segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Brilhar
2Coríntios 4.1-6

1 Deus, na sua misericórdia, nos deu essa tarefa, e é por isso que nunca ficamos desanimados. 2 Nós rejeitamos tudo o que é feito escondido e tudo o que é vergonhoso. Não agimos de má fé, nem falsificamos a mensagem de Deus. Pelo contrário, agimos sempre abertamente, de acordo com a verdade, e assim as pessoas têm uma boa impressão de nós, que vivemos na presença de Deus. 3 Porque, se o evangelho que anunciamos está escondido, está escondido somente para os que estão se perdendo. 4 Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é. 5 Pois nós não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus. 6 O Deus que disse: “Que da escuridão brilhe a luz” é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo.

Deus nos chama para sermos seus. Ao nos resgatar, em sua infinita misericórdia, Deus nos dá uma tarefa: sermos seus servos. Isto implica em vivermos de acordo com sua vontade. Viver de acordo com a vontade de Deus é fazer o que ele quer. Hoje, vamos conhecer uma de nossas funções no Reino de Deus: precisamos fazer brilhar a luz de Deus ao mundo.

Para brilhar a luz de Deus é preciso uma vida coerente, de quem vive aquilo que crê, aquilo que é. Ser cristão é viver em acordo com a palavra de Deus, ou seja, é transformar em ações o que Deus nos ensina. Por isso rejeitamos acordos ilícitos e ações que nos deixam em situações vergonhosas, pois a mensagem de Deus é para ser vivida de maneira a transformar as nossas vidas e as vidas das pessoas que convivem conosco.

De uma maneira direta, quando nos propomos a viver o evangelho, estamos nos propondo a sermos testemunhas vivas de Jesus. Assim, as pessoas percebem em nós atitudes diferentes, gestos diferentes, maneiras diferentes de agir. Assim, não precisamos sair por aí batendo no peito que somos cristãos, mas será perceptível e visto por aqueles que carecem da mensagem de paz e amor.

Em contrapartida, existem aqueles que se encontram cegos por suas ambições, suas vontades e seus desejos. Estes não conseguem enxergar a luz de Deus, enxergam apenas seus desejos, estão dominados pelos valores do mundo. São pessoas que olham o produto e não quem os produziu ou como. São pessoas que se importam com o que tem e não com o que são. São pessoas que vivem o hoje e não pensam no futuro para seus descendentes. Estas pessoas estão entregues ao deus deste mundo, não conseguem enxergar a luz de Cristo.

São para pessoas como estas que a Igreja é chamada a fazer diferença. E fazer a diferença está cada vez mais difícil. Não podemos nos fechar em nós mesmos e esquecermos os que estão distantes de Deus. Não podemos deixar de lado aqueles que se encontram dominados pelo deus deste mundo, antes, devemos anunciar a Cristo.

Não podemos nos colocar como a única Igreja verdadeira, mas também não podemos aceitar as distorções que fazem da mensagem da cruz. Devemos manter mentes e fé sãs para compreender as transformações do mundo e levar o nosso testemunho às pessoas que estão distantes de Deus. Devemos buscar o conhecimento que vem de Deus para buscarmos aqueles que se encontram distantes da luz e caminham pela escuridão de seus problemas.

O mesmo Deus que disse haja luz, hoje faz brilhar a luz de Cristo em nossas vidas. Esta luz brilha em nossos corações para que possamos resplandecer a luz de Deus. No episódio da transfiguração Pedro, Tiago e João queriam ficar no monte, mas era preciso descer do monte, pois havia muito a ser feito. Assim também nós, não podemos esconder a luz de Deus em nós mesmos, mas devemos resplandecer em amor, esperança e fé para todas as pessoas.

Concluindo. Somos chamados para cumprir uma missão: anunciar o amor de Deus ao mundo. Deixemos a luz de Deus brilhar. Existe uma canção inglesa que fala disso, Let it Shine, cantada por Dorothy Norwood, This little light of mine i'm gonna let it shine, all down the world i'm gonna let it shine. Em uma tradução livre, ela diz o seguinte Minha pequena luz eu vou fazer brilhar, para todo o mundo eu vou deixar brilhar. Façamos brilhar a luz de Deus para o mundo! Que Deus nos abençoe.

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: