sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O verdadeiro sucesso
São Lucas 14 1, 7-14

Muitos buscam o sucesso em suas vidas. Queremos ter sucesso na vida pessoal, profissional e, até mesmo, na vida espiritual. Para isso inventam formulas e métodos para se atingir o sucesso.

Jesus estava à caminho de Jerusalém, quando, na casa de um fariseu, cura um homem que sofria de inchaços no corpo e mostra como devemos agir nas situações de convidados e promotores de uma festa, ou seja, quando submissos a uma ordem e quando lideres de algo.

Diante dessas situações, podemos aprender como obter sucesso na nossa vida.

O verdadeiro sucesso consiste em ser…
Humildade na submissão
Jesus inicia dando o exemplo de uma situação muito comum na época: a relação social em uma cerimônia de casamento. Neste exemplo Jesus mostra-nos o modo como deve se comportar uma pessoa ao participar dessa cerimônia como convidado.

Este exemplo serve para nós como diretriz de como devemos nos comportar no dia-a-dia quando somos alvos da graça e favor de alguém. Sempre que tivermos oportunidades na vida, seja pessoal ou profissional, devemos manter sempre uma postura de humildade.

Ao dizer que o convidado deve ficar na última fileira, Jesus não está incentivando a promoção de ninguém, nem pedindo que aquelas pessoas experimentem seu status na sociedade, antes, Jesus está mostrando que devemos agir de maneira humilde diante das oportunidades na vida.

Muitos pensam que, porque conseguiram adquirir bens, atingir determinados cargos e funções, são dignos de receberem alguma honra ou possuem algum status diante de outros. Jesus nos mostra que nada deve ser colocado diante das nossas relações pessoais, nada. Devemos ser humildes e manter sempre a humildade a frente de todas as conquistas que temos na vida.

Se você busca sucesso na sua vida, lembre-se: a humildade é a chave para consegui-lo: 11Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

O verdadeiro sucesso consiste em ser humilde na submissão e não se esquecer de ser também…
Humildade na liderança
Logo após mostrar como devemos agir diante das oportunidades, Jesus mostra, através de outro exemplo, como devemos nos comportar quando estamos à frente de uma situação.

O poder é inebriante. É bom ter poder para decidir, para dar ordens, para apontar direções. Jesus mostra que não se deve agir de maneira opressora quando se está no poder. Por isso ele indica quem devem ser os convidados para o banquete: quem não tem o quê negociar.

Ao indicar os convidados para um banquete Jesus nos mostra como devemos agir no nosso dia-a-dia quando estivermos em posição de liderança: humildes.

É fácil ser agradável com quem te agrada também. É bom trocar elogios com quem tem algo para você ganhar, tirar vantagem. O difícil é você agradar quem não tem nada para te dar. Ser benevolente com quem não tem como ser benevolente com você.

Mas qual a vantagem disso? Perguntariam os utilitaristas. A vantagem está expressa no verso 14: Deus lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem. A vantagem é divina, não humana, é incorruptível, não se barganha e é graça de Deus!

Concluindo…
Podemos estar na frente ou sendo liderados. Não importa a nossa posição social, não importa a nossa situação financeira. A humildade deve pautar as nossas vidas. Devemos saber buscar as oportunidades e transformar as nossas atitudes em posturas humildes, sempre. Se quisermos atingir o sucesso em todas as áreas da nossa vida, é preciso humildade, sempre!

Que Deus nos dê a capacidade de sempre nos questionarmos: sou humilde sempre?

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: