terça-feira, 11 de setembro de 2007


Por quem devemos lutar?
Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Em meio a uma sociedade onde os valores cultivados são os do lucro e do ser bem sucedido, somos chamados a fazer diferença, a viver de maneira coerente com a vontade de Deus.
Temos assistido, nos últimos meses, ao espetáculo da mídia em torno dos escândalos políticos. Vemos Senadores, Deputados, Ministros, enfim, vemos os líderes de nossa nação envolvidos em escândalos e fazendo negociatas para não serem pegos pela lei.
“A moral e a decência estão perdendo o valor
Onde a violência tem um alto custo
O justo é quem paga pelo pecador”

(Bezerra da Silva em “Medo de virar galeto”)
O sambista Bezerra da Silva traduz bem a realidade de nosso país. A moral e a decência perderam o valor. A violência física, moral, social, cívica, política e religiosa oprimem a pessoa justa e é o justo que paga pelo lucro dos poderosos.
Mas qual a orientação então, da Palavra de Deus para nós hoje? O Salmo 82 nos dá um direção:
Defendam os direitos dos pobres e dos órfãos;
sejam justos com os aflitos e os necessitados. Socorram os humildes e os pobres
e os salvem do poder dos maus.

(Salmo 82.3-4)
É defendendo o direito dos pobres, dos órfãos, é sendo justo com os aflitos, é socorrendo os humildes e lutando contra o poder dos maus que fazemos a vontade de Deus. Quando assistirmos a violência física, moral, social, cívica, política e religiosa diante de nós, vamos nos lembrar das palavras do Salmista e ver que a vontade de Deus é proclamemos sua justiça diariamente!

Nenhum comentário: