sábado, 19 de janeiro de 2008

Ano litúrgico A
2 Domingo do Tempo Comum
Cor litúrgica Verde
Leituras: Isaías 49.1-7; Salmo 40.1-11; 1Coríntios 1.1-9; São João 1.29-42

  • Prelúdio
  • Saudação (1Tm 1.2)
    Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Senhor, estejam com você!
    o
  • Oração de Adoração
  • Chamada a Adoração (1Tm 1.17)
    Oficiante: Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus
    Congregação: a ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém!
    o
  • Cântico “Vaso de Bênção” Cantai Todos os Povos 198
  • Chamada à confissão (1Tm 4.9-10)
    Esse ensinamento é verdadeiro e deve ser crido e aceito de todo o coração. É por isso que lutamos e trabalhamos muito, pois temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente dos que crêem.
    o
  • Oração silenciosa
  • Oração de confissão
  • Declaração de perdão (1Tm 1.14-16)
    Oficiante: E o nosso Senhor derramou a sua imensa graça sobre mim e me deu a fé e o amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus.
    Congregação: O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.
    Oficiante: Mas foi por esse mesmo motivo que Deus teve misericórdia de mim, para que Cristo Jesus pudesse mostrar toda a sua paciência comigo. E isso ficará como exemplo para todos os que, no futuro, vão crer nele e receber a vida eterna.
    o
  • Saudação da paz
  • Cânticos de Louvor
  • Ofertório
  • Oração de gratidão e por iluminação
  • Leitura do Antigo Testamento
    Isaías 49.1-7
    o
    1Ouvi-me, terras do mar, e vós, povos de longe, escutai! O SENHOR me chamou desde o meu nascimento, desde o ventre de minha mãe fez menção do meu nome; 2fez a minha boca como uma espada aguda, na sombra da sua mão me escondeu; fez-me como uma flecha polida, e me guardou na sua aljava, 3e me disse: Tu és o meu servo, és Israel, por quem hei de ser glorificado. 4Eu mesmo disse: debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia, o meu direito está perante o Senhor, a minha recompensa, perante o meu Deus.
    5Mas agora diz o SENHOR, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó e para reunir Israel a ele, porque eu sou glorificado perante o SENHOR, e o meu Deus é a minha força. 6Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. 7Assim diz o SENHOR, o Redentor e Santo de Israel, ao que é desprezado, ao aborrecido das nações, ao servo dos tiranos: Os reis o verão, e os príncipes se levantarão; e eles te adorarão por amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.
    0
  • Cântico Coral
  • Leitura do Evangelho
    São João 1.29-42
    o
    29No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim. 31Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel, vim, por isso, batizando com água.
    32E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. 33Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. 34Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.
    35No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! 37Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima. 40Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

    o
  • Momento com as crianças
  • Cântico “Convite aos Meninos” 2ª Estrofe e Coro Cantai Todos os Povos 267
  • Proclamação da Palavra
  • Afirmação de fé
    Confissão de Fé Brasileira1
    Cremos em um só Deus, imortal e invisível, criador do céu e da terra, e de todas as coisas, tanto visíveis como invisíveis, o qual é distinto em três pessoas: o Pai, o Filho e o Santo Espírito, que não fazem senão uma mesma substância eterna e uma mesma vontade; o Pai, fonte do começo de todo o bem; o Filho, eternamente gerado do Pai, o qual, cumprida a plenitude do tempo, se manifestou em carne ao mundo, sendo concebido do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria, feito sob a Lei para resgatar os que sob ela estavam, a fim de que recebessem a adoção de próprios filhos; o Santo Espírito , procedente do Pai e do Filho, mestre de toda a verdade, falando pela boca dos profetas, sugerindo todas as coisas que foram ditas por nosso Senhor Jesus Cristo aos apóstolos. Este é o único consolador em aflição, dando constância e perseverança em todo bem.

    1(Redigida no Rio de Janeiro pelos pastores calvinistas franceses Jean de Bourdel, Mattieu Verneuil, Pierre Boudon, sacrificados por Villegaignon na Baía da Guanabara a 19 de fevereiro de 1558)
    o
  • Oração pelas famílias
  • Momento com as crianças
  • Envio (1Tm 4.14-15)
    Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs as mãos sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor. Pratique essas coisas e se dedique a elas a fim de que o seu progresso seja visto por todos.
    o
  • Oração do Senhor
  • Bênção
  • Amém tríplice
  • Avisos e Pastorais
  • Poslúdio

2 comentários:

Unknown disse...

Olá
Gostaria de afirmar minha alegria em descobrir modelos de liturgia na Net.
Estás de parabéns por essa iniciativa...

Rev.Isaque Góes
IPU- Amazônia

Giovanni Alecrim disse...

Eu que agradeço a visita e espero que possa ser útil aos irmãos da IPU na Amazônia.