sexta-feira, 31 de julho de 2009

31 de julho - 1903-2009: IPIB 106 anos


Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
1Tessalonicensses 1.3-5

No texto que lemos, o apostolo São Paulo e seus companheiros, Silas e Timóteo, saúdam a Igreja em Tessalônica pela sua fé que não está parada, mas cresce e este crescimento é motivo de orgulho para eles.

A Igreja, desde os primeiros dias vem crescendo, a ponto de hoje, século XXI, termos perdido um pouco da noção do que vem a ser uma Igreja.

A Igreja Presbiteriana Independente é Igreja. O que é uma igreja? Em meu livro Ser Igreja, inicio o diálogo com o leitor dizendo:
É extremamente complicado conceber o cristianismo sem a convivência em comunidade. Os primeiros cristãos, conforme relatado em Atos, viviam em Ecclesia, palavra grega que nos remete a “assembléia do povo, reunião com algum propósito específico”, no caso dos primeiros cristãos, o propósito era o de ler as cartas e falar dos ensinos, assistir os mais necessitados e participar da Eucaristia.
Embora de forma diferente do que viveram no passado, os cristãos de hoje congregam e convivem em comunidades, onde aprendem sobre a Bíblia, assistem os necessitados e participam da Eucaristia.
Viver em comunidade cristã hoje é saber partilhar atenção ao próximo, é saber buscar a sabedoria que vem de Deus, é saber estender a mão ao necessitado, é saber denunciar a injustiça.

A Igreja Presbiteriana Independente (IPI) é fruto desta Igreja, que começou em Atos e que de maneiras diferentes se expandiu pelo mundo, assumindo formas diferentes e ritos diferentes, mas olhando todos para o mesmo Deus, servindo todos ao mesmo Senhor e Salvador Jesus Cristo. Esta Igreja, que nasce plural com suas comunidades espalhadas, institucionaliza-se de maneiras diferentes. Assim surgem Romanos, Antioquinos, Sírios e diversas outras Igrejas. O elo histórico e teológico da IPI, diretamente, está com os Romanos até o século XVI.

Portanto, a IPI tem ligação histórica com aqueles que, no século XVI, tentaram promover uma reforma teológica na Igreja Católica Apostólica Romana e foram banidos de lá. Assim, surgiram os Luteranos, principalmente na Alemanha, e os Reformados, influenciados principalmente pela teologia e pensamentos do francês João Calvino (1509-1564) que implanta em Genebra o sistema de colegiado e representatividade na Igreja e na cidade. A IPI é herdeira deste sistema teológico chamado Reformado Calvinista.

Como Igreja, a IPI é Presbiteriana. Influenciado por este sistema, John Knox chega à Escócia e lá desenvolve o presbiterianismo, que logo migra para os Estados Unidos. Passados pouco mais de três séculos, o presbiterianismo aporta em terras brasileiras. Mais exatamente em 12 de agosto de 1859 com a chegada de Ashbel Green Simonton. Em pouco mais de três décadas, o presbiterianismo se expande, principalmente na chamada trilha do café, no eixo Minas Gerais – São Paulo – Paraná.

A IPI é herdeira deste sistema de governo eclesiástico, representativo, chamado presbiteriano.

Como Presbiteriana, a IPI é Independente. Com a expansão do presbiterianismo em terras brasileiras, logo surgem divergências e diferenças com os padrões culturais brasileiros (nativos) e estadunidenses (missionários). Dentre essas divergências, o sustento da obra, a educação teológica e dos filhos da Igreja e a questão da incompatibilidade da fé cristã com a maçonaria criam animosidades a ponto de separar os grupos em duas instituições.

É nesse contexto, brevemente relatado, que na reunião do Sínodo de julho de 1903 sete pastores e quinze presbíteros resolvem trilhar os caminhos da fé reformada de maneira independente dos missionários estadunidenses. Por isso, somos Independente.

Concluindo. A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil nasceu do desejo de anunciar a fé ao povo brasileiro do jeito brasileiro. Ao longo destes 106 anos, muitas foram as influências sobre a vida da Igreja Presbiteriana Independente. Quiseram que ela fosse extremamente conservadoras. Quiseram que ela fosse extremamente liberal. Quiseram que ela fosse pentecostal. De uma maneira inclusivista, a IPI permanece no centro, abrigando diversas tendências sob seu sistema de governo, procurando marcar o solo brasileiro de maneira brasileira.

Hoje, ao celebrar 106 anos, a minha oração, como Ministro da Palavra e dos Sacramentos desta Igreja, é para que voltemos nossos olhos para o passado, e com o exemplo de pessoas como o apóstolo São Paulo, o reformador João Calvino, o pioneiro Ashbel Green Simonton e o grupo liderado por Eduardo Carlos Pereira, nós possamos fazer diferença em nosso país, sendo Igreja presente onde o Evangelho se fizer necessário e onde o Espírito Santo nos levar.

Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Um comentário:

Joézer disse...

Parabéns pelo texto.
Compartilho da esperança que essa utopia se torne realidade clara e visível. Entendo que temos crescido nesta inclusividade, mas sinto haver um longo caminho pela frente. Sempre foi muito difícil incluir sem julgar ou condenar como nos orienta o Evangelho.
Dois pedidos: Posso me junto ao irmão nesta oração? Posso publicar seu texto no boletim de nossa comunidade (2 IPI Limeira – SP)?
Reverendo Joézer Crott Sanches