Ser pai: um dom divino.
Deus concede a poucos a graça de ser pai. Embora muitos homens tenham filhos, poucos fazem valer seu dom divino de ser pai. Sim, ser pai é um dom divino dado ao homem quando ele assume sua condição de pai. Exercendo seu dom divino de ser pai, o homem espelha o exemplo do pai por excelência, Deus.
Deus, o pai amoroso
Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. (1Jo 3.1).
Deus nos chama de filhos. Ele ama a cada um de nós e se interessa por nossas vidas. Ele quer o melhor para nós, seus filhos. Seu amor nos criou. Seu amor nos permite fazer escolhas. Seu amor nos dá a oportunidade de amar.
Você, homem, a quem Deus concedeu a graça de ser pai, exerça a o dom de amar seus filhos. Ame cada um de maneira especial, da mesma maneira especial como Deus te ama.
Você, que carrega mágoas no seu coração pela falta de um pai, ame seu pai da mesma maneira especial como Deus te ama.
Deus, o pai educador
Ó SENHOR Deus, felizes são aqueles que tu ensinas, aqueles a quem ensinas a tua lei! (Sl 94.12).
Deus nos ensina como viver. Ele mostra sua santa vontade e como ele quer que vivamos. Os ensinos de Deus são aplicáveis em todos os momentos de nossas vidas. Por ser um pai amoroso, o seu ensino é em amor. Ele mostra o que quer e nos corrige.
Você, homem, a quem Deus concedeu a graça de ser pai, exerça a o dom de ensinar seus filhos. Não apenas diga, mas mostre e demonstre como se vive, seja o melhor exemplo para eles.
Você, que carrega na sua memória mais os maus exemplos de seu pai que os bons, saiba que até com os maus exemplos conseguimos aprender. Mas não os aceite, mostre a seu pai que pode ser diferente. Ame-o, antes de qualquer outra atitude ou pensamento, ame seu pai.
Deus, o pai provedor
Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo. (Sl 127.2)
Deus é quem sustenta seus filhos. O trabalho que temos, o alimento que comemos, a roupa do corpo, nosso lar. Ele nos capacita a conquistar e manter tais coisas. Ele nos dá a graça e a sabedoria de vivermos com o que podemos administrar, nem mais, nem menos.
Você, homem, a quem Deus concedeu a graça de ser pai, exerça a o dom de prover aos seus filhos o necessário para ele se desenvolver, para que no futuro eles também possam administrar o que conquistarem com sabedoria. Para que no futuro, eles tenham gratidão no coração.
Você, que carrega no coração mágoas por não ter recebido do seu pai o essencial para se desenvolver, procure entender suas motivações e o que aconteceu a ele para que ele não tivesse condições de prover o fundamental para você. Perdoe, entenda e compreenda seu pai. Lembre-se: ame-o, antes de qualquer outra atitude ou pensamento, ame seu pai.
Concluindo
O exemplo perfeito de pai nós temos em Deus. Ele nos ama, ensina a cada um de nós como viver e nos provê o necessário para vivermos.
Seja Deus o pai daqueles que, hoje, sofrem por não terem seus consigo. Seja Deus o exemplo de como ser pai para cada homem que, como diz a canção, carrega nos ombros a graça de um pai.
Feliz dia dos pais!
Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário