sábado, 8 de agosto de 2009

As características de um bom pai
1Tessalonicenses 2.7-14

O apóstolo Paulo tratava os recém-convertidos como filhos. Em sua primeira Carta aos cristãos de Tessalônica, Paulo fala de alguns preceitos com os quais ele se dedicou àqueles filhos na fé. Estes preceitos servem para os pais educarem seus filhos.

Amor.
Pai, seu filho precisa ser amado. Para enfrentar a realidade, a vida e ser uma pessoa com preceitos e valores, seu filho precisa saber que o pai o ama. Nossa sociedade latina tende a deixar para as mães este papel de amar os filhos. Veja que o próprio Paulo diz que cuidou dos seus filhos na fé como uma mãe. Pai, às vezes, precisa ser mãe também. Um pai não pode negar jamais ao seu filho um gesto e uma palavra de amor. Pai, ame seu filho.

Compromisso.
Compromisso, Paulo comprometeu-se integralmente com seus filhos na fé. Qual o seu compromisso com o seu filho hoje? Pai, lembre-se, se o seu compromisso é apenas o sustento financeiro, você receberá como retorno quando for mais velho, apenas sustento financeiro. Quantos casos de filhos que pagam para outros cuidarem de seus pais nós não conhecemos? O compromisso com seu filho deve ser integral, ou seja, compromisso na educação de valores (em casa), na educação de conhecimento (escola), na educação espiritual (em casa e na igreja).

Autenticidade.
Paulo reafirma que agiu de maneira autêntica com seus filhos na fé, ou seja, ele foi ele mesmo. Pai, se você deseja ser tratado com respeito e dignidade, seja autêntico com seu filho, seja você mesmo. Existem pais que tentam ser o super herói para sempre na vida de seus filhos, outros tentam ser o pai durão, que não se emociona. Não tenha vergonha de suas falhas e de suas fraquezas diante de seus filhos, eles aprenderão a ser pessoas verdadeiras.

Comunicação.
Paulo termina este trecho dizendo aos seus filhos da importância de se comunicar o que se aprende. É quando ele afirma que eles aceitaram a mensagem do evangelho. Pai, saiba se comunicar com seu filho e tenha a certeza que ele entende aquilo que você ensina em palavras e atos. A comunicação é importante para transmitir o seu amor, demonstrar o seu compromisso e a sua autenticidade para com seu filho. Pai, se comunicando com seu filho ele será seu amigo e vocês compartilharão tristezas e alegrias.

Concluindo, quero convidar você, pai, a repensar sua vida de pai. Será que você tem demonstrado amor de maneira suficiente para seu filho? Quando foi a última vez que você disse que o amava? Será que você tem se comprometido integralmente com ele? Quando foi a última vez que conversaram sobre valores de vida? Será que você tem sido autêntico com ele? Quando foi a última vez que, por exemplo, confessou que você errou? Será que você tem se comunicado de maneira eficaz com seu filho, transmitindo amor, compromisso e autenticidade?

Pais, pensemos em nossos filhos e amemos para que ele nos amem! Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: