sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

O melhor de Deus está por vir
Gênesis 37
Enfrentamos em nossas vidas problemas dos mais diversos: familiares, profissionais, espirituais. Muitas vezes nos entregamos aos nossos problemas.

Vamos compartilhar a respeito do que fazemos com nossos problemas e vamos ver que Deus tem para nós o melhor!

Filho querido, irmão odiado

José era o filho caçula de Jacó. Por ter nascido quando seu pai já era avançando em idade, José era amado de modo especial por seu pai. Certo dia Jacó dá a seu filho caçula uma túnica especial, mangas compridas, possivelmente com cores variadas. Seus irmãos, ciumentos, o tratavam vezes com desdém, vezes com rispidez. Amado por seu pai, odiado pelos irmãos. Família desunida.

Quantos de nós não lidamos com problemas dentro de casa: um pai ausente, uma mãe possessiva, um irmão opressor. Quem sabe relacionamentos problemáticos que se arrastam ao longo da vida e nos tornam pessoas amarguradas e infelizes. Não lidamos bem com problemas de relacionamento na família. Parece difícil, quiçá impossível, tentar resolve-los.

José foi uma pessoa paciente e temente a Deus. Certo dia ele sonhou e neste sonho toda a sua família se dobrava perante ele. Seus irmãos, ao ouvirem José relatar seu sonho, se enfureceram, afinal, eles eram mais velhos e tinham direitos e privilégios na hierarquia da família.

Quantas vezes não evocamos os nossos direitos para justificar nossas atitudes?
“Eu sou teu pai, eu tenho o direito de mandar você fazer o que eu quiser”.
“Eu sou o filho mais velho, eu faço do meu jeito”.
“Você não tem o direito, pelo simples fato de ser meu marido, de mandar em mim”

Buscamos argumentos e fundamentações para solucionarmos nossos problemas quando deveríamos buscar a Deus e Seu infinito amor por nós para que, em amor, possamos enfrentar nossos problemas familiares.

José tinha uma família complicada, problemas com seus irmãos, mas sabia que Deus tinha o melhor para ele, por tanto ele não se deixou abater.

O problema de José não era uma simples rixa infantil entre irmãos, era algo mais grave, que o levou diretamente para...
O fundo do poço
Certo dia Jacó envia José para saber como estão as ovelhas e cabras de seu rebanho e também trazer notícias de todos, que estavam distante de casa. Após uma longa caminhada, José chegava próximo ao local onde estavam seus irmãos. Ao avistá-lo de longe decidem matar o “sonhador” José. Persuadidos por Rúben, eles mudam de idéia e jogam-no em um poço. Parecia o fim para José.

Nós muitas vezes pensamos que nossos problemas são tantos, mas tantos, que pensamos ter chegado ao fundo do poço. Não. Nem começamos a afundar ainda. Quando nos entregamos aos nossos problemas, às nossas preocupações, não precisamos que ninguém nos arranque nossa túnica e nos jogue em um poço. Nós mesmos cavamos um poço para nos enfiarmos lá dentro.

Quando você pensar que está ruim, lembre-se, pode piorar! Sua família não vai bem? Entregue-se aos problemas dela e continue afundando mais o poço. O trabalho está difícil? Arrume mais uma dúzia de problemas e continue cavando o poço. Quando parecer não haver mais saída, lembre-se, todo mal ainda é pouco. Pode piorar. Basta você esquecer de Deus, basta você esquecer do amor e da misericórdia d’Ele. Basta você virar a cara para Deus.

Quando você pensar que está ruim, lembre-se de Deus e encare os seus problemas junto com Ele!

Sozinho naquele poço, não sabemos bem por quanto tempo, estava José. Após alguns instantes, quem sabe de medo, insegurança, ou quiçá paz e tranqüilidade, José vê seus irmãos o puxarem para cima. Salvo! Eles se arrependeram! Não! Ainda tinha mais pela frente! José é vendido como escravo para os midianitas que o revendeu para Potifar, chefe da guarda no Egito.

Muitas vezes pensamos que toda ajuda é bem vinda. Cuidado. Podemos estender as nossas mãos para alguém que quer nos dominar, usar e vender. Não confie a solução dos seus problemas a qualquer outra pessoa. São os seus problemas, enfrente-os! Jamais sozinhos, sempre com Deus.

José, vendido como escravo duas vezes. Era o fim! Não, apenas o começo. Ele sabia que Deus tinha o melhor para ele!

O melhor de Deus
Após ser vendido por seus irmãos, José foi trabalhar na casa de Potifar. Dedicado e sábio, logo conquista a confiança de seu dono, porém, pouco tempo depois passa a ser assediado pela mulher de seu dono que lhe põe numa armadilha que o leva para cadeia.

“Mas o Senhor estava com ele e o abençoou”. (Gn 39:21a)

Algum tempo depois de ser preso José interpreta dois sonhos na cadeia. Dois anos mais tarde, José interpreta o sonho do Faraó, que nenhum sábio soubera explicar.

Assim como José, passamos por dificuldades em nossas vidas. Enfrentamos armadilhas, prisões e problemas. Tudo vai depender de como nós reagimos diante deles. Mesmo odiado, atirado no poço, vendido, tido por traidor de seu dono, tido por violentador de mulher, preso, ainda assim

“o Senhor estava com ele e o abençoou”. (Gn 39:21a)

Quando confiamos em Deus e servimos unicamente a Ele, não há família que nos odeie, sistema que nos oprima, armadilha que nos imponham, prisão que nos condene capaz de nos afastar da bênção de Deus sobre a nossa vida. Apesar de toda a oposição, José sabia que Deus tinha o melhor para ele!

José interpretou o sonho de Faraó. Neste sonho Deus revelara ao Faraó que haveria sete anos de fartura seguidos de sete anos de fome. José, mui sabiamente, sugeriu ao Faraó que destacasse um homem afim de administrar o país para abastecer-se por sete anos e assim enfrentar a escassez que viria. O que José talvez não esperasse é que ele seria este homem! Escolhido por Deus desde o início, para administrar o Egito.

José foi elevado ao cargo de governador. Com sabedoria construiu um estoque de alimento gigantesco. Com sabedoria o usou no tempo certo. Pronto, Deus cumpriu o que José sabia: deu o melhor para ele! Certo? Errado, quando as coisas estão bem, elas podem melhorar!

Deus não apenas tornou José governador do Egito, mas restaurou sua família e fez com que seu pai e seus irmãos viessem a ele e chorassem e se arrependessem.

Conclusão
Quando olhamos para vida de José, bisneto de Abraão, neto de Isaque, filho de Jacó, pessoas sempre abençoadas por Deus, filhos da promessa de Deus. Alvos da benção de Deus, temos que nos lembrar que somos filhos desta promessa também, e portanto, alvos da benção de Deus. Não podemos deixar que nossos problemas nos façam esquecer disto. Na carta aos Romanos 4 vemos como somos herdeiros diretos de Abraão. A herança que temos é de sermos povo de Deus, escolhido por Ele para vivermos sob sua bênção. Não podemos desprezar isto.

Lembre-se, quando os problemas se avolumarem: o melhor de Deus para nós ainda está por vir!

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: