quarta-feira, 27 de maio de 2009

E agora? O que fazer quando das coisas dão erradas?

Recentemente uma amiga passou pelo trauma de uma separação, pudemos compartilhar o momento difícil que estava vivendo no seu casamento, brigas, discussões. Conversando com ela pude observar o quão difícil é esse momento e mais difícil é re-começar a fazer as coisas.

Já passei por momentos de desertos em minha vida, momentos em que pensei realmente se Deus me amava, outros duvidei da sua existência, não sabia o que fazer quando as coisas davam erradas; felizmente a bíblia está a nossa disposição e o Pai está pronto a nos ouvir. Em momentos de crise me apoiei nos salmos, que diz:

Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo", Sl 56.4

Já falei algumas vezes que a confiança no Senhor é um dos degraus mais altos da escada de maturidade humana. É difícil confiar em Deus, pois, por diversas vezes, Ele age misteriosamente. Ora, Ele tem todo o poder para operar em nosso favor, fazer proezas e milagres, mas, Ele prefere se calar e permitir que as adversidades nos alcancem. Por que Ele faz isso? Ora, há muitas razões: (1) Deus tem poder para nos abençoar, mas, será que a intervenção dEle, feita a todo instante, não tornaria nossa fé preguiçosa? (2) Não é mais fácil demonstrar o amor quando a adversidade vem? Somente quem realmente ama o Senhor continua fiel quando as coisas dão erradas! (3) Seríamos tentados, se não tivéssemos tribulações, a não desejar uma vida eterna com Ele. Você entende agora por que a sua peleja fracassou? Mas, fique tranqüilo, Deus não fracassou ainda. O salmista aqui se expressou bem: Ele louvava ao Senhor pela palavra. Sabe o que isso significa? Ele estava tão confiante na fidelidade do Todo Poderoso que estava a louvá-lo não pelo que já havia sido alcançado, mas pelo que Deus ainda iria fazer! E o Pai fará infinitamente mais por nós, se fielmente, o amarmos de todo o nosso coração!

Ele está no controle, e ele nos vê como nós vemos as crianças no parque, sabemos que podem cair, podem se sujar, podem se machucar e podem até fazer muitas maluquices, mas deixamos as crianças aprenderem sózinhas a se levantar, então, Deus faz isso, nos deu o livre arbítrio, para que possamos crescer, amadurecer e aprender a cair e levantar, e com os próprios erros, um dia acertar. Ele espera pacientemente que um dia queiramos aprender a fazer a coisa certa.

Cabe a cada um de nós fazer a coisa certa, sem esperar que o outro também o faça, porque vai chegar o dia do outro "se tocar" e ver o quanto mal ele está fazendo para ele mesmo.

Deus é Pai, e nunca nos abandona!

Soli Deo Glória
Tiago Nogueira de Souza

Nenhum comentário: