quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O dia depois do natal

Ontem Jesus nasceu. Assim celebramos o dia de ontem. E hoje? O que cabe a nós sabendo que ontem Jesus nasceu? Talvez seja a oportunidade de olharmos para frente, como mãe que vê seu filho recém nascido e sonha para ele um futuro de felicidade, talvez seja a oportunidade de olharmos para frente e sonharmos com um futuro de felicidade ao lado do menino Jesus.

Olhar para frente. Sabemos que Ele está conosco, que Ele veio e que cumprirá a vontade do Pai. O calendário liturgico nos dá a oportunidade de caminharmos desde hoje até à Páscoa por passagens bíblicas que nos lembram a estada do Filho de Deus no nosso meio. Creio ser esta uma oportunidade única de lembrarmos o que Jesus fez aqui na terra: dormiu com os necessitados, comeu com os pescadores, caminhou com os marginalizados, deu a mão às crianças, andou com mulheres rejeitadas, curou leprosos e pobres, condenou riquezas e atitudes egoístas. Jesus viveu para que outros tivessem vida. Esse é o convite que Ele nos faz hoje: vivam, para que outros tenham vida! Viva para servir, para amar, para transformar situações de morte em vida! “Eu vim para que tenham vida!”

Jesus nos convida a caminhar, a percorrer a estrada da vida olhando para quem o mundo joga à margem do caminho. Jesus quer que sejamos o bom Samaritano, que ajuda sem ver a quem. Quer que sejamos o fermento, que se mistura na massa para fazê-la crescer. Quer que sejamos o sal da terra, que dá o tempero para a vida, faz ter sentido. Jesus nos convida a caminhar com Ele. Ele nasceu e quer que nós, junto com Ele, caminhemos em direção à cruz e da cruz para a vida eterna!

Ontem Jesus nasceu. Assim celebramos o dia de ontem. E hoje? O que cabe a nós sabendo que ontem Jesus nasceu? Cabe a nós nascermos com Ele e caminharmos juntos e mesmo que a vida nos distancie, nos leve para caminhos diferentes, tenhamos a certeza que o amor de Deus e a fé que Ele nos deu é que nos une e que nos faz irmãos.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: