sábado, 19 de janeiro de 2008

O Batismo
São Mateus 3.13-17

Gosto de acompanhar o calendário litúrgico de nossa Igreja. O que mais me fascina nele é a oportunidade de conhecermos e lembrarmos, ao longo do ano cristão, as principais passagens da vida de Jesus e os principais textos bíblicos a respeito de Cristo.

Neste domingo lembramos o episódio do batismo de Jesus. O que este momento tão especial e relatado pelos evangelistas tem a nos dizer hoje?

Vamos nos deter neste episódio e veremos que o batismo é o sinal visível do agir de Deus.

O sacramento do batismo é o sinal visível do agir de Deus em nossas vidas.

Deus derrama sobre nós a sua graça e misericórdia, nos chama, segundo São Pedro (1Pedro 2.9), das trevas para sua maravilhosa luz, para caminharmos segundo a sua vontade. Como resposta e este chamado, nos rendemos diante de Deus, publicamente, sendo batizados. O batismo foi um dos mandamentos deixados por Jesus e o evangelista São Marcos o registrou no final de seu livro como sinal de redenção e entrada no corpo de Cristo, a Igreja.

De igual modo, Deus nos chama e nos resgata e garante à nossa descendência a continuidade da Aliança feita conosco. Foi assim com Noé (Gênesis 9.9) e também com Lídia (Atos16.11ss) que após ser alcançada pela graça de Deus por meio da mensagem pregada por São Paulo, foi batizada com toda sua casa, tendo garantida a graça de Deus sobre aquela vida. Por isso batizamos nossos filhos, pois eles não são nossos, pertencem a Deus, e o ato do Batismo infantil expressa essa confiança na graça divina. O Batismo é, portanto, esse sinal visível da Graça de Deus.

O batismo, adulto e infantil, ordenando por Jesus e praticado pela Igreja desde seu início, diferem do batismo pelo qual Jesus passou. Jesus foi até João Batista para ser batizado e, como lemos no texto, este se recusou a batizar Jesus. A recusa de João Batista é simples de se entender: João Batista batizava para o arrependimento, ou seja, o sinal do batismo de João Batista era o arrependimento. João Batista com certeza sabia quem era Jesus e por isso recusou a batizar aquele que não tem pecados, não necessita se arrepender pois não errou. Mas Jesus sabia que seu batismo, ali no Jordão, seria diferente de todos os batismos realizados por João Batista. Jesus sabia que seu batismo era um marco no início de sua caminhada até a cruz. Por isso, ao sair da água, veio o Espírito Santo como em forma de pomba e desceu sobre Jesus. Era a bênção de Deus Pai para a caminhada até a Cruz. A trindade unida no momento inicial da jornada terrena do Filho em direção ao sacrifício. Deus revelando sua alegria no seu Filho unigênito que veio redimir a humanidade e selar de vez a vitória da vida sobre a morte.

O batismo de Jesus, portanto, é diferente do nosso. Nós somos batizados como sinal visível da graça de Deus. Jesus foi batizado pois ali se iniciava a caminhada em direção a Cruz. É diferente, mas podemos fazer uma comparação e ver que o batismo é a motivação para caminhada cristã.

O batismo é a motivação para a caminhada do cristão. Quando contemplamos o batismo de Jesus e o seu significado, podemos compreender que a nossa vida também é uma jornada em direção à cruz. Caminhamos para lá como Jesus caminhou. Portanto, o batismo de Jesus é para nós motivação, pois nos mostra a bênção de Deus e a certeza de que Deus esteve com Jesus em cada momento e também está conosco cada instante de nossa vida.

Quando temos a oportunidade de participar de uma festa de batismo infantil, e chamo de festa pois é assim que entendo um dia tão especial e um culto tão especial, temos ali a oportunidade de lembrar as promessas de Deus de que ele não nos abandona, ele está ao nosso lado, ele cuida da nossa família, da nossa casa, da nossa descendência.

Quando temos a oportunidade de participar de uma festa de batismo e pública profissão de fé temos ali a oportunidade de lembrarmos que Deus chama para si seus filhos, que ele não abandona e não abandonará jamais os seus filhos, que Deus está ao nosso lado e, portanto, não devemos temer a nossa caminhada.

Seja ao lembrarmos do batismo de Jesus, seja participando de um culto festivo com o batismo infantil ou de um adulto, devemos trazer no coração que estes momentos servem para nós de motivação e alimento para fé. O que é o Sacramento se não o cumprimento de uma ordem divina? E o cumprir desta ordem nos dá renovo na fé e alimenta a nossa vida para a caminhada. Por isso celebramos a eucaristia. Por isso celebramos o batismo. Por ordem divina, por alimentar a nossa fé e a nossa vida.

Concluindo, hoje é um domingo especial. Celebramos o início da caminhada de Jesus até a cruz. Nos próximos domingos teremos a oportunidade de ler textos que marcaram esta caminhada. Logo mais, na Quaresma, teremos a oportunidade de rememorar passagens marcantes desta jornada até a cruz, culminando no Domingo de Ramos e na Semana Santa.

Vivemos um período de memória no calendário cristão, e vamos trazer a memória, como diz Eclesiastes 3.21, o que nos pode dar esperança. E haveria esperança maior do que a obra e vida de Jesus?

Portanto Igreja de Cristo, vamos ter bem gravados em nossas mentes e corações que Jesus, ao ser batizado, deu início a sua jornada em direção à cruz e nós somos chamados a caminhar ao lado dele, nos nossos dias, levando sempre a mensagem do Evangelho a todas as pessoas! Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: