segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como seguir a Jesus

Filipenses 2.5-11

Hoje é um dia especial. Celebramos um dia especial na história de Jesus e sua caminhada em direção à cruz: o dia de sua entrada em Jerusalém. Neste dia tão especial, somos convidados pela Epístola aos Filipenses a sermos igual a Jesus. Vejamos o que devemos fazer para andarmos no caminho de Deus e também qual a nossa função no Reino.

Para ser igual a Jesus é preciso Negar-se, humilhar-se e obedecer. Jesus viveu entre nós como um de nós. Ele conviveu diariamente com o povo ao se redor, aprendendo e ensinando, recebendo e ministrando.

Nós, se desejamos ser igual a Jesus, devemos abrir mão da nossa vontade, precisamos aprender a negar a nós mesmos, precisamos aprender a deixar de lado nossos interesses, nossas vontades, nossas paixões e nossas intenções para dedicarmos tudo a Deus. É preciso se esvaziar para que o Espírito de Deus nos preencha.

É preciso, além de negar-se, também humilhar-se. Não é fácil ser humilhado, queremos sempre sair bem nas discussões, nas situações da vida. É difícil ser humilhado pelas situações da vida e aceitar. Também não é fácil curvar-se diante da nossa arrogância e reconhecer que somos egoístas. Não é fácil deixar de lado a nossa vontade e se humilhar diante de Deus. Mas foi assim que Jesus viveu: enfrentando a humilhação que para aquela sociedade era conviver com os excluídos, a humilhação de um julgamento e a humilhação da cruz. Mas só conseguiu enfrentar tudo isso por que se humilhou perante Deus. Somos chamados a fazer o mesmo.

É preciso negar-se e humilhar-se, mas também é preciso obedecer. A obediência irrestrita à vontade do Pai foi o marco da Jesus. Foi obediente até a cruz. Mas nós não somos assim. Queremos do nosso jeito. Somos mimados, queremos da nossa maneira e queremos agora, como se Deus tivesse obrigação de fazer agora tudo o que queremos. Não, é preciso obedecer a vontade de Deus, expressa na sua Palavra.

Negar, Humilhar e Obedecer são os alicerces de uma vida com Cristo.Mas vejam que tudo isso converge para A Glória de Deus. Quando nos propomos a caminhar na direção e ao lado de Jesus tudo aponta para a glória de Deus.

Todo esvaziamento, humilhação e obediência de Jesus foi para que na sua vida se cumprisse a vontade de Deus e o Pai fosse glorificado no Filho. Assim, o Pai também o exaltou, assim, nós, como fruto de uma vida de negação de nós mesmos, humilhação e obediência devemos apontar para Jesus Cristo sempre, todas as nossas palavras devem falar de Jesus Cristo, o nome sobre todos os nomes. Todas as nossas atitudes devem apontar para Jesus, o nome pelo qual se dobra todo o joelho, no céus, na terra e debaixo da terra. Todas a nossa vida deve ser uma confissão: a de que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus.

Conclusão. Queridos irmãos, hoje, ao contemplarmos a cena de Jesus, montado num jumento, entrando e Jerusalém e as pessoas estendendo os ramos e sendo aclamado, devemos nos lembrar que ele esvaziou-se, humilhou-se e foi obediente até a cruz. Devemos seguir o exemplo de Jesus, caminhando em direção à vida eterna, sendo servos fieis e obediente. Que Deus nos ajude.

Rev. Giovanni Alecrim

Nenhum comentário: