domingo, 5 de julho de 2009

Bíblia em quadrinhos de Robert Crumb mantém texto original

JANAINA LAGE da Folha de S.Paulo, em Nova York

O cartunista Robert Crumb lança em outubro sua versão do Livro do Gênesis. A primeira parte foi publicada na semana passada na revista "New Yorker" e mostra que, apesar de respeitar "palavra por palavra" o texto original, o livro merece a advertência da capa: "supervisão de adultos recomendada para menores".


Ilustração com Adão e Eva publicada pela revista norte-americana "New Yorker"

Nome lendário das HQs underground --com personagens como o Gato Fritz e Flakey Foont--, Crumb atribuiu o aviso não às ilustrações, mas ao conteúdo. À "New Yorker" disse se preocupar com a hipótese de as pessoas darem para seus filhos um livro de ilustrações da Bíblia sem considerar o enredo.

De início, ele pretendia apenas retratar a história de Adão e Eva, mas optou por ilustrar o Livro do Gênesis, que inclui a criação do mundo, Adão e Eva, Caim e Abel e a Arca de Noé.

O texto de apresentação afirma que a obra foge da interpretação teológica ou escolar que muitas vezes obscureceu as histórias mais dramáticas da Bíblia. Em blogs e sites especializados, é tido como o lançamento do ano.

O Deus de Crumb tem cabelos longos, barba, sinais de velhice e manto branco. Em entrevista ao "Guardian", ele falou da dificuldade em criá-lo.

"Meu problema era como desenhar Deus. Como luz no céu com diálogos em balões saindo dele? Então, Deus apareceu num sonho. Foi apenas por um segundo, mas eu vi claramente como ele era. Então disse, OK, já sei como fazer."

Crumb considerou a hipótese de desenhar Deus como uma mulher negra, mas concluiu que no Velho Testamento ele é um velho patriarca judeu. Eva aparece como uma mulher com coxas, bunda e seios avantajados e cabelos longos.

À "New Yorker", afirmou que suspeita que Deus exista, mas que não procura orientação no Gênesis. "É muito primitivo."

As imagens divulgadas na revista vão até a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden. À primeira vista, impressionam pela riqueza de detalhes como as gotas de suor de Adão ao ser questionado por Deus após ter provado o fruto proibido ou o modo como os dois se entreolham após comer o fruto e descobrirem que estão nus.

A gama de nuances está ligada a uma pesquisa rigorosa. O blog da "New Yorker" afirma que o cartunista procurou informações para definir detalhes físicos e se inspirou em filmes como "Os Dez Mandamentos", "Ben Hur" e "A Última Tentação de Cristo".

O livro já está em pré-venda na Amazon com preço que varia de US$ 16,47 a US$ 315 para a edição em capa dura.

Ou a autora tupiniquim não sabe, ou o Robert Crumb desconhece que há mais que Arca de Noé e Abraão no Gênesis...mas que parece interessante a obra, isso parece!

Nenhum comentário: