sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

São João 16.7-11
Somos interrogados, volta e meia, por irmãos mais “fervorosos” a fim de saber se somos ou não “cheios do Espírito”. Tal pergunta pode vir carregada de conceitos pré-estabelecidos e nos colocam muitas vezes em uma situação que não temos respostas.
Hoje vamos compreender o que é de fato estar “cheio do Espírito” e para tal vamos compreender, através das palavras de Jesus, qual a missão do Espírito para que possamos responder a pergunta: sou cheio do Espírito?

Você é instrumento do Espírito e portanto está cheio d’Ele quando você é usado para
Convencer o mundo do Pecado
Jesus Cristo nos mostrou plenamente a vontade de Deus. A diferença entre a vontade d’Ele e a nossa, a diferença dos interesses humanos e da vontade divina. Foi Jesus que nos mostrou que o amor incondicional de Deus doando Seu Filho é que nos redime do pecado. Jesus também nos disse que era necessário que Ele morresse para que o Espírito viesse, para que através do Espírito pudéssemos continuar a proclamar a vontade de Deus.
Você está cheio do Espírito quando você vive este amor que proclama Jesus Senhor e Rei do Universo. Você está cheio do Espírito quando você consegue encontrar a diferença entre a vontade de Deus e a dos homens. Diferença muitas vezes sutil. Você já deve ter se deparado com momentos em que você pode tirar uma vantagem, pode sair ganhando algo, status, dinheiro, honras, e conseguiu perceber que aquele momento não era o momento de Deus. Quem sabe você já não presenciou uma situação de opressão, quer física, mental ou espiritual, tamanha que você colocou-se a clamar a Deus pela liberdade! Você já deve ter aberto o jornal ou ligado a televisão e presenciado algo que vai contra a vontade de Deus.
Nestes momentos em que você percebe que algo não está de acordo, que as situações estão te levando para as trevas, é neste momento que o Espírito Santo quer te usar como instrumento para deixar clara a vontade de Deus, para convencer o mundo do pecado!
Convencer o mundo do pecado é revelar aos que vivem nas trevas a sua condição de pecadores e carentes da glória de Deus! É levar aos perdidos e angustiados a palavra viva que transforma o pecador em agraciado de Deus! Você quer ser cheio do Espírito? Conheça a vontade de Deus! Esteja sempre alerta às situações que Deus abre diante de ti! Seja um instrumento disponível nas mãos de Deus!

Convencer o mundo do pecado, seja instrumento do Espírito nesta missão, mas também seja instrumento do Espírito e portanto cheio d’Ele para
Convencer o mundo da Justiça
A justiça de Deus é manifesta em Seu Filho. O sacrifício de Jesus nos dá o parâmetro desta justiça: você é chamado para sair da condição de pecador para a de co-herdeiro. Você é chamado por Deus e está aqui hoje para viver sua Justiça.
Os parâmetros desta Justiça estão expressos nos Evangelhos e Jesus ao afirmar que o Espírito vem para convencer o mundo da Justiça, Ele nos mostra que teremos no Espírito Santo o instrumento de Deus para deixar viva na nossa memória as palavras e ensinamentos de Jesus. Não vemos mais a Jesus aqui fisicamente, mas o Espírito de Deus nos mostra Jesus todos os dias a cada momento.
É preciso ser instrumento do Espírito para viver esta Justiça. Justiça que nem sempre é igual a dos homens, que tem como parâmetro o amor, o ensino, a vontade e a misericórdia de Deus. Justiça que não se barganha, que não se compra que não se suborna. Justiça que separa o errado do certo, o joio do trigo, a morte da vida.
Encontramos a expressão viva desta Justiça nos Evangelhos. A justiça do homem mandava apedrejar a mulher adúltera (João 8:1ss), a Justiça de Deus enxerga o adultério da mulher no mesmo nível do erro dos que a queriam condenar. Uma Justiça igualitária, ou seja, igual para todos, mesmo peso e medida para todos, mesma oportunidade para todos.
Jesus sabe que nós somos falhos, que nos esquecemos fácil dos ensinos e das palavras e por isto Ele nos envia o Espírito de Deus que nos revela a Justiça e onde ela deve ser proclamada! Não como acusadores do mundo, mas como proclamadores da Justiça de Deus, verdadeiros profetas que denunciam as desigualdades sejam elas quais forem!

Proclamadores da Justiça sim, acusadores jamais! Devemos ser instrumentos do Espírito para proclamar a Justiça de Deus, mas também ser instrumento e portanto estar cheio do Espírito para
Convencer o mundo do Juízo
Esta é a diferença entre ser acusador e proclamador da Justiça. No primeiro caso nos colocamos como detentores de uma verdade que não é nossa mas de Deus, no segundo, nos colocamos no nosso lugar de servos de Deus a cumprir Sua vontade. Portanto, o Juízo já está determinado, a acusação já foi feita e a sentença já foi dada e em breve será plenamente executada! A função de acusador não é nossa é do Senhor Jesus que virá para separar os seus, para separar para sempre os maus e os bons!
A missão do Espírito é nos usar como instrumento para dizer ao mundo que o pecado já está vencido na Cruz, que a derrota do mal já foi decretada, que não há razão para caminhar em direção à morte, que não há razão para viver como acusadores de ninguém, que não razão para temer a morte, pois tudo isto foi vencido na Cruz por Jesus.
O Espírito vem para mostrar ao mundo que não há razão para caminhar preocupado pois a sentença já foi dada, “o príncipe deste mundo já está julgado”. É preciso dizer isto às pessoas, é preciso afirmar a elas que Jesus já venceu o pecado e a morte e que não há razão para serem escravos e dependentes de nada senão de Jesus! O Juízo é consumado por Jesus, não há motivos para você viver preso a nada! Somos livres pelo Juízo de Deus!
Talvez você viva preso a algo. Situações na família, emprego, emoções, fatos. Você precisa saber que tudo que te acorrenta e impede de viver a vontade de Deus foi vencido. Talvez você conheça alguém que viva preso a algo. Você precisa ser instrumento do Espírito para convencê-lo do Juízo, convencê-lo de que aquelas situações já foram vencidas na Cruz. É preciso deixar o Espírito agir nas nossas vidas

Conclusão
Você quer ser cheio do Espírito? Esteja apto a ser instrumento para dizer à pessoa que está do seu lado: você está livre do pecado, da injustiça e da opressão! Esteja apto a ser um instrumento para dizer à pessoa do seu lado: Deus te ama, é justo e nos deu Seu filho para vencer a morte! Esteja apto a ser um instrumento para dizer à pessoa do seu lado: o pecado foi vencido, a Justiça foi feita, o Juízo foi decretado!
Você quer ser cheio do Espírito? Entregue a sua vida nas mãos de Deus e deixe que Ele o transforme num instrumento vivo da Ação do Espírito! Neste dia de Pentecostes, deixe que o Espírito Santo de Deus venha sobre a sua vida e te faça um instrumento da vontade do Senhor!
Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: