. Tornou-se ser humano, ou seja, o que dá sentido à vida fez-se gente, como nós. Surpreende-me a maneira como Deus se revela em seu filho e como o evangelista, de maneira poética, narra esta revelação de maneira tão espetacular. A palavra, o meio pelo qual Deus trouxe à vida tudo o que há, fez-se em forma humana. Significado máximo do Natal para nós: o que dá sentido à vida fez-se em forma de gente, como nós. Deus revelado em homem.

Mais do que apenas revelado, esta palavra morou entre nós. Fez habitação. A palavra grega nos remete exatamente ao sentido temporário de sua habitação, por isso morou entre nós, fez habitação, armou uma tenda. Morar com alguém é dividir as alegrias e tristezas, é conhecer a pessoa a ponto de saber sua forma de ser. A palavra morou entre as pessoas de sua época. O que dá sentido à vida fez-se presente na vida das pessoas, de maneira incisiva e definitiva. Transformou a realidade de cada um, fez-se relevante na vida das pessoas.

Tão relevante que manifestou-se cheia de amor e verdade. Tudo o que Jesus viveu como palavra revelada foi em amor e verdade. Amor, essência de Deus, revelado na morada da palavra, Jesus, como representante direto da verdade de Deus. Jesus é aquele que nos mostra que o amor e a verdade são possíveis de serem vividos, desde que habitemos com ele, desde que ele faça morada em nossas vidas. O amor de Deus está aí para todo o que queira. A verdade de Deus está aí para todo o que a buscar. Não está oculta.

Deus revelou seu amor e sua verdade na palavra feita ser humano, que habitou entre os homens e assim vimos a revelação de sua natureza divina. Jesus é aquele que dá a exata medida de como Deus quer que vivamos. Sua natureza divina nos mostra como Deus nos ama e nos quer ao seu lado. Como ele quer que vivamos de acordo com sua vontade e como isto é possível. Não é uma tarefa que não conseguimos cumprir. Olhar para Jesus e reconhecer nele a natureza amorosa de Deus é também reconhecer que Jesus é o filho de Deus, aquele que veio para unir, de uma vez por todas, a humanidade com seu criador amoroso e justo. A natureza divina revelada em Jesus é a face de Deus, que nos fez à sua imagem e semelhança.

Concluindo. A palavra fez-se pessoa humana e armou entre nós sua morada. A verdade e o amor se fizeram manifestos e vimos, face a face, a natureza divina de Jesus. Deus que se revela em homem. Homem que manifesta o amor e a verdade de Deus. A natureza divina de Deus revelada aos homens, para que busquemos o amor e a verdade em nossas vidas.

Já que temos entre nós o Senhor Jesus, habitando conosco, não vamos ignorar sua presença divina entre nós, mas vamos recorrer a ele, amoroso e verdadeiro, para que possamos viver de maneira digna da fé que Deus nos dá. Jesus não está distante, ele habita conosco. A palavra fez-se gente, habita com a gente e quer unir toda a gente em amor e verdade. Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: