quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ano novo, vida nova

Todo final de ano é a mesma rotina. Inconscientemente somos levados a refletir sobre o ano que passou e nos vemos a fazer planos para o próximo ano. É natural que isto aconteça pois estamos encerrando um ciclo de contagem do tempo e recomeçando. Mesmo que nada mude da noite do dia 31 de dezembro para a manhã do dia 1o de janeiro, ainda assim, criamos expectativas e alimentamos sonhos.

Neste momento, quero refletir um pouco sobre dois importantes aspectos que a Bíblia nos incentiva diante de planos e novos dias pela frente

Façamos nossos planos, mas tenhamos a convicção de que a resposta vem de Deus, é o que nos diz Provérbios 16.9: A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o SENHOR.

Planejar não é errado. Sonhar sempre é bom, fazer planos, criar e buscar metas para cumprir, perseguir um alvo, um objetivo em sua vida não é errado, pelo contrário, sonhos e metas nos movem, nos fazem caminhar com a certeza de que existe algo diante de nós para buscarmos e conquistarmos. O que não podemos é esquecer que estes sonhos e metas devem estar diante de Deus, ele sabe o que é melhor para nós, não podemos nos deixar abater ou nos frustrarmos quando não atingimos nossas metas, pelo contrário, devemos ter a certeza que Deus nos dá a direção certa a seguir. Que neste ano de 2010 possamos nos lembrar sempre disto: planejar é olhar para Deus e ter a certeza do que ele quer para nós.

Diante de planos, sonhos e metas temos que ter a certeza que Deus está conosco, por isso não nos esqueçamos do amor e misericórdia de Deus, é o que nos diz Lamentações 3.22-23:O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR!

O ano é findo. Nasce um novo ano. O amor de Deus se renova em nossas vidas todos os dias, todos os anos. Sua bondade não acaba nunca. Diante de um ano inteiro novo para nós, não nos esqueçamos que Deus nos dá, todos os dias, o seu amor. Sua fidelidade o faz derramar sobre nós seu amor e bondade. Nós que somos conhecedores desta verdade, precisamos experimentar o amor e a bondade de Deus sendo nós bons e amorosos com as pessoas ao nosso redor. Não podemos simplesmente deixar de lado o amor e a bondade para com as pessoas. Um ano novo é uma ótima oportunidade para mudarmos a história de nossas vidas. Que tal mudar nossas vidas para o caminho de amor e bondade? Não será fácil, mas Deus nos dá essa oportunidade e nos convida a fazê-lo. E se ele nos convida, ele nos capacita e nos dá condição para tal!

Concluindo. Temos diante de nós um novo ano, planos e sonhos se renovam, Deus sabe o que é melhor para nós, o seu amor e sua bondade estão sempre conosco. Sonhemos com um ano diferente para nossas vidas, tenhamos no amor e na bondade de Deus o exemplo para vivermos de maneira digna. Feliz ano novo, novo de verdade!

Nenhum comentário: