quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O poder do “não” para Deus

Tudo acabou em pizza! Quando ouvimos essa frase, já sabemos do que se trata. É o resultado de uma investigação onde os culpados conseguiram se safar das punições devidas. Mesmo tendo dito não a princípios éticos, morais e legais, as consequências dos seus atos não lhes trouxeram prejuízos maiores e podem continuar impunemente nos caminhos suspeitos até então trilhados. Estará o não perdendo o seu poder? Será cada vez mais possível dizer não e continuar “numa boa”, sem sofrer nenhum tipo de consequência mais grave?

O não do ser humano
O ser humano diz não para leis, para autoridades, para princípios morais e éticos e também diz não para Deus. Acostumada a ver “acabar em pizza” muitas das suas transgressões, desde a infância a criatura pode desenvolver um pensamento tremendamente perigoso e que levará à ruína sua e de outros, ou seja, de que os nãos ditos para Deus não trazem nenhum prejuízo; ao contrário, podem levar a satisfações, emoções e conquistas só alcançáveis para quem se “liberta” da prisão da lei de Deus.

Também os cristãos são tentados todos os dias a pensar dessa forma. Embora tenham uma nova vontade, segundo a qual eles têm prazer de obedecer a Deus e lhe serem fiéis, continua dentro deles a velha vontade, que permanece rebelde contra Deus e, por isso, pronta a convencê-los a dizer não para o seu Senhor. As influências que vêm de fora são vitaminas para a nossa velha vontade e a deixam sempre mais robusta. E os resultados na prática quais são? Eis apenas alguns: Não irei aos cultos; não ofertarei; não me submeterei aos mandamentos de Deus; não perdoarei; não isso e não aquilo! Essa rebeldia, porém, não “acaba em pizza”. É desobediência ao santo, justo e todo-poderoso Deus, por isso traz resultados e consequências terríveis, pois coloca a criatura debaixo da ira do seu Criador. O não para Deus nada perdeu do seu poder destruidor e continua jogando as pessoas na mesma condenação para a qual foram aqueles que aparecem nos livros bíblicos como rebeldes contra o Senhor. Para resumir, guarde bem esta frase: O NÃO para Deus nunca acaba bem e jamais traz qualquer tipo de bênção!

O sim de Deus
Que Deus nos livre de uma vida marcada pelos nãos para Deus! Irá nos livrar? Sim, porque é poderoso o suficiente para fazer tal coisa. Porque quer fazê-la. Na sua Palavra, no Batismo e na Santa Ceia ele vem a nós para nos trazer consolo e esperança. Consolo através do perdão conseguido por Jesus, aquele que, em nosso lugar, sempre disse sim para o Pai e morreu para sofrer o castigo que merecemos por causa dos nossos nãos. Perdoados, recebemos de Deus o poder para fortalecer nossa nova vontade, a fim de que ela prevaleça sobre a velha. Então, a esperança de uma vida diferente se torna realidade.

Que maravilhoso saber que nosso Salvador Jesus disse sim para Deus em tudo que lhe coube fazer e sofrer para afastar de nós a escravidão do não e nos consolar e salvar com o perdão para todas as vezes que ainda nos deixamos enganar e caímos em desobediência! O não para Deus tem enorme poder, que cega, engana, escraviza e condena, mas o sim de Jesus ao seu Pai é infinitamente mais poderoso para nos fazer ver, nos dar a verdade, nos libertar e salvar. Ele procura diariamente a você e a mim, e nós dizemos: Meu Jesus não deixarei, pois só nele tenho a vida!

Paulo Moisés Nerbas, pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Mensageiro Luterano, Nº3, Ano 92, Março 2009

Nenhum comentário: