Saiba quais atitudes podem impedir você de conseguir um emprego ou ser promovido
1.''Chefe, a Vanessa está fazendo corpo mole''
Por que pega mal. Ninguém gosta de trabalhar com quem fala mal dos outros pelas costas. ''O chefe e os colegas perdem a confiança em você'', diz o professor de expressão verbal Reinaldo Polito. ''A qualquer momento, você poderá falar mal deles também.''
Qual a atitude certa. Se a colega de trabalho está mesmo fazendo corpo mole e isso prejudica o seu trabalho, converse com ela. Diga o que você pensa e explique como a falta de empenho dela atrapalha o seu rendimento. Essa é a atitude mais correta. Para o chefe, o ideal é falar somente bem das pessoas que desempenham um bom trabalho. Sobre as que não merecem o seu elogio, não fale nada.
2.''Eu não ganho pra isso''
Por que pega mal. Essa frase é usada como reclamação por quem não quer assumir uma tarefa de outro setor. Ela transmite uma péssima impressão, segundo Elaine Saad, vice-presidente da divisão paulista da Associação Brasileira de Recursos Humanos. ''Ela passa a imagem de alguém que se recusa a colaborar com a empresa'', diz.
Qual a atitude certa. O funcionário não deve se limitar à sua função. Receber uma nova incumbência deve ser visto como uma oportunidade de mostrar que você pode ser ainda mais útil à empresa.
3. ''Ontem saí com...''
Por que pega mal. Os colegas de trabalho não são seus amigos. Um ou outro até pode vir a se tornar seu confidente, mas, em geral, assuntos pessoais devem ficar reservados para os encontros fora da empresa. No trabalho, essas revelações costumam se transformar em fofoca - e você corre o risco de ficar malfalada.
Qual a atitude certa. Não fique contando detalhes sobre sua vida mais íntima. Se alguém perguntar, fale que seu relacionamento está indo muito bem. Isso vale também para outras questões de sua vida pessoal, como brigas com o marido ou o namorado. Assim, você não será alvo da maledicência alheia.
4.''Qualquer emprego que você me der eu vou gostar''
Por que pega mal. Se você preenche ficha ou participa de uma entrevista numa empresa, deve informar quais funções pode desempenhar bem e por quê. Quem se oferece para tudo, no fundo, demonstra estar desesperado - e as empresas não gostam disso.
Qual a atitude certa. O correto é se informar sobre a empresa e, assim, falar sobre o que realmente quer, diz Sara Behmer, vice-presidente de RH da Avon.
5. ''Cheguei tarde porque o ônibus atrasou...''
Por que pega mal. O problema, de acordo com a consultora Elaine Saad, não é usar a frase num dia em que realmente o ônibus atrasou. Mas, se você usa esse tipo de desculpa com freqüência, pega mal. O chefe percebe que você não administra bem o seu tempo e, pior, não assume os próprios erros.
Qual a atitude certa. Administre melhor o seu tempo. O melhor a fazer é sair mais cedo de casa. Assim, você evita contratempos. Lembre-se de que o pneu do ônibus pode mesmo furar ou o metrô se atrasar. Saindo antes de casa, esses problemas não a impedirão de chegar no horário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário