sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

João 1.1-14
Tudo foi feito por intermédio de Deus, pelas mãos d’Ele é que temos salvação e vida, esperança e justiça. Jesus, desde o principio está com Deus, o próprio Deus o envia para ser luz. Nesta noite queremos falar um pouco sobre esta vinda de Jesus, que nasce em nós e nos convida para uma vida de lutas e amor.

Ele é o verbo
Ele é o verbo. Assim como uma frase não teria muito sentido sem um verbo, assim é a vida sem Jesus. Ele é o verbo feito gente, Deus que se faz razão, presente fisicamente, como homem. Ele é a ação do tempo, Ele é a consumação do tempo. Por Ele e através d’Ele que a vida tem um princípio e a morte tem seu fim.

Desde a gênese Deus age no meu do povo. Orienta, liberta, direciona, instrui, caminha ao lado, envia profetas, sinais e prodígios. Deus se faz presente desde o início da nossa história e por ela caminha até aos dias de hoje ao nosso lado, mostrando que o que Ele quer é que Seu amor e justiça reinem em nosso meio.

Ele envia o verbo, a palavra que faltava para que a frase de nossa história tivesse sentido, a ação que faltava para que a humanidade fosse redimida.

Nós somos o objeto direto
Um verbo exige, via de regra, um objeto de ação. Em gramática chamamos de objeto direto ou indireto. Nós somos este objeto da ação de Deus através do verbo Jesus. Ele espera que nós olhemos para a Luz e reconheçamos que Ele é o verbo vivo, aquele que veio para que possamos ser chamados filhos de Deus.

Deus quer agir em nossas vidas através da palavra d’Ele, quer que sejamos instrumentos em Suas mãos, objeto direto de Sua ação. Para isto é preciso reconhecer que Ele é o Senhor de nossas vidas, reconhecer que Ele veio para os são seus e saber que nós somos d’Ele e Ele age em nós da maneira d’Ele. É Ele quem age, não nós. É a vontade d’Ele, não a nossa. É no tempo d’Ele, não no nosso. Nós não somos verbo, não tomamos decisão, é Ele quem decide, nós somos objeto de Sua ação, objetos de Sua vontade em nossas vidas. Por isso não podemos ter a pretensão de exigir, de reivindicar, de cobrar de Deus nada. Tudo o que recebemos nós o recebemos por Graça de Deus, pois não nascemos do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Ele nos fez para honra e glória d’Ele, para vivermos o Seu amor hoje, para expressarmos Sua justiça hoje.

Precisamos responder
A física preconiza, que toda ação gera uma reação igual ou contrária. Deus age em nós, atua em nós e espera de nós uma resposta, pois Deus não manda, mas dialoga com sua criação. Ele se faz carne e habita entre nós, não invade, não rouba, não faz barganha, Ele entra em nossas vidas e faz morada conosco. Quem mora com a gente nos conhece, vive conosco. Dorme, come, convive na mesma casa. Assim é Jesus Cristo conosco. Ele mora na nossa casa, faz morada conosco. Está conosco a cada instante e quer que caminhemos segundo seus ensinamentos. Não, Ele não é um fiscal dos que cumprem ou não a vontade do Pai, antes Ele é o amigo fiel, que mesmo quando erramos está ao nosso lado para nos ajudar a levantar, para nos ensinar o correto caminho. Ele está conosco.

Ele caminha ao nosso lado para vermos Sua glória, glória do Pai. Ele quer nos mostrar como a vida pode ser justa, repleta de amor e verdade. Ele nos convida a caminhar com Ele nessa direção.

Conclusão
Assim irmãos, Jesus veio ao mundo para nos dar vida. Ele é o verbo, a ação de Deus em nossas vidas. Ele nos convida a caminhar com Ele e buscar sua vontade. Ele nos oferece uma vida de esperança em meio a um mundo de morte e desespero. Vivamos, de hoje em diante, certos de que Ele veio ao mundo e habita conosco e assim veremos a Sua glória como a do Pai!

Rev. Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo

Nenhum comentário: