terça-feira, 28 de abril de 2009

Um currículo virtual bem elaborado

O currículo virtual é uma realidade cada vez mais presente na vida dos que procuram um emprego. Se antes a versão de papel era exigida por todas as empresas, agora, tal prática está em desuso. A principal dúvida de quem busca uma oportunidade por meio de um portal de recrutamento online, é a forma como se deve preenchê-lo.

Visto que o currículo é fundamental para a conquista do emprego, já que é o primeiro contato entre o empregador e o candidato, este deve ser feito corretamente pois se caracteriza como o cartão de visitas do profissional. Por conta disso, listo alguns itens que merecem atenção.

Confira as informações antes de gravá-las
Qualquer erro de digitação que acarrete em erros gramaticais, por exemplo, pode denegrir a imagem do candidato. Outra coisa importante é ter atenção no preenchimento dos dados pessoais. Se você digita errado o número do seu telefone ou e-mail, isso fará com que a empresa não consiga localizá-lo;

Se possível, crie duas contas de e-mail
Uma das contas servirá para mensagens pessoais e outra para fins profissionais. Além de ajudá-lo na sua organização pessoal, esta medida evita constrangimentos com endereços de e-mail. Uma dica para abrir sua segunda conta é que coloque seu primeiro nome e o sobrenome, separados por um ponto ou underline. Isso passa mais seriedade a quem o vê;

Lembre-se de atualizar seu currículo virtual periodicamente
Não deixe que as informações contidas nele estejam velhas e ultrapassadas. É normal alguns profissionais mudarem de emprego ou então de número de telefone e esquecerem de atualizar seus dados em todos os lugares em que cadastraram seu currículo virtual. Essa atualização é de grande importância para que você não perca nenhuma oportunidade.

Além dessas práticas, a questão do espaço disponibilizado pelos sites de recrutamento também é extremamente importante. Perguntas como "qual é a melhor forma de colocar, em poucas palavras, toda a minha experiência profissional?" ou "não tenho muita bagagem, é meu primeiro emprego, o que faço?" são muito comuns.

Dessa forma, deixo como dica para os experientes o seguinte: avalie as informações que de fato são imprescindíveis e seja o mais sucinto possível. Destaque a promoção que obteve nas empresas anteriores e coloque apenas cursos de relevância profissional, por exemplo. Lembre-se: um bom candidato precisa saber sintetizar e priorizar. Assim, ele passará para a empresa uma imagem de que, caso seja contratado, será capaz de fazer o mesmo no ambiente de trabalho.

Já os mais jovens, que em geral não tem muitos cursos e experiência anterior, sejam sinceros e criativos para explorar outros campos que não os da bagagem profissional. Um exemplo: na hora de colocar "outras informações" inclua trabalhos voluntários realizados e esportes que pratica (preferencialmente os de grupo). Isso passa para o empregador a sensação de que você está preocupado com questões sociais e de que é capaz de trabalhar em equipe.

Por Renato Grinberg (especialista em mercado de trabalho e diretor geral da Trabalhando.com.br).HSM Online

Nenhum comentário: