segunda-feira, 6 de abril de 2009

Domingo de Ramos
São João 12.12-16

As nossas vidas são repletas de expectativas. Esperamos que mudanças aconteçam, sonhos se realizem e problemas se resolvam. Depositamos nossas expectativas nas mais diversas situações e pessoas. Muitos, a depositam em Jesus. No texto que lemos, encontramos pessoas que, cheias de expectativas, receberam Jesus às portas de Jerusalém.

Jesus havia saído de Betânia, onde havia sido ungido por Maria. Esta unção apontava Jesus como aquele que fora escolhido de Deus. Seguindo para Jerusalém com os discípulos, Jesus é recebido na entrada da cidade por aqueles que ficaram sabendo de seus gloriosos feitos e se impressionaram com tudo o que ele havia feito, incluindo a recente ressurreição de Lázaro. Estas pessoas que esperavam Jesus, o vendo chegar montado em um jumento, clamam em alta voz: Hosana a Deus! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Que Deus abençoe o Rei de Israel! A esperança de um povo depositada em Jesus de Nazaré, a esperança de que a profecia de Zacarias, conhecida por alguns deles, estava se cumprindo em Jesus, com sua chegada em jumento. Felizes, estas pessoas estendiam ramos e mantos pelo caminho. Era a celebração de um povo que vivia à margem de Jerusalém, conhecia a fama de Jesus e esperava que ele fosse resolver todos os seus problemas.

Neste Domingo de Ramos, quero convidar você a refletir comigo a respeito dessa entrada de Jesus em Jerusalém. O que este episódio específico tem a nos ensinar?

Existia ali uma expectativa daquele povo em relação a Jesus. Ainda hoje pessoas vivem expectativas em relação a Jesus. Alguns esperam que Jesus lhes dê paz, outros esperam que Jesus resolvam seus problemas. Outros ainda esperam que Jesus lhes dê sucesso pessoal e financeiro. Elas vivem a expectativa de que Jesus é o que vai solucionar tudo.

De fato, Jesus já solucionou a nossa vida, tomou sobre si os nossos pecados. Já está feito, não há necessidade de expectativas em relação a Jesus. é preciso caminhar com ele em direção a Jerusalém e celebrar a sua chegada. Aquele povo que festejava veria a morte de Jesus dali alguns dias. Mas a expectativa naquele momento era de vitória, era de solução de problemas, por isso eles festejavam!

Hoje, precisamos festejar a entrada de Jesus em nossas vidas mas termos a consciência que ele nos convida a caminhar em direção à cruz. Não há outro caminho que nós, seguidores do homem de Nazaré, temos a seguir. São os passos de Jesus que se tornam a direção que temos a seguir. Da mesma maneira, temos a certeza que após a cruz existe a ressurreição.

Eu não sei quantas expectativas te trouxeram esta noite até a Igreja. Eu também não sei quais são os sonhos e desejos que você espera que Deus concretize. Eu sei que Jesus não é mais uma expectativa. Jesus é realidade. E aquele povo às portas de Jerusalém, festeja esta realidade que se concretizava. E hoje esta realidade já está concretizada. Não esperamos mais que Jesus venha, ele veio, viveu e ressuscitou. Aguardamos sua volta, mas ele está, acessível a cada um de nós. Nos reunimos em nome dele, oramos em nome dele, participamos da eucaristia em nome dele, clamamos a ele quando nos desesperamos!

Jesus está presente ao nosso lado, portanto, não precisamos mais esperar, precisamos aprender e agir. Precisamos caminhar ao lado, precisamos seguir os passos, precisamos ser povo de Deus que segue o sei rei, aquele que vem em nome do Senhor, aquele que é humilde e nos convida a viver em seus passos.

Concluindo. Neste Domingo de Ramos vamos esquecer nossas expectativas e vamos trabalhar para que elas se tornem realidade. Há muito o que ser feito. Há muito o que sonhar e realizar. Não sei o quanto você tem sonhado, mas não deixe de viver o seu sonho, de lutar por ele. Não tenhamos mais expectativas que Jesus virá resolver os nossos problemas, tenhamos a certeza que ele caminha ao nosso lado para nos mostrar sua vontade e alinhar e até mudar nossos sonhos de acordo com os planos de Deus. Diz o Evangelho, no verso 16, que os discípulos compreenderam aquele episódio após a ascensão de Jesus. Foi-lhes revelado posteriormente o entendimento daquilo tudo para que hoje possamos compreender a grandiosidade daquele evento. Jesus chegou em Jerusalém, dali alguns dias, ele morreria por nossos pecados, para depois nos libertar para sempre.

Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: