quarta-feira, 30 de julho de 2008

31 de Julho: Que Presbiteriano Independente sou eu?

Sou da Presbiteriana. Sou da IPI. Sou Presbiteriano Independente.

Quantos de nós já não fizemos essa afirmação ao nos perguntarem de que igreja ou religião nós somos? O difícil, geralmente, é a segunda pergunta: Mas, que igreja é essa? No que vocês crêem? Vocês acreditam no poder do Espírito? Presbiteriana? Ah! Meio ‘frio’ vocês, não?

Pois é, quantos de nós sabemos que igreja nós somos? Quantos de nós sabemos no que cremos? Quantos de nós sabemos diferenciar as demais denominações da nossa? Quantos de nós sabemos responder a ataques e confrontos de “irmãos avivados”?

Uma coisa é fato: desconhecemos as doutrinas de nossa igreja. Desconhecemos o sistema presbiteriano. Desconhecemos a história de nossa igreja. O que podemos fazer? Procurar conhecê-la. Seu eu sou brasileiro eu quero conhecer a história do meu país do meu povo, a nação ao qual pertenço não nasceu do nada. Eu, como membro de uma igreja presbiteriana independente, quero conhecer a história de minha igreja, ela não veio do nada. Pessoas lutaram para que ela chegasse até aqui, pessoas renunciaram a famílias e empregos para que hoje estivéssemos aqui. O que eu conheço de minha IPI?

Muitas vezes nos deixamos levar pelo pensamento de que se eu afirmo demais a minha “denominacionalidade” eu coloco Cristo em segundo plano. Porém o efeito é justamente o contrário. Quanto mais afirmo a minha posição presbiteriana independente, mais eu afirmo que creio em doutrinas fundamentais do cristianismo, e em nosso caso particular, que eu creio que Deus age e fala ao povo brasileiro. Poucos sabem, mas a nossa Igreja Presbiteriana Independente do Brasil é a primeira igreja presbiteriana realmente brasileira, iniciada por brasileiros que não concordavam com várias coisas que aconteciam na Igreja Presbiteriana do Brasil e que saíram e criaram a IPI do Brasil. Hoje, passados 105 anos, nosso relacionamento com a igreja mãe, a IPB, é dos melhores, inclusive poucos de sabemos, porém temos trabalhos de parceria em expansão missionária no país. Voltando à nossa IPI, nós que somos a 1a igreja brasileira temos o dever de nos voltarmos para o nosso povo, lutando para o fim das injustiças e de

igualdades sociais e econômicas de nosso país. Cabe a nós, como presbiterianos independente e brasileiros, sermos uma voz profética diante da corrupção e injustiça.

Muitos pensarão que tudo que digo aqui é fruto de um sentimento de paixão por algo que estou completamente envolvido no ministério. Eu digo mais, é amor pela Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, amor pela fé Reformada, pela doutrina calvinista e o que dela provém, é amor pela renovação do pensamento cristão, é amor por tudo que me faz ver Cristo em tudo que citei até aqui.

Uma nação sem passado não é uma nação. Uma igreja que não conhece sua história, está condenada ao esquecimento.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, bela reflexão

André Tadeu de Oliveira
Primeira IPI de São Paulo