Colocando as coisas no seu devido lugar
Havia um comandante de um exercito vitorioso que tinha uma doença de pele, conhecida hoje como hanseníase. Diferente dos nossos dias, no tempo de Naamã hanseníase não tinha cura e era uma doença que excluía as pessoas do convívio social.
Em uma de suas batalhas, Naamã trouxe como escrava uma moça de Israel e deixou como serva de sua esposa. Essa pequena moça, vendo o sofrimento de Naamã, indica para a sua senhora um profeta de sua terra que é servo de Deus e que poderia curar seu senhor.
Naamã pede ao rei da Síria que escreva uma carta para o rei de Israel apresentando-o para ser curado. O rei de Israel, ao receber a carta e as ofertas do rei da Síria, fica preocupado e se lamenta, por saber que ele nada pode fazer. Então Eliseu, o profeta do Deus vivo, declara: — Por que o senhor está tão preocupado? Mande que esse homem venha falar comigo, e eu mostrarei a ele que há um profeta em Israel! (2Reis 5.8 )
Esta passagem termina com a cura de Naamã e você pode ler a história completa em sua Bíblia no livro de 2 Reis capítulo 5.
Numa primeira leitura, a resposta de Eliseu ao rei de Israel parece prepotente. Mas não é. O que Eliseu está fazendo é colocar as coisas em seus devidos lugares. O profeta de Deus afirma que ele é profeta de seu povo, mas não nega a ação de Deus fora dele. Mais que isso, ele ainda se coloca à disposição para atender ao pedido em favor de Naamã, como de fato ele o faz.
Precisamos aprender a nos colocarmos em nosso lugar no reino de Deus. Precisamos aprender a agir como servos dele, disposto a atender ao pedido do aflito e do necessitado.
Que Deus nos abençoe.
Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário