sábado, 7 de março de 2009

Somos “Acompanhados por Deus” na Quaresma

A Quaresma é um tempo móvel no Calendário da Igreja, assim como a Festa da Páscoa. Ela depende da fixação da data da Páscoa, que sempre ocorre no primeiro domingo da lua cheia, em ou após 21 de março. Esta data foi fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte (Primavera Oriental), decisão do primeiro Concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino.

A palavra “Quaresma” vem do latim, do termo “quadragésima” que significa “quarenta dias”. É o tempo litúrgico que compreende os quarenta dias de preparação para a grande celebração da Páscoa. Tem início na quarta-feira de cinzas e término no Domingo de Ramos.

A Quaresma é a prova de que somos “Acompanhados por Deus”
“Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados” (Salmo 51.1).

Querido povo de Deus!
Quaresma de novo, não exatamente para nos lembrar de nossa natureza pecaminosa e em constante necessidade de arrependimento, apesar de sermos assim. Mas para preparar-nos novamente para receber em nosso coração a extraordinária “maravilhosa graça” do perdão de Deus oferecida em Cristo.

Veja bem, Quaresma vem aí para nos lembrar de olhar sobre nossos próprios ombros e verificar a pesada carga que deveríamos carregar - culpas, pecados, espírito rancoroso, que não perdoa, e permitir que Cristo a carregue em seus próprios ombros. Quaresma vem para nos recordar de que nós pertencemos a um mundo de morte e pecado, mas que não fomos abandonados, pois somos “acompanhados por Deus” em sua infinita misericórdia. O grande sinal é a cruz de Cristo que está diante de nós.

Aqui estou! Aceita-me como sou
Quaresma é o tempo em que nós dizemos para Deus:

Aqui estou – aceita-me como sou.

Aqui estou! Imperfeito, incompleto, fraco e quebrado, infeliz e em prantos.

Aqui estou! Pecador e santo ao mesmo tempo, numa só pessoa.

Aqui estou! Amedrontado, aterrorizado, indigente, necessitado, indeciso, inconstante e não digno de confiança. Necessitado da tua companhia. De ser acompanhado por ti!

Aqui estou! Declarando a minha própria culpa. Ao mesmo tempo confessando e arrependido, penitente e hesitante, indeciso, mas esperançoso.

Aqui estou! No meio deste caos, destruído, debilitado.

Aqui estou! Olhando para o fogo da esperança, do perdão, do amor, da salvação.

Aqui estou! Acompanhado por Deus
É assim que começa a nossa Quaresma, quando dizemos para Deus: Aqui estou! Molda-me, muda-me, cria em mim um novo coração. Quando nos achegamos diante do altar de Deus para fazer nossa confissão e receber a promessa de Deus, de poder andar na fé, na certeza de que Cristo nos acompanha, o Espírito Santo nos guia, e o amor de Deus ressurge das trevas para a gloriosa luz da Páscoa aquecendo corações!

Disse alguém: “a cada ato de arrependimento humano corresponde uma grandiosa ação divina, e o maior de todos os pecados é o de não ter consciência dele”. Deus nos convida neste tempo ao arrependimento. É muito significativo o que podemos fazer neste sentido. E se a preocupação é de que Deus poderá nos rejeitar por causa dos pecados, então ouçamos novamente a promessa: “Nada poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus!” Nada! Pois somos “acompanhados por Deus”! Quaresma é isso. Afirmação dessa certeza.

Adilson D. Schünke é pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Mensageiro Luterano, Nº3, Ano 92, Março 2009

Nenhum comentário: