segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Jesus é nossa força

1Timóteo 1.12-13

Nova Tradução na Linguagem de Hoje
12Agradeço a Cristo Jesus, o nosso Senhor, que me tem dado forças para cumprir a minha missão. Eu lhe agradeço porque ele achou que eu era merecedor e porque me escolheu para servi-lo. 13Ele fez isso apesar de eu ter dito blasfêmias contra ele no passado e de o ter perseguido e insultado. Mas Deus teve misericórdia de mim, pois eu não tinha fé e por isso não sabia o que estava fazendo.

Revista e Atualizada
12Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, 13a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.

Paulo escreve a Timóteo, jovem pastor que ele deixara tomando conta da Igreja em Éfeso, exortando e encorajando este jovem a seguir firme seu chamado, a não se deixar levar por falsos ensinos e a não se deixar abater diante das lutas da vida.

Quantos de nós não enfrentamos as lutas de nossas vidas e, muitas vezes, preferimos a derrota a encarar o fato que precisamos mudar e nos dispor a enfrentar os desafios de uma nova vida com Jesus.

Quero hoje compartilhar com vocês princípios que fizeram de Paulo um apóstolo com fé viva e vibrante. Paulo só pôde ser o que foi porque aceitou os desafios de Deus para sua vida e não se prendeu ao seu passado de erros pois teve sua vida transformada por Deus, vivendo na certeza da misericórdia divina.

Tal qual a Paulo, Deus nos capacita a enfrentar os desafios de nossas vidas. Paulo coloca-se diante de Timóteo como uma pessoa grata a Deus. Grato por Deus ter capacitado-o a enfrentar os desafios que lhe eram propostos e por conseguir cumprir sua missão. Existe nessa atitude de Paulo algumas coisas que me chamam atenção. Paulo afirma que Jesus é quem lhe dá forças. Jesus o fortaleceu. Pode nos parecer comum essa frase, mas ela deve ser vivida. Quantos de nós, em momentos de fraqueza e tristeza, têm recorrido a diversas outras coisas ou pessoas e não têm buscado em Jesus a orientação e a força para enfrentar nossos problemas. Preferimos apoiar-nos em situações e pessoas com as quais, em pouco tempo, falharão e nos decepcionarão. Não estou aqui pedindo que você abra mão de suas amizades, mas que você confie e busque forças em Jesus para enfrentar os seus desafios e que tenham nos amigos o apoio em oração e atitudes para encarar seus desafios.

Paulo foi um homem que viveu de desafios desde a sua conversão. Não negou-se a seguir adiante, a encarar terras desconhecidas e a anunciar o evangelho por onde fosse. Em seu tempo, soube dialogar com culturas diferentes e levar a eles o evangelho sem perder a essência da mensagem de Cristo. Desafios não foram poucos na vida de Paulo. Momentos de tristeza e de decepção com certeza existiram, mas ele se apegou em Jesus e é o que ele recomenda a Timóteo.

Esta recomendação tem um motivo, uma razão: não foi Paulo que pediu a Jesus que o chamasse, foi Jesus quem chamou a Paulo. E o mesmo Jesus que chamou a Paulo, chamou também a Timóteo. E o mesmo Jesus que chamou a Timóteo, chamou você um dia e chama você hoje. Mas para quê nos chama Jesus? Para servi-lo. Não podemos negar ao nosso Senhor os nossos dons e nossas capacidades. Ele sabe o quanto temos de potencial para servi-lo com integridade e com competência. Se hoje você está se sentindo fraco na fé, apóie-se em Jesus e ele o capacitará. Ele nos chamou porque ele nos conhece. Portanto, não negue a Jesus o seu talento, o seu dom e não apóie suas desculpas para deixar de servir a Jesus em situações ou pessoas do seu passado.

Devemos ter a certeza que diante de nosso passado Deus nos perdoa. Já que estamos falando de Paulo, o apóstolo, vou evocar uma frase de seu xará, Paulo, o da viola. Paulinho da Viola, no samba Sinceramente, sentencia: “Todo pecado um dia tem seu perdão”. Deus sabe do nosso passado de erros. A pior atitude que podemos ter é justificarmos nossos erros de hoje na nossa vida no passado. Quando fomos chamados por Jesus, fomos chamados para uma vida em novidade. Uma vida transformada, uma vida que busca melhorar a cada instante. Paulo, o apóstolo, coloca diante de Timóteo a sua própria condição de perseguidor e matador de cristãos antes de sua conversão. Tal condição poderia ter feito Paulo simplesmente não se envolver com a pregação do evangelho, mas Jesus o chamou para que ele mudasse a história de sua vida.

Este é o ponto chave da vida de Paulo e da nossa. Estamos dispostos a mudar a história de nossas vidas? Será que não é cômodo para nós nos apoiarmos em erros do passado para justificarmos nossas atitudes hoje ao invés de pagar o preço da transformação de vida? Não é fácil se dispor a mudar. Para Paulo não foi fácil. Para Timóteo também não foi. Para ninguém é fácil assumir os erros do passado e encará-los para então mudar nossas vidas. Quantas pessoas você conhece que carregam problemas e situações por anos em suas vidas. Cuidado, você e eu podemos ser uma delas. Por isto devemos ter a consciência que Deus tem misericórdia de nós. Ele nos ama a ponto de saber do nosso passado mas enxergar em nós o que somos capazes de fazer em prol do evangelho. Quando nos chama, Deus não leva em conta os nossos erros, ele leva em conta nosso potencial.

Quero concluir convidando você a pensar o quanto Deus é misericordioso em sua vida. No quanto ele tem te sustentado ao longo de sua jornada. Pense nas dificuldades pelas quais você já passou. Quantos desafios você enfrentou e quantas alegrias e também frustrações você viveu nesses desafios. Perceba a fidelidade de Deus nos livramentos, nas vitórias, nas derrotas que Deus nos dá para percebamos que, mesmo quando aos nossos olhos perdemos, ele está no controle de tudo.

Quero convidar você a pensar no quanto você pode servir a Deus com o seu dom. No quanto Deus pode usar o seu dom aqui na Igreja, na Escola Dominical, no ministério com as crianças, na área da música, nos diversos ministérios da Igreja. Pense no quanto você dedica hoje a servir a Deus na Igreja e no quanto poderia dedicar a mais. Mas não pense só no serviço na Igreja, pense no quanto você pode dedicar em seu dia a dia, testemunhando, orando, falando de Jesus ao seu próximo. Paulo exorta a Timóteo a reconhecer em Jesus a força para enfrentar os desafios e mudar o passado de erros em um presente de arrependimento e acertos e num futuro de frutos de vida para nosso Deus. Dediquemos a Deus nossas vidas, ele não leva em conta nosso passado de erros, ele leva em conta o nosso potencial e a nossa capacidade de mudar as nossas vidas. Que Deus nos dê força e nos abençoe.

Rev. Giovanni Alecrim

Este sermão é parte de uma série de sermões que serão ministrados ao longo deste ano tendo como base as cartas pastorais

Nenhum comentário: