segunda-feira, 13 de julho de 2009

Nós pertencemos a Deus
Salmo 24

O salmo 24 era usado no culto em Israel. Era cantado pelas pessoas que chegavam a Jerusalém para adorar a Deus. Quero meditar com vocês hoje sobre os dois primeiros versos deste salmo.

O mundo pertence a Deus. Ele é o dono de tudo o que vemos. Ele criou todas as coisas. Olhe ao seu redor nesse instante e você verá mais de uma obra das mãos de Deus.

Nós pertencemos a Deus. Talvez você já tenha ouvido esta afirmação mais de uma vez, e talvez se referindo ao fato de você pertencer a Igreja. Eu quero ampliar este conceito. A humanidade pertence a Deus. Até mesmo aquela pessoa que você julga ser a mais errada na face da terra pertence a Deus.

O que o salmo 24 exalta é justamente o fato das pessoas que seguem os caminhos do Senhor seguirem para Jerusalém para exaltar a grandeza de Deus. Pessoas simples que subiam a Jerusalém para celebrar o Rei da glória, o Senhor Todo Poderoso.

O que este salmo tem a nos ensinar? Que nós pertencemos a Deus. Parece um ensinamento simples, mas é difícil de compreender, tão difícil que a humanidade prefere seu próprio caminho a depender exclusivamente dele. Pertencer a Deus é confiar que ele nos sustenta. É sonhar com o futuro e colocar nas mãos dele o nosso amanhã, é o que escreve Wayne Jacobsen e Dave Coleman no livro Por que você não quer mais ir à igreja?, que fala das lutas de um pastor em seu relacionamento com Deus, cito aqui um trecho interessante:

Deus vai providenciar. Ele sempre faz isso. Só que você não fica sabendo. Se você não tem emprego nem seguro-saúde, isso não significa que ele irá abandoná-lo. Se algumas pessoas estão destruindo sua reputação, isso não quer dizer que elas terão a última palavra. Deus não é uma fada madrinha que recorre à varinha de condão para deixar tudo do jeito que queremos. Você não irá longe se questionar o amor dele por você todas as vezes que suas expectativas não forem atendidas. Ele é seu pai. Sabe bem melhor do que você aquilo que você necessita. Ele é um provedor muito melhor para você e sua família do que imagina. Está trazendo você para a vida dele e, em vez de livrá-lo dessas coisas pelas quais está passando, preferiu usá-las para lhe mostrar o que são verdadeiramente a liberdade e vida autênticas. (Por que você não quer mais ir à igreja? De Wayne Jacobsen e Dave Coleman. Editora Sextante. p. 88-89).

Ele quer nos ensinar que pertencemos a ele, que sem ele nada somos, que podemos passar a vida dando cabeçadas e errando ou podemos passar a vida aprendendo sua vontade e buscando cada vez mais ser correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos,nem faz promessas falsas (v.4). Não é fácil se enquadrar nesta lista do verso 4 do salmo. Mas não podemos desistir de buscar este alvo. Não podemos deixar de lado a nossa missão de sermos servos dedicados a Deus, nos reconhecendo como servos, nos reconhecemos como pertencentes a ele. Assim, podemos nos preocupar com o que realmente é importante, buscar o perdido, anunciar o evangelho aos que estão oprimidos pelas angústias e tristezas, é o ministério diaconal do cristão: servir a Deus e ao próximo. É o que João Calvino procurou resgatar em Genebra, no século XVI, é o que devemos resgatar em nossa Igreja: a humanidade pertence a Deus e os cristãos tem a missão de amparar aqueles que estão perdidos e oprimidos anunciando a mensagem do evangelho.

Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: