segunda-feira, 27 de abril de 2009

Somos feitos filhos para sermos puros
1João 3.1-7

O tema principal da primeira epístola de São João é o amor de Deus. O autor convida seus leitores a escolher entre este amor e suas implicações ou uma vida distante de Deus. No texto que lemos, há o convite para purificarmos nossas vidas e, assim, ficarmos parecidos com Jesus. Vamos, hoje, conhecer como somos purificados e transformados por Deus.

O grande amor de Deus manifesta-se no ato dele enviar seu filho Jesus para nos salvar e, assim, nos faz seus filhos, tirando de nós o peso do pecado e nos ensinando a seguir sua vontade. Assim, Deus nos convida a caminhar segundo sua vontade. Fazer a vontade de Deus é um exercício diário de compromisso e fé.

Compromisso em olhar para Jesus e ver nele o modelo a ser seguido. Compromisso e seguir os passos do mestre, em olhar para as pessoas ao nosso lado e amá-las como a nós mesmos, em amar a Deus, em não se conformar com a injustiça.

Um exercício de compromisso e também de fé. Fé que as dificuldades sempre existirão mas que Deus não nos permitirá passar por situações que não possamos enfrentar e suportar. Fé que nos faz olhar para o passado, aprender com os erros e, arrependidos, caminharmos para ficarmos parecidos com Jesus. E assim tocamos nossas vidas, comprometidos com Deus, com fé nele.

Nesta caminhada da vida, passamos por situações e momentos que nos convidarão a andar distantes de Deus. Algumas vezes, este convite partirá de uma pessoa, outras, nós mesmos criaremos estas situações e, quando menos esperarmos, estaremos caminhado distante da vontade de Deus. Neste instante, perceberemos que pecamos. Pecar é quebrar a lei de Deus, ou seja, desprezar o que Deus nos ensina e caminhar de acordo com os desejos do nosso coração.

É impossível alguém deixar de pecar. A todo instante, em ações e pensamentos, desagradamos a Deus. O que fazer em tão? Viver em novidade de vida! Isto implica em não se conformar com os nossos erros, mas arrepender-se e mudar. Mudar inclusive os erros. Temos que cometer erros novos, não os mesmos. O texto que lemos diz que Cristo veio para tirar os pecados. O que você e eu ainda fazemos com o vício, comportamento, palavra e desejo que nos deixam distante de Deus? Jesus veio tirar de nós o pecado e nos dar uma nova vida. Por que, então, continuar cometendo os mesmos erros? Quem se conforma com o erro não está em Cristo, pois estar em Cristo é não se conformar com o pecado, é viver uma nova vida, uma vida diferente. É, ao acordar, saber que você tem um dia inteiro para viver de acordo com a vontade de Deus e escolher viver assim.

Assim, podemos chegar à conclusão que temos, todos os dias, a oportunidade de escolher fazer o que é correto. Portanto, temos a oportunidade, todos os dias, de sermos iguais a Cristo. Deus nos dá, graciosamente, a oportunidade de amar, perdoar, ser íntegro e honesto. Temos a oportunidade de sermos corretos, e como diz o texto que lemos, Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto.

Somos feitos filhos de Deus para vivermos em novidade de vida, em arrependimento e fazendo aquilo que é correto. Assim, somos purificados por Deus e, a cada dia, ficamos mais parecidos com Cristo.

Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: