quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ministério da Palavra: a Pregação

O Ministério da Palavra, ou seja, o ato de levar a palavra de Deus por meio da pregação é uma prerrogativa máxima do Pastor. Ele, como ministro docente, tem a responsabilidade de ensinar o povo nos caminhos do Senhor. Como uma das ferramentas de ensino, a pregação é um dos ápices do culto reformado, porém não é o principal, este papel é o do sacramento da Eucaristia.

O Pastor é responsável pela pregação, porém, isto não impede que outros membros possam fazer uso deste espaço do culto, desde que tenha o devido conhecimento da palavra (2 Timóteo 2.15 ) e vivência cristã conforme 1 Timóteo 3.6-7 .

Aos que sentem no coração o ardor de proclamar a Palavra de Deus em um púlpito faz-se necessárias algumas observações quanto ao conteúdo e forma da mensagem. A saber:
• Bíblias
• Material didático de apoio
• Coerência e coesão• Clareza de idéias

Ao preparar um sermão o pregador deve ter em mãos, além de várias traduções da Bíblia para comparar os textos, comentários a respeito do texto escolhido (estes podem ser encontrados em livrarias) que auxiliarão na composição e entendimento do pando de fundo do texto. Outras ferramentas indispensáveis são livros como introduções e teologias do Antigo e Novo Testamento, estas darão o suporte teológico para a mensagem.

A escolha do texto deve ter coerência com a Palavra. Na divida trechos que estão numa mesma temática, procure trabalhar o tema de cada trecho. No que diz respeito ao sermão, é bom que seja escrito. Sim, escrito, palavra por palavra, assim fica mais fácil traçar coerência e dar uma direção clara ao sermão. O esboço também é válido, porém, é preciso estar seguro do que se vai falar para usar tal recurso. Em ambos os casos, procure manter sempre uma idéia em foco. O tempo do sermão vai depender do pregador, mas dificilmente uma pessoa guardará mais de uma idéia central, à partir desta idéia central trabalhe os sub-temas do sermão, sempre ligados à idéia central. Exemplo:
Idéia Central: Salvação pela Graça (Efésios 2.1-10 )
Sub-temas:
1) Salvação é misericórdia de Deus;
2) É Graça, posto que é dada por Deus;
3) É pela fé, que é dom de Deus.

Por último e não menos importante: deixe o texto falar! Parece óbvio, mas não é, volta e meia lemos a Bíblia com o nosso enfoque e pressuposições e não tiramos do texto o que ele de fato quer dizer. Por isto todos os recursos apresentados são importantes: o que é o texto? Para quê/quem ele foi escrito? O que diz antes? O que diz depois? O que tais coisas tem haver com o texto escolhido? Estas questões fazem parte da história de cada trecho da Bíblia e não podem ser esquecidas na composição de um sermão.

A tarefa de Ministrar a Palavra é árdua porém gratificante, cada novo sermão é um novo mergulho nos braços de Deus, por isto, o mais importante de tudo é viver aquilo que se prega, se não houver coerência entre sermão-ação-oração serão apenas palavras atiradas ao ar!

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: