terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ame a Deus, a você e ao próximo
São Marcos 12.28-34

No texto que lemos está registrado o encontro de Jesus com um fariseu. Logo após um encontro com um saduceu que o questionou acerca da ressurreição, Jesus é questionado por um fariseu acerca do maior mandamento. Deste questionamento quero compartilhar com vocês quatro aspectos com os quais Jesus afirmou que devemos amar a Deus e a importância do amor ao próximo.

Ame a Deus com todo coração. O coração é onde reside todo o nosso pensamento, palavra e ação. É com o coração que desejamos, que alimentamos os sonhos e é de nosso coração que saem palavras e gestos para o bem ou para o mal. O coração é enganoso, é mesquinho, mas também é verdadeiro e generoso. O nosso coração é o retrato fiel do que somos. Amar a Deus com todo o coração é dedicar todos os nossos pensamentos, palavras e ações a Deus. É colocar diante dele as a nossas vidas.

Ame a Deus com toda alma. A alma é o reservatórios de nossas emoções. É em nossa alma que sentimos a dor da saudade ou a alegria da felicidade. A nossa alma se expressa de maneiras variadas, em nosso corpo, seja no sorriso sincero, no abraço carinhoso ou até mesmo na lágrima que insiste em cair, a alma é onde nossas emoções se desenvolvem. Amar a Deus com toda a nossa alma é dedicar todas as nossas emoções a Deus, tristeza e alegria, lágrima e sorriso. É colocar diante dele nossas vidas.

Ame a Deus com toda mente. Em nossa mente não estão apenas os nossos conhecimentos. Nossa mente não é um mero depósito de conhecimento, mas é também onde transformamos nosso conhecimento em ação, em atitude. É preciso vontade para transformar a realidade das nossas vidas e colocar me prática aquilo que conhecemos. Você pode ter todo o conhecimento, não adianta nada se este conhecimento não se expressar em sua vida. Amar a Deus com toda a mente é colocar em prática o conhecimento que temos, e colocar em prática a serviço do Reino de Deus.

Ame a Deus com toda força. Força, não apenas física, mas do coração, alma e mente. Força de encarar as dificuldades e enfrentá-las, sem deixar de seguir os ensinos de Jesus e fazendo do Senhor Deus a força para seguir adiante. Amar a Deus com toda a força é concentrar em Deus e dedicar a ele nossas vidas.

Por fim, é preciso amar o próximo como a nós mesmos. Até aqui falamos de faculdades humanas. Coração, alma, mente e força. É preciso focar todas as nossas faculdades humanas, ou seja, tudo aquilo que nos faz ser o que somos, em Deus. Para isto, é preciso amar a nós mesmos. É em se amando que podemos amar o nosso próximo. Não é mais ou menos que devemos amar o nosso semelhante, é tal qual nos amamos. Eu quero concluir dizendo a você que amar a Deus com todas as nossas características dedicadas a ele é também amar a nós mesmos e também amar ao nosso próximo com todas as nossas características. É amar, amar e amar. Amar a Deus, amar a nós mesmos e amar ao nosso próximo. Amemos.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Ouça aqui este e outros sermões.

Nenhum comentário: