quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Igreja Copta Ortodoxa
Fonte: Site oficial


Fundada por São Marcos o Evangelista por volta de 50 A.D. quando esteve no Egito. A Igreja Copta Ortodoxa é uma das mais antigas igrejas apostólicas do mundo. A Igreja Copta Ortodoxa (também conhecida como Igreja de Alexandria) é mencionada nos Cânones do Concílio Ecumênico de Nicéia de 325 A.D., como uma das quatro igrejas apostólicas mais antigas sendo as outras igrejas: a Igreja de Jerusalém, a Igreja de Roma, e a Igreja de Antioquia.

O líder da Igreja Copta Ortodoxa é chamado de Papa e é considerado como sendo o sucessor do Evangelista São Marcos. O clero é composto por bispos, padres e diáconos. A Igreja Copta também possui muitos monastérios e conventos, ambos no Egito e fora dele.

SÃO MARCOS, O EVANGELISTA

São Marcos é um dos setenta discípulos (Lc 10:1). O Evangelho de São Marcos é o mais antigo dos quatro evangelhos na Bíblia Sagrada. Ele começou escrevendo seu Evangelho em Roma e o completou no Egito. Foi em sua casa que Nosso Senhor Jesus Cristo teve sua última ceia e onde os discípulos se reuniram para orar após a ressurreição. A Tradição diz ter sido o local de Pentecostes (At 2:1). São Marcos foi martirizado por sua fé no Egito em 86 A.D. e sua festa é celebrada pelos Coptas no dia 8 de Maio de cada ano.

OS COPTAS

Eles são nos dias atuais os Cristãos pertencentes à Igreja Copta Ortodoxa. O termo “Copta” é derivado de uma palavra grega “Aigyptos” que significa Egípcio.

Os Coptas são descendentes dos antigos egípcios que se tornaram cristãos através do trabalho de São Marcos, tendo muito orgulho de seus vinte séculos de rica história.

A LÍNGUA COPTA

A língua copta é baseada em uma combinação do antigo alfabeto grego, e a antiga linguagem faraônica.

Muitos dos antigos manuscritos e livros dos grandes padres cristãos egípcios e teólogos foram escritos em grego ou língua copta. A língua copta remanesceu de uma língua raiz do Egito. Até a chegada dos Árabes no século VII, quando eles tentaram substituir o copta pela língua árabe.

No século XIII ficou decretada por lei, através das autoridades governamentais, a língua árabe como oficial, e passou a ser usada em todos os documentos, papéis e assuntos oficiais.

Enquanto os Coptas tentavam recuperar sua língua, o árabe gradualmente foi se tornando cada vez mais popular. A Igreja Copta ainda usa a linguagem copta hoje, em suas orações e hinos. Nas Universidades de Oxford e Cambridge, na Escócia e na América a linguagem copta é ensinada e nos dias atuais ela tem sido fortemente resgatada nas Escolas Dominicais.

A HISTÓRIA DOS MÁRTIRES E O CALENDÁRIO COPTA

A Igreja Copta, a qual tem sido referida por várias escolas como a Igreja dos Mártires, é reconhecida por seus corajosos homens e mulheres que se tornaram mártires por causa de sua fé em toda sua história. Por essa razão, os mártires são uma parte importante da Igreja Copta.

A festa de “Nayrouz” é a festa dos mártires Coptas e é celebrada em 11 de setembro de cada ano.

A festa também marca o início do Ano Novo Copta. O calendário copta teve início em 284 A.D., o ano em que Diocleciano se tornou Imperador Romano, e iniciou uma severa perseguição aos cristãos, foram vistos milhares de mártires durante esse tempo.

Igrejas que já tiveram suas histórias publicadas aqui:

Igreja Católica Apostólica Ortodoxa

Nenhum comentário: