Diz a Bíblia, em São Mateus 4.1-11, que Jesus foi tentado por Satanás no deserto após quarenta dias no deserto. Deste texto, no verso 4, Jesus cita o Livro do Deuteronômio 8.3, que se tornou um dos versos mais conhecidos da Bíblia:
O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.
O pão, neste verso simboliza o alimento. Quando o povo de Deus andava pelo deserto, o Senhor mandava do alto o alimento, o Maná. Por isso Jesus usou está afirmação: Deus dá o alimento necessário para vivermos, mas nós não vivemos apenas nossa vida com comida, é necessário alimentar a alma. Alguns alimentam sua alma com alimentos que danificam a alma ao invés de deixá-la mais forte. É o caso, por exemplo, de quem faz do dinheiro seu alimento espiritual. Colocam no dinheiro a esperança da solução de seus problemas e apenas o dinheiro é capaz de satisfazê-las. Ficam mesquinhas, egoístas e individualistas.
Como cristãos seguimos os passos de Jesus. O mestre nos deixou uma série de exemplos de como seguir os seus passos e assim agradar a Deus. Por isso, ele afirma que precisamos ter em mente que Deus é quem nos alimenta e nos faz completos, física e espiritualmente.
Estamos na Quaresma, e neste período em que lembramos os passos de Jesus aqui na terra, convido você a refletir nos valores da sua vida. O que você valoriza mais? O que tem mais valor para você? Com o que você tem alimentado sua alma? Com o que Deus dá ou com o que o homem faz?
Vamos refletir, e caminharmos juntos com Jesus, nestes dias de Quaresma, em direção à cruz.
Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo





Nenhum comentário:
Postar um comentário