segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ensinar, aprender e entender
São Marcos 9.30-32

Jesus estava na região da Galileia com os seus discípulos. Ali, ele reservou um tempo para ensinar os seus discípulos pessoalmente, em particular.

Hoje, quero de maneira breve, compartilhar sobre o valor do ensino pessoal e a importância de se compreender o que aprendemos.

O valor do ensino pessoal. Jesus caminhava com os discípulos diariamente. Eles conviviam e compartilhavam tudo em todos os instantes. Os discípulos já haviam presenciado curas e milagres, já havia escutado muitos sermões e ensinos de Jesus. Neste relato que lemos, o evangelista São Marcos faz questão de deixar registrado que Jesus quis ensinar acerca de um assunto específico em particular. Por compreender que fosse necessário somente àqueles que com ele conviviam diariamente e mais próximo dele. Um ensino pessoal, focado na missão que ele havia de cumprir.

Muitas vezes vemos cristãos envolvendo-se em debates polêmicos acerca de interpretação de textos bíblicos e outros pontos de doutrina e fé. Vemos pessoas defendendo com unhas e dentes posturas e doutrinas como se fossem detentores da verdade. O que Jesus nos ensina neste relato de apenas três versículos é a importância do ensino pessoal, ou seja, a importância de tratarmos de assuntos difíceis e polêmicos com o devido cuidado. As dúvidas existirão e nos acompanharão, muitas vezes, por anos. Mas as dúvidas não podem ser alimento contra a fé e sim a favor da fé. Deixe de duvidar de Deus e aprenda a duvidar com Deus. As certezas são, muitas vezes, lugares seguros para nós mas nos distanciam de Deus, que se relaciona por fé, e fé é a incerteza do real e a certeza daquilo que não vemos. Dúvidas são saudáveis.

Por isso a importância de se compreender o ensino. Os discípulos não quiseram interrogar a Jesus sobre seu ensino. Talvez temessem alguma repreensão dura ou realmente não fazia sentido para eles que Jesus haveria de sofrer e morrer. Quem sabem temiam uma resposta dura, como a dada a Pedro (veja 8.32,33). Não sabemos. O importante para nós é que no tempo certo esta informação ficou clara para eles, a ponto do evangelista a registrar para que nós, hoje, possamos compreender que é necessário aguardarmos e meditarmos sobre o que ouvimos de Jesus. Muitas vezes os ensinos de Jesus não são entendidos por nós logo na primeira vez que lemos o Evangelho ou ouvimos a mensagem. Por isso precisamos ler e reler o texto e dialogar com o texto e aprender com ele e, no tempo certo e a todo tempo, tiraremos lições importantes para nós.

Quero concluir convidando você e a ensinar a palavra de Deus, pelo seu testemunho e sua dedicação. Quero convidar você a aprender da palavra de Deus, questionando e convivendo com as dúvidas para que elas te levem a buscar mais a palavra. Quero convidar você a entender a palavra de Deus, buscando mais e mais, na leitura desta palavra, o entendimento para as questões do seu dia a dia. Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: