segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O mais importante no Reino de Deus
São Marcos 9.33-37

Após uma jornada, Jesus e os discípulos chegam em Cafarnaum. Instalados, Jesus os interroga sobre o que conversavam na viagem. Sem reação aparente, eles preferem o silêncio a responder o que ia em suas mentes. É quando Jesus, conhecendo o que vai em seus corações, chama-os a parte e passa a falar sobre quem é o mais importante no Reino de Deus

A discussão dos discípulos era em torno de uma questão Quem é o mais importante? Esta pergunta eu ouso fazer hoje. Em dias em que vemos pregadores, cantores, artistas colocando-se a frente de multidões para pregar, cantar e interpretar em nome de Deus, eu me pergunto, quem é o mais importante. Eu também ouso perguntar hoje para nós na Igreja. O presbítero, a diaconisa, o pessoal do louvor, os professores de Escola Dominical, eu, o pastor, quem é o mais importante?

Os discípulos estavam preocupados em saber quem era o mais importante entre eles. Perda de tempo. No Reino de Deus a importância é sempre do menor, do mais fraco, do mais desprovido de recursos. Ao chamar uma criança e colocar à frente dos discípulos, Jesus está mostrando que é justamente aos que mais carecem de cuidados que nós devemos colocar como principais no Reino de Deus. Se insistirmos em mudar o foco dos mais necessitados para os que estão à frente do trabalho, estaremos incorrendo no erro dos discípulos, e ficaremos procurando quem é o mais importante ao invés de darmos o valor ao que realmente importa.

Por isso quero dizer a você que quanto maior o líder, maior o servo. E liderança na Igreja não é uma função apenas dos oficiais eleitos, mas de todos que tem a responsabilidade de buscar pessoas que estão distantes da vontade de Deus. Muitas vezes nós nos deixamos levar pela estrutura eclesiástica ao nosso redor, pelos diversos ministérios e grupos de trabalho, pelas funções e atividades e nos esquecemos que quanto maior a nossa posição na hierarquia eclesiástica, maior a nossa responsabilidade diante de Deus.

Quanto maior o líder, maior o servo. Quanto mais crescemos no conhecimento da vontade de Deus, mas devemos nos colocar na condição de servos de Deus. Não é deixar de lado nossa responsabilidade de líderes, mas é liderar com os braços estendidos ao trabalho, é liderar pelo testemunho, pela coragem de crer no impossível que Deus pode fazer em nossas vidas.

Quero concluir dizendo a você que a nossa caminhada cristã não pode deixar de lado a busca por estes que são os mais importantes no Reino de Deus. Sejam nossas crianças que carecem de tantas coisas mas estão dominicalmente aqui conosco, seja aquele irmão ou irmã que começou sua caminhada cristã agora e que precisa aprender mais e mais da palavra de Deus. Se deixarmos de lado estes, estaremos deixando de lado o Reino de Deus. Buscar e acolher os pequenos, seja na idade e maturidade, seja na fé, é buscar e acolher a Deus. Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: