quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Queremos paz!
— Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (João 14.27, Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14.27, Revista e Ataulizada)

O mundo busca paz. O ser humano busca paz. Mas que paz é essa? Para muitos, paz é tranquilidade, entrar em acordo com quem te importuna, calma, sossego. Acontece que tudo isso é passageiro. A tranquilidade pode ser facilmente quebrada por algum conflito, um acordo pode ser rompido, a calma e o sossego podem ser interrompidos por situações as mais diversas. O que afinal é paz? Jesus nos disse que deixa sua paz conosco. Que paz é esta?

A paz que Jesus nos oferece é poder passar por conflitos, inquietações, guerras, barulhos e agitações sem se deixar consumir por elas. Ser cristão não significa não ter problemas e não passar por tais situações. Ao contrário, significa ser cada dia mais forte para enfrentar as dificuldades da vida e ainda assim não perder a visão e o foco em Deus. A paz que Jesus nos oferece o mundo não pode oferecer igual por um simples motivo: a paz de Jesus é a única capaz de enfrentar a morte com a certeza da vitória. É a paz de quem é condenado em um julgamento injusto, que recebe os açoites, que passa pelo calvário, que é xingado, menosprezado, ferido e ainda assim tem a certeza da vitória da vida sobre o sofrimento e a morte. Mas não é fácil viver a paz que Jesus nos oferece. É preciso aproximar-se cada vez mais de Deus, negar-se a si mesmo e reconhecer que não pertencemos mais a nós mesmos. Fácil? Não, Jesus nos dá a sua paz justamente para isso, para enfrentarmos os obstáculos que nos afastam de Deus.

Qual é a paz que você procura para a sua vida? Uma paz passageira, que não é capaz de resistir à primeira tempestade da vida? Ou a paz que extrapola toda a razão humana mas que é capaz de enfrentar todas as dificuldades?

Não tenhamos medo de dedicar nossas vidas a Jesus, ele tem a paz necessária para enfrentarmos nossos problemas.

Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Alecrim

Este sermão foi proverido por ocasião do culto semanal na Sociedade Bíblica do Brasil em 4 de fevereiro de 2010.
Infelizmente, por conta de meu estado de saúde, não pude comparecer ao trabalho neste dia.

Um comentário:

Flávia Amorim disse...

Essa é a paz que sinto e que busco cada dia mais intimidade com Deus para não deixar de senti-la! Muito bom o sermão! que Deus te abençõe!