segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Duas perguntas, duas respostas
São Marcos 8.27-30

Igrejas, Comunidades, Ministérios. Quantos você poderia dizer que conhece? Quantas pessoas conhecemos que falam em nome de Jesus em rádios, TV’s, internet? A fama de Jesus hoje é grande. Cada dia mais vemos pessoas falando de Jesus nos meios de comunicações. Como discernir sobre quem está realmente falando de Jesus ou não?

Quando Jesus estava com os doze discípulos ele fez duas perguntas, que hoje, nos ajudarão a compreender melhor como discernir entre os que falam a respeito dele e os que falam a respeito de si mesmos.

Quem o povo diz que eu sou?
A caminho dos povoados na região de Cesareia de Filipe, Jesus questiona aos discípulos acerca de sua imagem junto ao povo. – Quem o povo diz que eu sou? A pergunta de Jesus serve para nós hoje. Quem o povo diz que Jesus é? Melhor, o que andam dizendo por aí que Jesus é?

Em nossos dias a religiosidade expressa nos meios de comunicação é cada vez maior. Radio, TV, internet, diversos são os meios de comunicação e diversas as mensagens que são pregadas em nome de Jesus. O que de fato é feito em nome de Jesus e o que é feito em nome de homens?

Precisamos estar atentos se o que dizem ser Jesus está de acordo com a mensagem escrita nos Evangelhos. Será que o que anunciam nas TV’s, rádios e internet é realmente o Jesus que lemos nos Evangelhos?

Para responder a esta pergunta, só existe uma maneira, responder a outra pergunta, que é a pergunta que Jesus fez aos discípulos:

E vocês, quem dizem que eu sou?
Esta pergunta revela a preocupação de Jesus em saber se seus discípulos estavam compreendendo sua missão aqui. Ao perguntar quem ele era para seus discípulos, Jesus os coloca na condição de proclamadores daquilo que ele havia ensinado.

Esta é a grande questão! Para podermos responder a esta pergunta hoje, precisamos saber quem é Jesus e para isso é preciso conhecê-lo. Você só conhece uma pessoa depois de comer com ela um quilo de sal. Você já deve ter ouvido esse ditado, não? Ele expressa uma realidade, só conhecemos alguém depois de convivermos com ela um tempo grande o suficiente. Para conhecermos Jesus também é assim. Você pode escolher aprender dele apenas aos domingos ou todos os dias. O seu conhecimento acerca da mensagem de Jesus e sua convivência com ele é você que determina, mas não se esqueça, Jesus é infinitamente mais do que pensamos. Quanto mais lemos e relemos os Evangelhos, mais descobrimos o quão humano e o quão divino é Jesus.

Quero concluir perguntando: quem é Jesus para você? Ele é um milagreiro, uma pessoa a te servir? Ele é o Cristo, o Filho de Deus? Para estas e outras respostas, crie o saudável hábito de ler e consultar a Palavra de Deus diariamente, coma o seu quilo de sal com Jesus, assim vamos conhecê-lo melhor e poderemos entender a nossa missão como cristãos, igreja e servos. Uma coisa é o que dizem de Jesus, outra completamente diferente é o que conhecemos dele, porque convivemos com ele. Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: