terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ao pé da letra!

“Afinal, dá para levar tantas determinações de Deus ao pé da letra no insano século 21?”

Com esta pergunta, a revista Galileu foi às bancas no mês de janeiro de 2008. Inspirada no livro “The Year of Living Biblicaly”, de A.J. Jacobs, onde o autor alega ter vivido um ano inteiro sob as regras do Antigo Testamento, a matéria escrita por Cláudio Julio Tognolli é um convite à reflexão para cada cristão em nossos dias.

A resposta à pergunta acima é uma questão de interpretação, e isto tem muito a dizer a cada um de nós hoje. O fato é que Tognolli procurou viver ao pé da letra o que está escrito no Antigo Testamento, e isto é o que muitos de nós fazemos hoje com o texto bíblico. Esquecemos que os textos bíblicos foram escritos com um propósito definido, em uma época definida e com um destinatário definido. Queremos transportar usos e costumes e diretrizes de mais de 3000 anos de existência para o insano século 21. A conclusão que o autor da matéria chega é de que é praticamente impossível agradar a Deus seguindo estes preceitos do Antigo Testamento em nossos dias e, de fato, o é. Por isto Cristo tornou novas todas as coisas e rompeu com a antiga aliança trazendo para a humanidade a nova aliança em seu sangue, aliança esta que está fundada na graça e misericórdia de Deus e que rompe com as exigências contextuais do Antigo Testamento, pois Jesus as cumpre à risca e torna a nossa relação com Deus uma nova relação, uma relação de graça e amor.

O texto de Tognolli é tão pertinente a nós hoje pelo simples fato de, volta e meia, nos depararmos com irmãos se questionando se preceitos do Antigo Testamento são válidos em nossos dias. Questionamentos a respeito do sábado, da observância de votos, da lei em relação alimentos aparecem com freqüência e de tempos em tempos. Em uma das comunidades da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil no site de relacionamentos Orkut aparecia, até bem pouco tempo, um debate caloroso a respeito da observância ou não do sábado pelos cristãos. Estas discussões não são novas. O apóstolo São Paulo já as enfrentava em seu tempo e podemos ler a respeito em suas cartas.

Voltando a questão inicial e a resposta inicial que demos, é de fato uma questão de interpretação. Se decidirmos considerar apenas o Antigo Testamento e excluirmos o Novo Testamento nesta interpretação, deveremos optar por uma leitura conservadora e literal ou uma leitura que procure interpretar estas regras e mandamentos pelo viés do contexto social e cultural da época, transportando seus ensinos para os nossos dias. Se optarmos pelo primeiro modo de interpretação, chegaremos, provavelmente, ao resultado de Tognolli. Se optarmos pelo segundo modo de interpretação, chegaremos, provavelmente, a uma mensagem mais viva para o ser humano de nossos dias.

E você? Como interpreta o Antigo e o Novo Testamento?

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: