segunda-feira, 16 de março de 2009

Onde deixaremos Jesus?
São Lucas 24.1-12

A paixão de Cristo nos apresenta claramente três “Cristos”: o Cristo Crucificado, o Cristo sepultado e o Cristo Ressurrecto. Com qual deles nós saímos a proclamar a libertação e justiça de Deus? Em que Cristo nós depositamos a nossa fé?

Pode nos parecer estranho falar em três Cristos. Mas “Eles” não deixam de ser um, mas vamos mostrar como as três passagens de Cristo devem influenciar nossa vida cristã.

O Cristo Crucificado. Por quanto tempo ainda deixaremos Cristo pendurado na Cruz? Nossa fé depositada em uma cruz de morte e inatividade não reflete o significado real da Cruz vazia e símbolo da vitória.

A Cruz vazia é o símbolo da vitória da justiça e da verdade, é o símbolo da liberdade a todos que vivem oprimidos (Lc 4:18)

A cruz não deve ser o depósito de uma fé inativa mas a real motivação de anunciar a vitória da vida sobre a morte.

O Cristo na Tumba. E a tumba? O buraco na rocha onde ninguém havia sido sepultado. Vamos deixar Cristo confinado às tumbas de nossas vidas? Deixaremos que nossas práticas religiosas e nossos egoísmos sejam pedras a trancar o evangelho de nosso Senhor na tumba? Ou removeremos a pedra e anunciaremos a tumba vazia?

A tumba com o Cristo morto e inativo. O que pode um morto fazer? Nada. É o que acontece com a minha e a sua fé se forem confinadas a uma tumba.

Assim como a Cruz, a Tumba deve estar vazia para que a verdade e a justiça reinem em nossas vidas.

O Cristo Ressurrecto. “Hosanas ao quem vem em nome do Senhor”; “Glorias a Deus nas maiores alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”. O Cristo ressurrecto é a razão de nossa fé viva e atuante, razão de nossas vidas. É Ele que se nos revela nas palavras dos evangelistas, é a Ele que Paulo apaixonadamente se entrega para anunciar a salvação e redenção.

Independente do que eu possa fazer, Cristo ressuscitou. Glórias a Deus! Ele não está na Cruz, não está na tumba. Por que procurais entre os mortos? Ele não está aqui mas ressuscitou.

Ouso repetir Paulo: “O que diremos pois a vista destas coisas? Se Deus é por nós através de Jesus Cristo, quem será contra nós?” Cristo é vida! Não é mais um jargão do marketing evangélico. É a real expressão do ministério de Jesus. Vida. Busca incessante pela justiça, verdade e promoção do amor entre os homens. Essa é a obra de Cristo, salvação para todos, amor e paz!

Conclusão. Cruz vazia: o símbolo do amor de Deus para conosco. Tumba vazia: símbolo da vitória da vida sobre a morte. Ressurreição: Declaração de vida para nós.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: