
Faça a sua escolha
Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Assistimos, já faz muito tempo, a impunidade para com os ricos em nosso país. Recentemente, chegou até nosso conhecimento os seguidos espancamentos de pessoas mais pobres por jovens de classe média, no Rio de Janeiro. Se voltarmos nossos olhos para o cenário político, serão inúmeros os exemplos de impunidade e casos onde nossos representantes cometem crimes e não cumprem o previsto na lei. Ao contemplar este cenário, podemos fazer a mesma pergunta do início do Salmo 52:
“Homem poderoso, por que você
se gaba da sua maldade?” (Salmo 52.1a)
Vemos os que têm mais recursos assumirem publicamente que devem ter mais privilégios que outros. Que por terem mais recursos, merecem tratamento diferenciado. Acham-se acima do bem e do mal e por isso sentem-se seguros para agir. Preferem humilhar e menosprezar os mais carentes a te compaixão para com eles.
“Você gosta mais do mal do que do bem
e prefere a mentira em lugar da verdade.” (Salmo 52.3).
Os mais favorecidos criam verdadeiras estruturas onde podem se defender das acusações da lei e se sentirem mais seguros. Preferem a mentira em que vivem, cercados por um mundo de prazeres fúteis, a viver a verdade.
Mas qual o fruto de uma vida assim? O próprio Salmo 52 responde:
Por isso, Deus acabará com você para sempre; ele o pegará e jogará para fora da casa em que você mora.
Deus o tirará do mundo dos vivos. (Salmo 52.5)
Em contra partida a vida que leva o homem poderoso, o mesmo Salmo 52 afirma:
“Porém eu sou como uma oliveira verde,
que cresce perto da casa de Deus;
eu confio no seu amor para sempre e sempre.” (Salmo 52.8)
A oliveira é apresentada como símbolo de esplendor e prosperidade. Veja que o salmista utiliza a figura da Oliveira para dizer que ele será reconhecido e prospero, mas isso só ocorrerá se ele estiver perto da casa de Deus. É preciso aqui afirmar que o reconhecimento a que se refere o salmista é o reconhecimento público de nossa conduta e testemunho. Da mesma forma prosperidade nada tem a ver com benefícios financeiros, mas sim que será bem sucedido naquilo que Deus tem para ele.
Hoje, se apresenta diante de nós uma questão essencial: qual caminho trilhar? Podemos escolher o caminho dos poderosos, o mal e a mentira, ou escolher o caminho do servo de Deus: o bem, o esplendor e a prosperidade.Conhecidos os frutos de ambos, Faça a sua escolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário